Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

[Resenha] – O navio das noivas

O navio das noivas

O navio das noivas, escrito pela amada Jojo Moyes é a mais nova aposta da Editora Intrínseca. Eu solicitei esse livro meio que no escuro, não quis saber detalhes da sinopse porque fiquei com medo de criar falsas esperanças; Eu fiz isso com todos os livros da Jojo que eu li e não me arrependo dessa decisão, haha! Apesar do que acabei de contar, eu comecei o livro com inúmeras expectativas. Afinal,  Jojo não tinha me decepcionado em Baía da esperança e eu estava doida por uma história que me prendesse até a última página. Comecei O navio das noivas com tanta vontade, mas demorei um pouco pra me envolver com a trama. Eu fiquei com receio de que não fosse gostar tanto desse livro, como aconteceu em Um mais um. A leitura só começou a engrenar lá pela página 50, e eu estava morrendo de medo de que o livro não atingisse minhas expectativas.

Mas ainda bem que eu não me deixei me abalar por um começo um pouco arrastado. Então continuei a leitura firme e forte, e em menos de uma semana eu tinha concluído as quase 400 páginas e estava em prantos com o final. O navio das noivas se tornou um dos meus livros favoritos na vida! Eu fico relembrando tudo o que vivi (sim, porque eu me envolvo demais nos livros) nessa trama, e minha vontade é de reler a obra de novo e de novo.

O livro se passa em 1946 após o final da Segunda Guerra Mundial, onde todos estão querendo retornar a antiga rotina e tentar esquecer o que aconteceu. Porém, durante o período da guerra, muitas pessoas acabaram se casando (em alguns casos, as pressas) e estão separadas desde então. E é nesse cenário que conhecemos o navio porta-aviões Victoria, que será responsável por transportar centenas de mulheres da Austrália para a Inglaterra. Por ser um porta-aviões, o Victoria não está 100% preparado para lidar com inúmeras mulheres que estão abandonando tudo na Austrália para começar uma vida nova na Inglaterra.

E é no navio que nossas quatro protagonistas se conhecem. Cada uma possuí uma essência muito particular. Margaret, a gravidinha mais linda desse mundo, sente muita falta do pais e dos irmãos, e se questiona a todo momento se tomou a decisão certa… porém, ela é mais forte do que aparenta e defende seus ideais com unhas e dentes. Frances é enfermeira e tem um passado cheio de mistérios; É evidente que ela carrega consigo um fardo muito grande, mas ela também é extremamente fiel as suas amigas e não tem medo de dizer o que pensa; Eu criei uma relação de amor e ódio com Avice; a garota é extremamente mimada, mas eu pude me divertir muito em alguns momentos. No entanto, acredito que ela foi muito cruel em algumas decisões. E finalmente a caçulinha da turma, Jean. Essa menina é totalmente fora da caixinha! No começo eu fiquei um pouco incomodado com o seu jeito, mas quando eu descobri detalhes da sua história, fiquei bem emocionada.

O navio das noivas - Jojo Moyes

É claro que em seis semanas dentro de um navio muita coisa pode acontecer. As noivas se comunicam com as famílias e maridos através de cartas, e é impossível não ficar com o coração nas mãos quando elas recebem as tão aguardadas respostas. O comandante do navio tem o grande desafio de aprender a lidar com todos esses hormônios, além do perigo de deixar homens (que estão longe das esposas há muito tempo), perto de mulheres casadas. Dessa forma, temos inúmeras aventuras e atividades dentro do Victória, desde concursos de beleza até palestras de como poderá ser a nova vida na Inglaterra.

Achei muito interessante como a Jojo soube trabalhar com as atitudes e condições daquela época. Doeu no meu coração ver como as mulheres não podiam opinar sobre a maioria dos assuntos, e também como elas eram julgadas – e o pior, não existia nem o direito de defesa. Elas eram bem submissas as suas famílias e aos homens como um todo. Outra coisa que também era levada em consideração era o que a sociedade como um todo iria pensar caso elas tomassem a atitude X ao invés da Y. Eu não sei se conseguiria viver em uma sociedade assim.

Eu me apeguei desde o primeiro momento à Frances, e conforme fui conhecendo um pouco mais de sua história, tive certeza de que ela era minha noiva favorita. Ela sabe lidar muito bem com diversas situações, é extremamente leal ao que pensa, está disposta a ajudar todos… Mas o que eu mais gostei nela, foi as suas incertezas em relação aos sentimentos. Vocês precisam ler esse livro pra entender o que eu tô falando. Sério. É muito bonito como tudo acontece.

Eu poderia ficar um dia inteiro falando sobre esse livro e sobre minhas experiências durante essa leitura. Tentei ser o mais neutra possível, porque é muito gostoso descobrir a história de cada uma das quatro noivas principais e dos demais personagens envolvidos no navio… E preparem os lenços, porque é impossível não chorar nesse livro.

Gente, a Jojo é a minha escritora de romances preferida no mundo todo! Estou bolando um projeto para realizar a leitura dos livros que eu ainda não li (já traduzidos) o quanto antes. Eu meio que tenho uma relação de amor e ódio com os começos de seus livros, mas é sempre um prazer cada nova leitura que realizo.

OBS: Fiquei com vontade de sortear um exemplar de O navio das noivas aqui no blog. O que vocês acham? Preferem por aqui ou no face?! Me contem nos comentários 😉


 

  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580579956
  • Autor(es): Jojo Moyes
  • Páginas: 384 páginas
  • Ano: 2016
  • Adicione no Skoob

intrinseca

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Juliana Xavier

    Ah, é tão bom quando encontramos um livro que se torna um favorito da vida! *-* Só li um livro da Jojo até hoje e amei, esse ainda não conhecia. Adoro livros que me deixam em prantos no final, rs, e gosto muito de narrativas que se passam na época Segunda Guerra/ pós Segunda Guerra, então acho que curtiria bastante a leitura. E acho que você devia sortear um exemplar por aqui sim, rs, com certeza participarei, prefiro aqui que no face porque aqueles aplicativos do face me odeiam, certeza… hahaha

    responder