Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

Eu li: A essência do mal

Quem me conhece sabe que eu sou fã do gênero thriller e que sempre estou em busca de novas obras que abordem esse tipo de tema. Quando li a premissa de A essência do mal não tive dúvidas de que precisava urgentemente conferir o que o autor Luca D’Andrea tinha preparado.

A leitura da obra foi uma experiência bem interessante, mas infelizmente eu senti um pouco de dificuldade  por conta da narrativa do autor, que em alguns momentos era um pouco arrastada. A descrição dos cenários e os devaneios de Jeremiah, por exemplo, me deixaram um pouco cansada e desanimada com a obra.

Nesse livro conhecemos a história de Jeremiah Salinger, um famoso produtor de documentários. Após o sucesso de um dos documentários que produziu, Jeremiah e sua família decidem que é hora de mudar de vida e vão morar na cidade onde a esposa de Jeremiah passou sua infância. Em Siebenhoch eles começam a conviver com Wener (sogro de Jeremiah), e nosso protagonista resolve que irá gravar um documentário sobre o Socorro Alpino das Dolomitas. Porém, após um trágico acidente a vida de Salinger muda drasticamente.

Mas é claro que Salinger não iria se deixar abalar por conta do acidente (pelo menos era o que ele esperava) e após um passeio com sua filha pelo Bletterbach, ele descobre que naquele lugar onde tudo parecia perfeito havia acontecido um misterioso massacre. Destinado a resolver esse mistério, Salinger ultrapassa todas as barreiras entre o real e o imaginário (em alguns momentos a insistência dele em relação a determinados assuntos me cansou).

Como eu citei anteriormente, alguns pontos da história fizeram com que eu ficasse desmotivada para concluir a leitura (e acho que foi por isso que eu demorei quase um mês para finalizar a obra). Eu não conseguia entender, por exemplo, porque Salinger ficava tão obcecado com tudo o que descobria e, apesar disso afastar ele de sua família ou fazer com que ele arrumasse encrenca com os moradores de Siebenhoch, ele insistia em ir atrás de respostas. Por outro lado, a filha dele foi uma personagem fofa e que balanceou, de alguma forma, o “peso” da história (ponto positivo para o autor).

O final da obra foi bem inesperado, e acho que foi um dos pontos que mais gostei na história. Foi interessante descobrir como tudo se encaixou e que meu faro de detetive falhou consideravelmente durante toda a história sobre o desastre de Bletterbach. Foi interessante adentrar nas profundezas das montanhas de gelo e descobrir mais sobre A besta.

A edição da Editora Intrínseca está bem caprichada, com capa dura e a arte da capa é linda. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão ou algo do tipo.

Para quem gosta de livros detalhistas e com um mistério interessante, A essência do mal é a pedida certa – mas recomendo que a leitura seja feita de maneira despretensiosa, pois dessa forma as coisas que acontecem no livro vão surpreender mais. Pensando bem, acho que se esse livro fosse adaptado para os cinemas, a história poderia ficar ainda interessante.


  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788551002612
  • Autor(es): Luca D’Andrea
  • Tradução: Karine Simoni e Paulo Henrique Pappen
  • Páginas: 368 páginas
  • Ano: 2018
  • Avaliação: 3/5
  • Adicione no Skoob
  • Compre na Amazon*

Parceria Intrínseca

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Fernanda Rodrigues

    Não sou mto de ler thrillers, mas que projeto gráfico incrível!
    Sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos :*

    responder