Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

Eu li: Mapa dos Dias

Oi, sonhadores! Tudo bem com vocês?!

Quem acompanhou o blog em 2016/2017 deve ter percebido o quanto eu amei os livros da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. E quando a Editora Intrínseca anunciou o quarto (!!!) livro da série, eu simplesmente fiquei enlouquecida, porque eu queria saber o que o Ransom Riggs tinha aprontado em Mapa dos Dias.

Atenção: esse post pode conter spoiler dos demais livros da série: 

O lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares  Cidade dos Etéreos  Biblioteca de Almas

Acontece que eu acabei indo com muita sede ao pote e me decepcionei um pouco durante a leitura desse obra. Infelizmente eu me deparei com um Jacob muito inseguro e mimado, e isso acabou se tornando, para mim, uma fragilidade do livro. E essas características de Jacob fizeram com que eu demorasse mais do que o esperado para concluir essa leitura, uma vez que a narrativa do autor ficou um pouco arrastada quando se dizia respeito a esse personagem.

Após todos os conflitos, aventuras e confusões que nossos personagens viveram em Biblioteca de almas, a srta. Peregrine e seus pupilos viajam para os Estados Unidos com a desculpa de que irão passar uma temporada de férias na casa de Jacob e que os peculiares precisam aprender como se comportar em um mundo moderno, fora das fendas temporais.

Mas como nós já aprendemos nos primeiros livros dessa série, Jacbob e seus amigos são muito, mas muito teimosos e possuem sede de justiça e não dão muita atenção para as orientações da srta. Peregrine. Sendo assim, o grupo de “crianças” embarca em uma aventura pelo Estados Unidos com o objetivo de realizar uma missão e, de alguma forma, honrar o nome de Abe. Para mim foi uma experiência única conhecer as fendas temporais, peculiares e tantas aventuras vividas nesse país. Achei interessante como o autor foi introduzindo cada fenda e também gostei do que os personagens encontraram nelas, principalmente porque as fendas dos Estados Unidos possuem leis e regras diferentes das que eu conhecia por conta dos primeiros livros. Gostei desse tom mais sombrio e de como o autor brincou com a imaginação dos seus leitores.

Em meio a tantas aventuras, o relacionamento de Jacob e Emma também fica um pouco conturbado, principalmente porque ela começa a ver muito de Abe em Jacob (o que me irritou um pouco, mas eu meio que entendo o furacão de sentimentos que pegou Emma de surpresa); e a respeito da srta. Peregrine, podemos conhecer uma ymbryne mais protetora do que nunca, sempre disposta a cuidar de seus pupilos e orientá-los com bastante conhecimento e sabedoria (cof cof, mesmo eles sendo adolescentes idosos, ou seja, muito teimosos hahahaha).

Outra característica interessante nessa obra, é que boa parte das fotografias possuem cores, deixando a experiência do leitor ainda mais real e interessante.

Apesar de de Mapa dos dias ser a sequência de uma série já conhecida pelos leitores, tive a impressão de que Ransom Riggs resolveu arriscar e inovar e criou uma trama completamente diferente, com personagens novos, mas também manteve os personagens que já conhecemos. Digo isso porque nas últimas páginas do livro o autor deixou um gancho a respeito de uma possível continuação dessa nova história, o que eu amei e odiei ao mesmo tempo, porque: 1) eu amo todo o universo que Ransom Riggs criou e 2) não sei se ele vai manter o mesmo ritmo dos três primeiros livros nessas novas sequências que estão por vir. Por hora eu agradeço por ter tido a oportunidade de visitar novamente tantas fendas temporais e ter revisto personagens que eu adoro.

No mais, Mapa dos dias foi uma leitura interessante e recomendo para quem está com saudade desse grande universo de peculiares.

Alguém aqui já leu?! Contem para mim nos comentários ♥


  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788551003671
  • Autor(es): Ransom Riggs
  • Tradução: Giu Alonso e Ulisses Teixeira
  • Páginas: 448 páginas
  • Ano: 2018
  • Avaliação: 3,5/5
  • Adicione no Skoob
  • Compre na Amazon*

Livro cedido para resenha pela editora

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Michelli Santos Prado

    Eu li esta série ano passado e adorei a forma como havia terminado, até fiquei surpresa de saber que teria um quarto livro. Pelo visto depois de ler tua resenha creio que terá outras continuações, o que de fato me deixa meio em dúvida. Quero ler o mapa em breve, mas o valor esta BEM salgado. Assim que ler passo por aqui para comentar o que achei. Na expectativa para ver essa fotos que mencionou. Ótima resenha! Beijooo

    responder