Projetos

[PCBL #2] – Parcerias de blogs literários

O tema escolhido para o mês de setembro foi Parcerias de blogs literários. Cada blogueiro participante deverá expor suas opiniões sobre o assunto.

 

Hoje em dia temos algumas “categorias” quando o assunto é parceria de blogs. Acredito que toda parceria é uma forma de reconhecimento/merecimento do blog e as experiências por conta disso são hiper válidas. Abaixo irei expor minha opinião sobre alguns tipos de parceiras, mas não tenho a intenção de “fazer a cabeça” de ninguém, julgar ou qualquer coisa do tipo.

A mais comum é a parceria entre blogs/blogueiros: geralmente os envolvidos trocam banners, seguem nas redes sociais e começam a visitar o blog parceiro com mais frequência (além de deixar comentários bem bacanudos). Outra “utilidade” desse tipo de parceria é que sempre que existe uma promoção em conjunto, o(s) blog(s) parceiro(s) é(são) convidado(s). É uma ótima forma de socializar e criar laços com o pessoal da blogosfera. Eu particularmente adoro quando surge um e-mail de alguém querendo fazer parceria com o Procurei em Sonhos; Acredito que parceria entre blogs agrega valor aos envolvidos e resulta em experiências bem legais!

Em meio à blogosfera literária também podemos encontrar a parceria entre blog e autor – e é aqui que a bola de neve começa a criar forma. Essa parceria pode ser “selada” de duas formas: 1) o blogueiro entra em contato com o autor ou 2) o autor entra em contato com o blogueiro. Nem todos os autores (principalmente quando independentes) possuem exemplares para distribuição para os blogs parceiros. Pode acontecer de ser oferecido um livro em formato e-book, e se o blogueiro realmente quiser conhecer a história, ele vai aceitar. Ok, ok, vocês podem dizer que não tem como ler o e-book e qualquer coisa assim. Galera, eu pensava desse jeito e agora eu leio no celular/computador sem problema algum. Poxa, não custa nada fazer a leitura/resenhar e ajudar o autor (principalmente quando independente). Sendo parceiro do autor, o blogueiro também poderá organizar book tour e, quem sabe, até um sorteio da obra. Sem falar das entrevistas e da colaboração entre as partes envolvidas. Mas e se eu não gostar do livro? Bom, seja sincero em sua resenha. Só não vale sair esculachando… E é claro, deve existir algo bom na obra como um todo que se destaque.

Outra “categoria” que podemos encontrar é a entre blogs e lojas. Geralmente a loja oferece um cupom de desconto para os leitores do blog parceiro e às vezes enviam produtos para serem divulgados no blog. Eu já recebi muita coisa legal desse tipo de parceria ♥ Nem todas as lojas online estão abertas para parcerias com blogs (principalmente as maiores), mas não custa nada tentar!

E por último, não menos importante e a que mais gera polêmicas: a parceria de blogs com editoras. Em primeiro lugar, quem se inscreve para seleção de parceria com determinada editora, deve analisar o catálogo e as propostas da mesma antes de qualquer coisa. Ter uma parceria APENAS por ter, não vale coisa nenhuma. E se você tem a ideia de que parcerias servem apenas para ganhar livros, você está enganado. Cá entre nós, dá um baita trabalhão fazer os posts de lançamentos, ler os livros dentro dos prazos, resenhar, fazer posts diferentes e etc. A editora confiou em você e você precisa provar que é capaz desse merecimento. Mas acredito que a maior polêmica gira em torno da questão: Como as editoras escolhem os blogs?! Até onde eu sei (e olha que não sei muita coisa!), eles avaliam layout, qualidade de posts (principalmente as resenhas), frequência de atualização, tempo de blog e redes sociais. Particularmente, eu acredito que a época em que editoras escolhiam parceiros apenas por conta de números (seguidores, curtidas, etc.) já passou. Atualmente as editoras estão quebrando paradigmas, apostando em novos blogs e reconhecendo o esforço de muita gente. E não tô falando isso só porque tenho parcerias. Tô falando porque é o que todo mundo está percebendo de acordo com as últimas seleções que foram feitas. Ou seja, quem quer uma parceria com editoras deve “batalhar” por isso. O reconhecimento vem na hora certa.

O que eu quero dizer/reforçar é que as parcerias não são apenas para o blog envolvido ganhar livros na faixa. É como se fosse uma “troca”: o blogueiro lê/divulga a(s) obra(s), da mesma forma que o autor/editora reconhece o esforço/qualidade/responsabilidade/opiniões do blogueiro.
E qualquer parceria pode acabar. Todo ano existe processo de renovação e seleção de novos blogs. E não é porque você foi parceiro da editora/loja que você realmente vai continuar. Como eu disse, é uma troca, e se o pessoal responsável pelos blogs perceber que você está deixando a desejar, talvez a renovação não apareça. E o mais importante: um blog não vive apenas de parcerias.

Ufa, acho que consegui expressar um pouco da minha opinião. Esse tema tem muito pano pra manga. Peço mil perdões se o texto ficou confuso, mas espero que vocês tenham entendido um pouco sobre o tema proposto.

PS: Caso alguém tenha interesse em tornar-se parceiro do Procurei em Sonhos, é só entrar em contato

♡♡♡

 Blogs participantes

Estante das Fadas | Livros e Sonhos | Bibliophiliarium | Maluquice de Garota 

I Love My Books | Percepções | O Cantinho Literário | Estante Jovem

Posts relacionados

15 comentários

  • Reply
    Tudo Que Motiva
    setembro 15, 2014 at 11:49 am

    Acho válido todo tipo de parceria, desde que haja compromisso entre ambas as partes. No caso de autores/editoras que tenha sinceridade nas resenhas e não tente encobrir os defeitos só para agradar.

    Tudo que Motiva

  • Reply
    Maiara Vieira
    setembro 15, 2014 at 1:48 pm

    Oi Cássia, tudo bem?
    O tema desse mês é realmente bem polêmico, e apesar de eu ter escrito em um formato um pouco diferente, muitas das coisas que você falou eu também falei lá no meu post!
    Sobre as parcerias entre blogs literários, uma coisa que me incomoda e que anda acontecendo comigo é quando o blog te propõe parceria, você vai lá faz super comentários nos posts dele e ele te retribui com um comentário em seu blog do tipo: Legal, gostei do post!.
    Poxa, muito chato isso, pois eu acho que isso deve ser uma troca, e uma forma de interação entre os blogueiros.
    Concordo muito com suas opiniões!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

  • Reply
    thaila oliveira
    setembro 15, 2014 at 4:37 pm

    Concordo contigo em alguns pontos em outros discordo!
    concordo que as parcerias entre são importantes pois dão mais visibilidade a ajudam no trabalho, assim como a que envolvem autores! eu mesma não vou atrás desse tipo de parceria, primeiro por achar invasivo e não saber se o autor esta querendo parceiros ou está aberto a essa possibilidade, leio de qualquer jeito, mas aviso que e-book demoro mais, é uma coisa minha mesmo, porque sou dessas de esquecer que tem celular e PC é bem pouco por causa da rotina, mas se isso não é empecilho para a parte envolvida simbora! fico honrada quando surge esse tipo de convite pois mostra a minha dedicação e um reconhecimento do trabalho.
    discordo quando vc diz que as editoras não ligam tanto para o número de seguidores, as vezes o trabalho se torna secundário e eles olham os números apenas sei disso por causa própria e posso te dar até exemplos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  • Reply
    Isabella
    setembro 15, 2014 at 7:02 pm

    Você escreveu muito bem sobre cada tipo de parceria! Muita gente tem dúvida em relação a esse assunto e o tema deste mês realmente foi polêmico, mas tenho certeza de que vai ajudar também! Muitas das coisas que você colocou no post eu concordo! Beijos e tenha uma ótima semana!! 😀
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

  • Reply
    Zilandra Batista Rodrigues
    setembro 15, 2014 at 8:54 pm

    Ola minha querida…Tudo bom
    Gostei da maneira que vc escreveu o post
    algo que acho super importante entre blogueiros é uma parceria de apoio entre si…Acho que essa ajuda mútua ,ajuda a gerar novas parcerias..Meu blog nao e de leitura,mais tenho acompanhado muitos blogs literarios e tenho me apaixonado…
    e como vc disse,se fosse depender de parcerias meu blog tinha parado rsrsrs
    MIL.. BJS QUERIDA
    http://WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

  • Reply
    Suelen Fernandes
    setembro 16, 2014 at 12:05 pm

    Olá Cássia!
    Eu concordo com você que a parceria é um reconhecimento do bom trabalho que o blogueiro faz. Eu gosto muito de fecha parceria com autores, principalmente os independentes, pois quero ajudar na divulgação dos seus trabalhos. Não ligo de ler e-book, ultimamente é o que mais tenho recebido. Só discordo com você em uma coisa, não acho que as editoras estão procurando blogs novos. Pra mim eles continuam com os mesmo blogues e não abre espaço para os novos que estão chegando agora e estou falando isso não por que eu sou nova, pois o meu blog já tem mais de 2 anos, mas na minha opinião as editoras estão deixando a desejar nesse quesito.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Rosangela Angarten
    setembro 16, 2014 at 4:48 pm

    Oi, Cássia!!!
    O tema deste mês ficou perfeito. Como sou blogueira de primeira viagem ainda estou aprendendo sobre parcerias e esse post ajuda muito. Parcerias com autores ajudam muito os blogueiros iniciantes, pois realmente como disse a Suelen, são pouquíssimas editoras que apostam em blogs novos. Eu ainda tenho dúvidas sobre parcerias entre blogs, ainda não sei direito como fazer ou como funciona. Já fiz parcerias para sorteios, essas foram muito boas, mas rendem pouca interação entre os blogs participantes. Então, acaba sendo apenas uma "negociação" de curtidas e seguidores.
    E realmente, só quem tem blog sabe o trabalhão que dá mantê-lo atualizado, com resenhas, novidades e postagens como está.
    Parabéns pelo blog (que amo de paixão, embora seja leitora fantasminha na maior parte do tempo, kkkkkkk) e pela postagem.

    Bjs

    http://www.cladassombras.blogspot.com.br

  • Reply
    Fabiana Strehlow
    setembro 17, 2014 at 1:54 am

    Parcerias são sempre bem vindas, desde que haja reciprocidade …

  • Reply
    VAN
    setembro 17, 2014 at 11:50 am

    As parcerias são ótimas para sentirmos se nosso blog está bom ou não. Mas pensando nas parcerias de obras literárias deve ser bem difícil mesmo ler vários livros e fazer várias resenhas em pouco tempo. Parabéns para vocês que conseguem seguir os prazos e fazer ótimas resenhas que eu adoro ler.

    Beijos

  • Reply
    Francine Porfirio
    setembro 17, 2014 at 4:26 pm

    Adorei sua opinião, Cássia! Acredito que a parceria é justamente isso… Valorizar o trabalho dos autores, de outros blogueiros e das editoras, recebendo em troca o seu apoio e o seu reconhecimento. 🙂
    Eu tenho ótimos parceiros, graças a Deus. Mas confesso que entre eles há aqueles que "não me abandonam" – estão sempre me encontrando na blogosfera – e há aqueles que às vezes não aparecem nem para dar "oi". Faz parte.
    Ultimamente, infelizmente, estou pecando com os meus amigos blogueiros. Mal tenho tempo para visitá-los e são tantos (e tãoooo bons) que só quero chorar por não conseguir retribuir à altura que merecem. Mas sempre que posso, apareço. Isso você sabe, né? Haha.
    Beijo carinhoso, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Reply
    Michelle Ladislau - As Leituras da Mila
    setembro 17, 2014 at 9:56 pm

    Olha tema bem discutido entre nós blogueiros. Eu por enquanto não estou fazendo parcerias com blogs, pois sempre visitava, comentava e não tinha retorno. A grande maioria dos autores parceiros que tenho são uns fofos e leio alguns em ebook, com relação as editoras, acho que temos opiniões diferentes, pois a grande maioria dos blogs que entram ainda são is mais conhecidos. Beijos

  • Reply
    Taty Assis
    setembro 18, 2014 at 2:09 am

    Olá!!
    Meu Blog tbm participou dessa ação, e achei demais sua opinião.
    Temos muitos blogs parceiros, mas ultimamente andamos fazendo um limpa, pois não adianta falar que é parceiro se não age como um… Recentemente tive problemas com blogs parceiros que não enviaram brindes que se comprometeram a enviar para um ganhador de sorteio, um caos rsrs
    Já os autores são maravilhosos, só tenho a agradecer por tê-los como parceiros, e muitos deles até se tornam amigos virtuais,e que eu mal vejo a hora de poder conhecer 😀
    E sobre as editoras, sou muito feliz pelas que são minhas parceiras, mas na real, até hoje não entendi qual o critério que algumas usam para selecionar parceiros… rsrs
    Mas enfim, parcerias são ótimas, ainda mais quando se tem reciprocidade.

    beijinhos!

  • Reply
    Geração Leitura
    setembro 18, 2014 at 12:45 pm

    Cássia,
    Achei muito legal sua abordagem sobre esse tema. É muito interessante papear sobre algo tão inerente a nós, blogueiros. Parcerias entre blogs são aquelas em que há mais chance de se firmar amizade. Graças a Deus, vários dos meus parceiros são meus amigos hoje.
    Já com o autor e blog é mas delicado porque sai do bolso dele e você precisa retribuir com carinho toda confiança depositada em você. Eles nos tratam tão bens (claro que há exceções como em todo lugar).
    As polêmicas parcerias com editoras quase sempre geram mimimi quando o resultado é lançado. Não dá para pensar quais seriam o critérios deles, porque em alguns momentos, encontramos blogs em situações precárias de organização, post e qualidade e que passaram. Enfim, sou feliz pelos NÃOS que levei e realizado com as editoras que confiaram no potencial do meu blog. <3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

  • Reply
    Paula Juliana - Overdose Literária
    setembro 19, 2014 at 1:11 am

    Oi Cá!
    ADOREI seu post! Concordo com vc mesmo, é uma troca, não é o fato de ganhar o livro, mas de um reconhecimento pelo nosso trabalho, tem blogs que fazem um trabalho lindo e sério de divulgação, e só o ato de ler e dar a cara a bater, divulgando sua opinião sobre alguma coisa, já é um grande destaque e uma grande coragem!
    A troca entre os blogs é também mega importante! Devemos valorizar sempre o trabalho e as palavras do outro! Adoro seu blog!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

  • Reply
    Tici Faria
    setembro 19, 2014 at 9:13 pm

    Olá, Cássia! Sabe, eu tbm tinha muito preconceito com livros digitais, até um ler uma vez no Kindle e adorar! Concordo com vc, acho errado não dar uma chance ao livro digital só porque tem esse pensamento de que não é uma leitura tão agradável quanto a do físico! Tem que experimentar as duas! E gostei muito das suas últimas considerações também! Abraços 🙂

    http://www.bibliophiliarium.com

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.