Amigos Inimigos
Vanessa Martinelli
Novo Século, 2012
104 páginas
![]()
![]()
Skoob | Orelha do Livro | Compre já!Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?
Amigos Inimigos é um livro infanto-juvenil muito rápido de ser lido e de fácil entendimento. Nele conhecemos Maria, uma garotinha muito simpática que está passando por mudanças em sua vida. A primeira delas é a reaproximação com Jack, seu grande amigo de infância que tem como objetivo infernizar a vida de nossa protagonista. Maria também tem uma quedinha por Maurício, o garoto mimado da turma, e suas grandes amigas são Morgana, Camila e Patrícia, além de Gertrudes. E também temos a presença de Pedro, que é amigo de todos.
O objetivo do livro é mostrar, sem muita enrolação, como os relacionamentos entre pré-adolescentes funcionam. São dilemas vivenciados no dia-a-dia que causam certo impacto no relacionamento da turminha, fazendo com que (de certa forma) parem e pensem sobre o que está acontecendo. Algumas intrigas acontecem no decorrer da história, mas não é nada muito grave. Por isso o nome Amigos Inimigos. A visão que tive foi a que o nome não é relacionado apenas a Maria e Jack e sim a todos personagens envolvidos na história.
Gostei de como a autora trabalhou a questão do ciume, tanto no círculo de amigos, como nas paixonites. Me fez recordar de quando eu era a Maria e existia um Jack em minha vida. Mas o mais curioso foi como Vanessa conseguiu transmitir em suas palavras as mudanças de sentimentos que podemos sentir, tanto numa amizade, como em uma paquera.
A leitura é recomendada para qualquer idade, mas é preciso ter a visão de alguém com, pelo menos, uns 12 anos. Acredito que seria um ótimo livro para crianças (na faixa de idade citada) começarem a se interessar por esse mundo encantador.
O segundo livro já foi lançado Amigos Inimigos – A Formatura e estou muito curiosa para saber o que acontece com essa turminha, e se tudo o que imaginei realmente vai acontecer.




7 Comentários
Que legal, me interessei pelo livro, estou com um livro aqui infanto-juvenil também, ele se chama As duas vidas de Helena, quero ler mas tenho que terminar de ler o livro Um Dia (não consigo ler dois livros ao mesmo tempo).
youngblood-gs.blogspot.com.br
sabe eu quero ler esse livro, mas tenho tantos na fila q esse não é uma das prioridades
Seguindo o Coelho Branco
Adoro esse tipo de leitura.. São rápidas, nos trazem boas recordações, as vezes nos levam a ter a ri de nós mesmos e ter vontade de sentar com nossos amigos de adolescência e relembrar nossas coisas…
Anotei a dica. 🙂
Cheros, Pandora.
Parece ser um livro diferente dos quais eu costumo ler, mas sinceramente, bateu uma curiosidade sim! Adoraria ler!
Bjão!
chocolatenacereja.blogspot.com
Oi, Cássia!
Eu li várias resenhas sobre esse livro, e todas elas citaram como essa é uma leitura leve, gostosa e muito legal. Só não fiquei empolgada pra ler neste momento pois estou numa época de livros mais "aprofundados", mais complexos. Mas com certeza lembrarei desse título quando eu estiver a fim de algo divertido e com uma história tão legal quanto essa.
Sua resenha está ótima, parabéns 🙂
Beijos.
Oi! Adorei a resenha! Beijos mil,
Vanessa Martinelli
Parece uma leitura fofa e gostosa de se ler numa tarde só. Vou indicar pra minha amiga dar de presente pra irmã dela no aniversário. Será que podemos adiantar a leitura pra uma criança de 10 anos? :3