Livros Resenhas

[Resenha] – A vivência de Clarisse

A Vivência de Clarisse
Isabella Danesi
Novo Século, 2013
232 páginas
Era para ser um simples intercâmbio na Inglaterra, se não fosse o fato de Clarisse ficar hospedada na casa de sua amiga Gio, uma garota que namora nada mais, nada menos do que um dos integrantes da banda Flight 08 , de quem é fã, assim como outras garotas também. Igual a um sonho maravilhoso, a brasileira conhece e acaba se envolvendo com Mark, um dos vocalistas da banda. Porém, como saber se realmente essa ficada é para valer ou não? Como é difícil o amor nessa fase da vida! Ainda mais quando o famoso vocalista é cobiçado pela maioria das meninas, que rejeitam e até invejam a estrangeira que, aparentemente, conquistou o coração… do líder do Flight 08. Mais do que uma viagem até outro continente e outra cultura, A vivência de Clarisse é uma jornada para dentro de si mesmo, em que os conflitos da personagem são postos à tona, de forma profunda, sensível e cativante.
***

“A vivência de Clarisse” é um singelo romance nacional, lançado em 2013 pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira – Novo Século – que conseguiu me arrancar suspiros e me envolveu de uma forma leve e muito doce.

Apesar de ser um livro nacional, ele é ambientado em Londres e isso fez com que a história ganhasse um ar mais romântico. A obra aborda o período em que Clarisse, uma jovem brasileira, passa fazendo intercâmbio na casa de sua amiga Giovanna. A amizade das garotas é bem forte desde o inicio de toda a história, e passa por alguns altos e baixos durante o decorrer dos capítulos, mas nada muito fora do normal.

O livro é embalado pelo romance vivenciado entre Clarisse e Rush, vocalista da banda Flight 08; Clarisse sempre fora fã da banda, e teve a oportunidade de conhecer os integrantes porque Giovanna é filha do produtor da banda e namora Scott (membro do grupo). Sendo assim, o livro é repleto de trechos de musicas que embalam a maioria dos momentos vividos entre os personagens, e achei esse diferencial muito legal.
Por conta da insegurança da protagonista, o romance entre ela e Rush é abalado de inúmeras formas, desde o momento da conquista até a real sensação de desejo. Nenhuma das partes queria se entregar totalmente, e entendo o lado de Clarisse, já que Rush sempre tivera fama de conquistador barato.
Clarisse também acaba se metendo em algumas furadas porque ela tem certa dificuldade em falar não, e isso me irritou um pouco. Porém, consegui me divertir bastante com as experiências da personagem.Vocês podem até dizer que é impossível um cantor se apaixonar por uma fã, mas gente: quem nunca sonhou com que isso acontecesse?! Eu me senti no lugar de Clarisse inúmeras vezes durante a leitura, porque ela teve dúvidas reais sobre se entregar ou não ao sentimento. A autora soube como trabalhar esse diferencial em seu livro e está de parabéns.

A história em si é muito singela e simples (apesar de envolver uma banda famosa), e os personagens conseguiram me envolver de uma forma muito bacana. “A vivência de Clarisse” é uma obra repleta de romances, mas algo que me deixou um pouco chateada foi a passagem de tempo muito rápida e o fato de que, para alguns assuntos familiares, Clarisse pareceu um pouco desnaturada. No entanto, o ritmo da obra segue firme e forte até o fim.

Isabella Danesi realmente conseguiu me transportar para Londres. E não foi uma Londres relatada parecida com outros livros; Foi uma Londres vista do olhar de uma adolescente que estava explorando todos os cantos. Me senti cativada por todos os cenários descritos e foi uma sensação única. Nunca tive vontade de viajar para Londres, mas Isabella conseguiu despertar minha curiosidade.

Infelizmente a Flight 08 é apenas fictícia – o que me deixou super triste – porque acabei criando certo gosto pelas letras que fazem parte da obra e quando fui pesquisar mais sobre o grupo, descobri que foi uma (belíssima) invenção de Isabella.

Posts relacionados

19 comentários

  • Reply
    Bruna Costabeber
    junho 9, 2014 at 12:27 pm

    Olá!
    Adorei a resenha, está muito bem escrita e despertou a minha curiosidade rs.
    Ultimamente, muitos autores nacionais tem me despertado o interesse, porque eles têm se provado bons no que fazem. E parece que a Isabella é boa nisso.
    Quando comecei a ler a sua resenha pensei que a banda Flight 08 fosse verdadeira, até abri outra aba para pesquisar 😮
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

  • Reply
    Jeniffer Yara
    junho 9, 2014 at 2:54 pm

    Gente, me pareceu um livro super fofo e lindo *_* Quem nunca sonhou com seu cantor favorito se apaixonando por você mesmo né?! Amei saber que é nacional também, preciso de livros nacionais que me surpreendam. Acredito que seja uma ótima leitura ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

  • Reply
    Ana M. V. - Vício em Livros
    junho 9, 2014 at 4:24 pm

    Olá! 😀
    Já ouvi falar bastante desse livro, e confesso que estou cada vez mais apaixonada!
    A escrita da autora parece ser maravilhosa, e isso já é um enorme ponto positivo, rs.
    Além da capa ser muito chamativa!
    Adorei a resenha 😀
    Beijos,
    Ana M.
    http://www.vicioemlivros.com/

  • Reply
    Sefora Silva
    junho 9, 2014 at 5:04 pm

    Isso é bem sonho adolescente mesmo né , quem nunca sonhou com um intercâmbio e um gato de uma banda. Espero ler esse livro logo.
    Beijos.
    seforasilva.blogspot.com

  • Reply
    Laah
    junho 9, 2014 at 5:08 pm

    Amei a resenha! Nunca ouvi falar nesse livro, mas parece ser bom, né? Beijos :3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

  • Reply
    Fernanda Bizerra
    junho 9, 2014 at 5:29 pm

    Oieeeee.

    Já vi várias resenhas deste livro e minha curiosidade apenas aumentou lendo a sua.
    Espero ler o livro o quanto antes e gostar muito desta leitura, pois os livros de escritores brasileiros estão cada vez melhores.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

  • Reply
    Lêeh Venerando - MTE
    junho 9, 2014 at 5:30 pm

    Oi Cássia, vamos ter que fofoca sobre esse livro. Estou com ele aqui para ler ate domingo. Então quero saber um pouco de tudo. Tempo que levou para ler, o que achou da historia se tem coisas chatas ou se da para ler em um dia. Já vou ate adiantar minha leitura para saber mais com.você depois in off rs
    Beijos linda <3

    Amei a resenha

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.BT

  • Reply
    Ariádne Tamires
    junho 9, 2014 at 6:13 pm

    Adorei sua resenha, vi ele em promo na Saraiva se tivesse lido sua resenha antes tinah comprado! :/
    O livro tem tudo para ser maravilhoso, mesmo do ponto de vista adolescente!

    Está rolando um booktour no meu blog, se quiser participar, passa lá depois!

    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

  • Reply
    Carol Rodrigues
    junho 9, 2014 at 7:48 pm

    Oi Cá, linda <3

    Esse livro é um amor, o Wes postou la no blog a resenha dele e desde então sou apaixonada por essa história. Quero ler logoooooooooooooo! Imagino que a trama seja um pouco clichê, mas acredito que a autora soube desenvolver de um jeito único, né? Isso é bem bacana mesmo! Curiosa pra conhecer a visão de Londres na perspectiva adolescente haha Geralmente os cenários são descritos de forma "seca" e "prática".

    Amei a resenha, Cá.

    Beijos,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

  • Reply
    Jéssica Soares
    junho 9, 2014 at 11:02 pm

    Oi, Cássia! Tudo bem?
    Essa não é a primeira resenha que leio desse livro e estou impressionada, pois até agora não li nenhuma crítica negativa! Confesso que pelo título e pela sinopse, eu não me interessaria pela trama, mas depois de tantos elogios, já estou super curiosa… Acredito que qualquer livro que tenha um diferencial já vale a pena e, nesse caso, há dois: a banda criada pela autora e a ambientação (porque Londres é amor, é vida <3 haha). Enfim, estou super curiosa e esse já é um livro que está na minha lista de desejados! Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

  • Reply
    RUDYNALVA
    junho 10, 2014 at 12:04 am

    Cássia!
    Bacana quando o livro traz um diferencial e músicas são sempre um diferencial no enredo de um livro.
    Qualquer uma de nós ficaria receosa em entrar de cabeça em uma relação co o ídolo de alguma banda musical.
    Fiquei foi curiosa por saber o que acontecerá com a passagem do tempo…

    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    Grupo MTE no face.

  • Reply
    Luciana Silva
    junho 10, 2014 at 1:54 am

    Muito boa a resenha!
    Senti vontade de conhecer a história. Ainda mais por se passar em Londres, o meu lugar literário preferido para livros que falam de amor. 😀

    Bjs :*
    Lu
    Blog Sem Spoiler

  • Reply
    Midria
    junho 10, 2014 at 4:02 am

    Esse livro super me lembra fanfics haha Mas é mais bacana quando é algo totalmente fictício. Sou apaixonada por Londres (nunca fui, mas pretendo hehe), e tenho um crush de fã também. Pelos meninos da 1D HEHE Esse selo de "Novos Talentos" é muito bacana!!! To lendo um desse selo, o "Os Misteríos de Warthia – A Profecia de Mídria" da Denise Flaibam. Muito amável <3333 (e sim, tem meu nome no título :DDDD). Enfim, beijão!

    http://www.garotasdemustache.blogspot.com.br

  • Reply
    Traduzindo Sonhos
    junho 10, 2014 at 11:40 am

    Oii Cássia, acredita que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro?
    Agora que vi sua resenha, anotei na minha listinha ( gigante) hehehe e vou pesquisar para comprar..
    Fiquei curiosa em relação a escrita da autora, os últimos livros que li, em que os personagens eram novos(adolescentes) acabei achando muito infantil..

    Tem um sorteio super legal lá no blog, corre lá e confere!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-de-um-kindle-e-books-de-nao.html

  • Reply
    Julia G
    junho 10, 2014 at 4:45 pm

    Oi Cássia, não conhecia esse livro, mas adorei os aspectos que você citou. Gosto de histórias mais brasileiras, mesmo que não se passem na nossa terra. Todas as meninas com certeza tiveram uma banda favorita e sonhavam em ficar mais próximas de algum integrante dela – fato. rsrs Acho que me identificaria um pouco também.

    Beijos

  • Reply
    Viviane
    junho 10, 2014 at 10:59 pm

    Cássia, tudo bem?
    Então, não conhecia a autora e nem seu livro. Lendo sua resenha fiquei surpresa, adoro o gênero e vou amar ler a obra. Anotei na listinha de compras, preciso ler, romances assim me fascinam.
    Obrigada pela dica.
    Viviane
    Razão e Resenhas

  • Reply
    Janna
    junho 11, 2014 at 11:37 am

    Oi Cáh, então menina eu não dava muita coisa para esse livro, mas depois que li sua resenha e ele já foi pro meu Skoob….é tão ruim quando achamos que algo citado no livro não existe na vida real =/.
    Bom saber que os autores nacionais estão se superando…
    Parabéns pela resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

  • Reply
    Ana Karina Silva
    junho 14, 2014 at 1:32 pm

    Oi, Cássia! Eu não conheço esse livro, mas pela sua resenha percebi que sua história é bem "fofinha"! hehehe…Estou super atrasada com as minhas leituras, depois que cumprir minhas metas, lerei esse livro também. 🙂
    Beijo.

    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

  • Reply
    Francine Porfirio
    junho 16, 2014 at 1:25 pm

    Eu adoro histórias envolvendo bandas! Eu li este ano o livro Lick, mas o vocalista era depressivo, usuário de drogas e vivia alcoolizado. Achei o máximo! (haha). Calma, explico… Acho muito romantismo colocar um músico de rock sendo "certinho". Sabemos que há uma cultura rock que demanda certas experiências por parte dos músicos.
    Eu achei interessante esse livro. É a primeira resenha sobre ele que leio. Espero um dia ter a oportunidade de conhecer melhor a história.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.