Livros Resenhas

[Resenha] – Princesa Adormecida

Princesa Adormecida
Paula Pimenta
Galera Record, 2014

Era uma vez uma princesa… Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim…

Desde pequena eu sempre fui apaixonada por contos de fadas. Já li outros livros de “princesas modernas”, mas nenhum mexeu tanto comigo como Princesa Adormecida. Eu estava esperando uma história pacata e sem muito desenvolvimento, mas descobrir que estava enganada foi uma ótima surpresa para mim. Porém, para que o livro realmente faça sentido, é necessário lê-lo com a mente mais aberta – porque algumas coisas são complicadas de entender e, no mundo em que vivemos, seriam situações meio impossíveis de lidar.

O livro é narrado por Anna Rosa (ou Áurea), uma menina doce, meiga, mas que não se lembra de seu passado. Ela vive com os tios desde quando tinha cinco anos de idade e eles são sua única família. No entanto, os tios Florindo, Fausto e Petrônio são extremamente protetores e mal deixam Anna respirar sem o consentimento deles. Com o passar dos capítulos somos envolvidos pelo ‘mundo-faz-de-conta’ de Anna e podemos perceber claramente o motivo de tanta proteção.Anna Rosa estuda em um colégio interno e suas únicas amizades são as de garotas que também estudam por lá. Sua melhor amiga é Clara, e eu realmente fiquei com um pé atrás em relação a ela por praticamente todo livro. Quando Anna completa 16 anos, Clara e o restante das meninas bolam um plano para que ela finalmente se divirta como uma garota de sua idade. E, depois desse dia, a vida de nossa personagem principal passa por uma reviravolta.

Acredito que o único momento em que me irritei – de verdade – com Áurea (a ponto de querer entrar no livro e dar uns chacoalhões nela) foi quando ela começou a trocar mensagens com um desconhecido. Ok, ok, vocês vão dizer que sou antiquada, que nos dias de hoje, com a internet e tudo mais isso é a coisa mais normal do mundo: mas gente, ela quebrou uma promessa e deu trela pra alguém que ela não tinha ideia de quem fosse (nem sabia, ao certo, se possuíam amigos em comum nem nada do tipo). E graças à teimosia de Anna, é que a história ganha um romance digno de contos de fadas. Embalando o clima de conto de fadas, também temos uma ‘bruxa má’ capaz de qualquer coisa. Todavia, não irei falar sobre essas características da obra, porque facilmente eu poderia soltar algum spoiler.

Como eu disse no inicio da resenha, o livro superou minhas expectativas. Paula Pimenta conseguiu me confundir sobre quem eram os verdadeiros vilões e mocinhos da história, e fiquei de queixo caído (apesar de no final das páginas o livro ter ficado meio previsível) com o fechamento da obra. Os personagens conseguiram me conquistar com sua simplicidade e os tios de Rosa me ganharam logo no início da história. Princesa Adormecida é um maravilhoso conto de fadas, com direto a castelos, príncipes, bailes e tudo o que deveria ter por direito.

Uma característica que achei interessante foi a ligação que a Paula Pimenta fez entre Princesa Adormecida e O livro das Princesas. Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de ler O livro das Princesas, mas a relação que ele tem com Princesa Adormecida faz com que a obra tenha um toque especial – e agora estou doida para conhecer a história da DJ Cinderela. E, falando sobre a autora, fiquei muito feliz em descobrir que a escrita dela é realmente maravilhosa como todos dizem e pretendo ler outros títulos dela muito em breve.

 

Esse livro fez parte da maratona literária #EUSOUDOIDEIRA, e é necessário escolher uma música para representá-lo. Bom, escolhi a canção I’m Yours de Jason Mraz. Para ouvir é só dar play 😉

Posts relacionados

9 comentários

  • Reply
    Carla A.
    junho 11, 2014 at 2:23 pm

    Engraçado como um mesmo livro pode geral opiniões tão diferentes. Eu acho essa capa muito fofa e tenho curiosidade pra ler algo da Paula, mas esses dias li uma resenha que me desanimou um pouco. A sua reacendeu uma vontadezinha de lê-lo! Também gosto muito de contos de fadas, modernos ou os clássicos.

    Beijos, Entre Aspas

  • Reply
    Camilla Lobianco
    junho 11, 2014 at 3:27 pm

    Fofura… To querendo esse também, mas sem previsão ainda, rs. Contos de fadas sempre terão um espaço especial na minha estante 🙂

    Detalhe: não postei nenhuma resenh da maratona ainda…
    Amo i'm youre 🙂

    Bjaoo
    Ssentrelivros.blogspot.com.br

  • Reply
    Carol Rodrigues
    junho 11, 2014 at 4:50 pm

    Oi dona moça. Estou muito brava com você sim, ainda, sim. Dá próxima me avise ou vou comentar 3 linhas de bronca pra você u_u

    Bom, qualquer coisa da Paulinha me encanta ♥ Já li toda série FMF e estou querendo ler MVFDS agora. A escrita dessa mulher é demais, amo de paixão. Então digamos que já tenho certa expectativa pelo livro, entende?
    CERTO, fiquei mais brava ainda por não dar spoiler!!!!!! Cássia, quem é a bruxa? E o que vai rolar com o cara desconhecido? A Anna é um ser do mal ou do bem? Sei que as resenhas também servem pra incentivar a ler, mas meu anjo eu não tenho esse livro aqui e estou SOFRENDO! Tá, tudo bem. Será que você poderia sortear com a Galera esse livro? Sei da política deles em relação a sorteio, pode sortear um a cada três meses né? Sei lá, enfim, tente por favor.
    Eu li O Livro das Princesas e a princesa DJ foi um dos contos que mais gostei! Impossível ler algo da Paula e não gostar hahahaha Recomendo a leitura de Fazendo meu Filme Cá, é ótima! Você vai gostar pra valer e aliás, nunca estamos velhas pra esse tipo de leitura, o que é mais legal ainda haha

    Beijos,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

  • Reply
    paula juliana espindola da silva
    junho 11, 2014 at 7:31 pm

    Oi minha flor!!
    Eu estou com o nome da Paula Pimenta aqui na minha lista de autores para conhecer, já faz um tempo! Todo mundo fala tão bem dessa autora! Que eu tenho curiosidade! Eu gostei dessa capa, assim como vc eu amo contos de fadas, espero conseguir tirar um tempinho para ler esse! Sabe essa vida de blogueira não é fácil! (Hhahahhaahha)
    Amei a resenha, direta e bem feita! Parabéns!
    Beijos
    Paulinha Juliana – Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/06/divulgacao-autora-parceira-pre-venda.html

  • Reply
    O Que Tem na Nossa Estante
    junho 12, 2014 at 7:13 pm

    Gostei da resenha! Eu estava vendo nos blogs todo mundo postando a capa, dizendo que havia comprado o livro, mas ninguém falando propriamente dele! XD

    Me pareceu fofo e eu adoro história de conto de fadas moderno! Vou ler!

    Bjs, Mi

  • Reply
    Jéssica Peixoto
    junho 15, 2014 at 6:49 pm

    Oi Cássia, tudo bem?
    Ain, adorei sua resenha!
    Tenho muita curiosidade de ler algo da Paula Pimenta (sim, nunca li nada dela) e acho que esse livro seria uma boa pedida! Só estou vendo coisas positivas sobre ele!

    Um abraço,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

  • Reply
    Janna
    junho 16, 2014 at 12:20 pm

    Oi Cáh, tudo bom?
    Estava muito curiosa para ler sua resenha, como eu já te disse li a série Fazendo Meu Filme e adorei, também li O Livro das Princesas e você vai adorar a DJ Cinderela…fiquei feliz de saber que tem uma ligação entre os dois. Ah estou doida para conhecer essa história da Áurea…todas as resenhas que estou lendo estão sendo super positivas e isso só faz minha curiosidade aumentar mais ainda. Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

  • Reply
    Francine Porfirio
    junho 16, 2014 at 1:33 pm

    Eu ainda não tive o prazer de ler algo da Paula Pimenta, mas alguns livros dela já estão entre os meus desejados. A narrativa desta autora é tão elogiada que me sinto na obrigação de conhecê-la (rs). Esse livro atraiu minha atenção somente agora, flor, com a sua maravilhosa resenha. Lá vai mais um livro para a minha extensa lista… E já não sei qual livro da Paula Pimenta devo ler primeiro (rs).
    AMEI sua opinião.
    Beijo carinhoso =*

    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Reply
    Ana Pinheiro
    junho 25, 2014 at 5:51 pm

    Eu li e amei esse livro!Gostei muito da sua resenha.
    Fiz uma resenha.Se quiser ver,ficarei muito feliz!
    beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.