Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

[Resenha] – O menino de vestido

O Menino de Vestido
David Walliams
Editora Intrínseca, 2014
páginas

A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas – ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz – jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

“O menino de vestido” é um delicioso infanto-juvenil publicado em 2014 pela editora Intrínseca. Apesar de ser um livro para um público mais novo, a história tem grandes objetivos e adorei como David Walliams trabalhou essa particularidade na obra. Através da história vivida por Dennis, é possível perceber que não devemos ter medo/vergonha de quem somos e é necessário enfrentar tudo de cabeça erguida. Sempre.

Dennis sofreu muito quando era criança: Após anos de brigas entre os pais, sua mãe decidiu ir embora, abandonando tudo o que tinha. Sendo assim, o pai (como é chamado por todo livro) de Dennis assume as responsabilidades da família, mas o ressentimento que sentira pela mulher é muito evidente no decorrer dos capítulos. É evidente que ele ainda tem esperanças de que ela volte, mas ele sente medo de assumir o que sente. Por conta disso, Dennis e seu irmão crescem num mundo preto e branco, e aprendem que nunca devem chorar ou muito menos dar/receber abraços. Muito triste, eu sei. Mas, apesar de tudo, o pai sempre lutou pela felicidade dos filhos.

No entanto, Dennis se sente interessado por vestidos. Tudo começou após ele salvar uma foto de sua mãe (que seria queimada junto com tantas outras), onde ela vestia um maravilhoso vestido. O garoto nunca teve com quem conversar sobre seu gosto, e preferiu esconder isso de tudo e todos. Porém sua vida mudou no dia em que resolveu comprar na banca de seu amigo Raj, um exemplar da Vogue. Para Dennis era muito difícil assumir seus gostos e acho que consigo entender seu lado; Morando em uma casa com mais dois homens, é complicado assumir gostos por vestidos.

Outra paixão de Dennis sempre fora o futebol. O garoto batia um bolão e fazia parte do time da escola. Então imaginem só como ele sofria pressão para que fosse um bom jogador e aluno. Seu melhor amigo sempre o apoiou em tudo, e adorei esse personagem. Mas as coisas se complicam ainda mais quando Dennis se envolve com Lisa e aceita se divertir da maneira dela.

“O menino de vestido” é uma maravilhosa história onde podemos perceber que as coisas acontecem com naturalidade e o destino é responsável por tudo; que não devemos ter vergonha de quem somos, nem das nossas origens, e muito menos de mostrar o que sentimos. Lisa ensinou muito a Dennis sobre esses assuntos, e aproveitei para aprender um pouco também. É incrível a forma que David conduz seus leitores: a leitura flui com uma naturalidade incrível. O livro também conta com maravilhosas ilustrações, além de ótimas tiradas e piadas.

 

Mais uma leitura da maratona #EUSOUDOIDEIRA. E para representar esse livro, escolhi a musica Máscara da cantora Pitty.

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Gabriela Freitas

    AMEI já anotei esse na listinha que com toda certeza será uma das minhas próximas leituras, alias, sempre que eu venho aqui tenho certeza de que vou falir: quero todos os livros hahahaha

    http://www.novaperspectiva.com/

    responder
  • Janna

    Oi Cáh, adorei sua resenha e morro de curiosidade para ler o livro, acredito que seja uma leitura muito divertida…esse gosto dele por vestidos parece ser bem legal e gostei do fato dele jogar futebol, são duas coisas bem diferentes rsrs, fiquei imaginando ele no campo jogando futebol de vestido rsrs.
    Se tiver oportunidade com certeza irei ler. Adorei a música que escolheu para representar o livro, tem tudo a ver com o livro, afinal ele se esconde atrás de uma máscara né?

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    responder
  • Isabele Farias

    Olá! ^^
    Adorei ver a resenha desse livro, eu nunca tinha ouvido falar e achei genial o enredo! Fiquei com muita vontade de conhecer embora como você disse seja uma leitura para o público mais jovem. De acordo com o que você escreveu também achei que a música escolhido encaixou super bem… Seu blog é ótimo!

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    responder
  • Dryh Meira

    Oiee ^^
    Não conhecia a história, mas me pareceu ser bem legal. Acho que nunca li um livro parecido como esse, espero gostar tanto do livro quanto você.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    responder
  • Livros Encantos

    Adorei a resenha . Parabéns

    abraços

    Joyce

    responder
  • Viviane

    Amo ler esse tipo de livro, e o legal é que meu filho de treze anos sempre acaba lendo também, no caso desse será uma excelente aquisição para minha estante. Linda resenha, já anotei aqui na listinha de compras literárias pois adorei a dica, de verdade, obrigada.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    responder
  • Bruna Costabeber

    Olá,
    Esse livro parece ser muito bom.
    Acho que eu me emocionaria lendo. Vou adicionar a minha lista.
    Não sei como eu levaria a ideia de minha mãe ou meu pai deixar minha casa, vejo isso como impossível, sei lá.
    Adorei a sua resenha, parabéns.
    beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    responder
  • Erika Ramos

    Amei a resenha! Parece ótimo!!!
    Bjssss Kah Ramos
    http://fofurasdakah.blogspot.com.br

    responder