Livros Resenhas

[Resenha] – Simon vs. a agenda Homo Sapiens

12745763_734471129987239_7465624595454190883_n

Resolvi encarar a leitura de Simon vs. a agenda Homo Sapiens sem ter lido sua sinopse ou qualquer resenha perdida pela internet. Apenas li alguns comentários de comparações com Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, e como gostei muito da leitura desse livro, resolvi me aventurar no novo lançamento da Editora Intrínseca. E, obviamente, que a minha classificação para o livro (5 estrelas) foi muito merecida.

Através da leitura dessa obra, podemos conhecer Simon, um adolescente encantador e que esconde um segredo. E por conta de uma chantagem feita por um de seus colegas de escola, é que descobrimos o que, de fato, Simon esconde (e, consequentemente, como ele lida com essa situação). Dado esse fato, um personagem extremamente importante é adicionado na narrativa: Blue – o menino com quem Simon troca emails, mas que não faz ideia de quem seja (apenas sabe que estudam na mesma escola).

Simon vs. a agenda Homo SapiensA relação que Simon e Blue vão criando é algo muito bonito. Eles não precisam se conhecer pessoalmente para que o sentimento cresça; pelo contrário, eles usam a curiosidade como algo a favor do sentimento deles. Existe muita confiança, entrega e muito companheirismo em todas as mensagens trocadas. E o mais engraçado é que o leitor só descobre a verdadeira identidade de Blue, quando o próprio Simon o conhece.

Quando a verdadeira identidade de Blue foi revelada, eu fiquei de queixo caído. Geralmente eu aposto minhas fichas em algum personagem e, por sorte, ele acaba sendo a pessoa misteriosa na história. Dessa vez as coisas foram diferentes… Eu jurava que Blue era uma pessoa completamente diferente da que foi revelada. E isso fez com que eu me encantasse ainda mais com a trama. Porque depois que Simon e Blue se conhecem pessoalmente, o livro consegue ficar mais amorzinho ainda

A escrita de Becky A. é extremamente cativante e a maneira como ela construiu o enredo e as ligações dos personagens também foi bem bacana. Nesse livro existe um pouco de tudo: ciúmes, bullying, amizade, comédia, drama e muito, mas muito amor.

Durante a leitura de Simon vs. a agenda Homo Sapiens, eu me lembrei da época em que eu tinha um perfil fake no Orkut. Sério, era extremamente divertido brincar de ser outra pessoa no mundo faz-de-conta. Então eu meio que sei como o Simon se sentia por não saber quem era o Blue.

Os capítulos são narrados ora pela perspectiva do Simon, ora pelos emails trocados com o Blue. Isso deixou o livro com um ar mais misterioso. Não encontrei erros de ortografia, e mais uma vez a Editora Intrínseca ganhou meu coração; todo o trabalho do livro está espetacular.


Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580578928

Autor(es): Becky Albertalli

Páginas: 272 páginas

Ano: 2016

Adicione no Skoob

* Livro cedido para resenha pela Editora.

Posts relacionados

13 comentários

  • Reply
    Beatriz Andrade
    março 2, 2016 at 1:52 am

    Nossa, que livro curioso. Eu ainda não o tinha visto e achei a história bastante instigante. Gostei demais da premissa dessa obra e o enredo me atraiu. Te achei super corajosa de ler um livro sem saber nada sobre ele kkk eu estou começando a deixar de ler as sinopses, algumas são muito grandes e revelam demais sobre a história kkk só tenho lido as menores mesmo

  • Reply
    Caroline Freitas
    março 3, 2016 at 5:31 pm

    Oi Cassia,
    Eu tinha visto e gostado da capa desse livro, mas não li a sinopse. Sua resenha é a primeira que leio a respeito. Às vezes é legal não ler nada a respeito, podemos assim nos surpreender com a leitura. Interessante que você expor sua opinião sem falar nada a respeito, menina me deixou curiosa, agora quero saber quem é o Blue e me aventurar nesse mistério envolvendo as conversar entre ele e Simon. Ah, bons tempos que tínhamos perfil fake no Orkut, eu tinha um para postar fanfics. Eu não vou dizer que irei ler, pois tenho outros livros na lista de desejados, mas se tiver a oportunidade irei procurar o livro.
    Beijos.

  • Reply
    Sâmella Raissa
    março 3, 2016 at 7:25 pm

    Oi, Cássia, tudo bem?
    Vez por outra encontro pessoas que fazem leituras sem ler muito da sinopse, mas eu definitivamente não consigo, rsrs. Se eu bater os olhos na capa, já vou querer saber do que se trata, fato, hehehe. Legal que a editora manteve a capa original do livro, mas não leria por não ser bem o meu estilo de livro. Uma sacada interessante, porém, da autora ter colocado esse pano de fundo entre perfis que não se conhecem de verdade. Eu tinha Orkut, mas nunca cheguei a criar um perfil fake por lá, então não sei muito bem como é a situação, mas legal essa identificação com quem experimentou algo parecido na época, hehe.
    Beijos!

  • Reply
    Neyla
    março 3, 2016 at 9:38 pm

    Oi Cassia!
    Foi justamente por conta dessas comparações com Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo que decidi ler A Agenda Homo Sapiens. Eu simplesmente amei Aristóteles e Dante e, quando li esse segundo fiquei mega encantada. <3
    Acho que a identidade de Blue é uma surpresa pra todo mundo, afinal ng esperava por aquilo. Minha cara foi no chão, afinal eu jamais tinha imaginado aquilo. hahahaha Foi uma leitura super gostosinha e que valeu super a pena. Primeiro livro que leio "de impulso" e adorei a experiência. 🙂
    Beijos

  • Reply
    Ana Clara
    março 5, 2016 at 12:52 pm

    Oi Cássia!

    Só de você falar das comparações com Ari e Dante me dá uma certa curiosidade. Eu amei demais esse livro! Mas ao mesmo tempo dá um certo receio de as histórias serem parecidas demais, sabe? Ahhhhh, eu adoro livros em que desconhecemos a identidade de algum dos personagens, quando a gente erra então, melhor ainda! kkkkkkkkkkkkkk

    E olha, eu também me lembrei demais da minha época de fakes viu. Não só isso, eu acredito mesmo que pode surgir um amor ou uma amizade verdadeira pela internet e isso é bacana demais. Imagino como o livro deve ser fofo! Quero muito ler… Narrativa deve ser super delicada e gostosa!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

  • Reply
    Andressa Ledesma (@apenas_um_vicio)
    março 5, 2016 at 1:29 pm

    Cássia, meu amor eterno à você. Não tinha me interessado em descobrir sobre o que era a trama, o título nem a capa me encantaram, e essa é a primeira resenha que eu vejo sair (pelo menos nos blogs que eu acompanho) e pfvr, que história linda e fofa! <3 Quero muiiiito ler agora. Me encantei só com sua resenha, sério. E quero muito tentar descobrir a identidade de Blue também. Não sabia que esse livro era comparado a Aristóteles e Dante… Mesmo não tendo lido esse livro sei sobre o que é a trama, se eu soubesse já teria comprado Simon Vs. a agenda homo sapiens bem antes!
    beijos

  • Reply
    Nathalia Simião
    março 5, 2016 at 3:11 pm

    Oi florzinha ♥
    Quem nunca teve um perfil fake no Orkut que atire a primeira pedra rs
    Não fazia ideia do que se tratava esse livro até ler sua resenha, e ainda não entendi a relação com o título do livro, fiquei curiosa quanto a isso e também curiosa pra saber quem é o Blue. Se você que normalmente consegue acertar quem é se surpreendeu, eu que sou lesada vou levar até susto.
    Vai pra minha listinha.

    beijos

  • Reply
    Wesley Rogério
    março 5, 2016 at 3:57 pm

    Aquele tipo de resenha que chama a atenção para o livro e faz quem a lê ter bastante vontade de ir atrás da obra. Não é o tipo de livro que eu normalmente leria, mas sem dúvidas, sou capaz de dar uma chance ao livro. Ótima resenha ^^

    Abraço,

  • Reply
    Carolina Garcia
    março 5, 2016 at 8:59 pm

    Sua resenha me deixou bem curiosa, Cássia!
    Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse título ainda, mas agora fiquei bem interessada na história. Ainda mais pelas surpresas ao longo da leitura.

    Vou adicionar o livro na minha lista para as próximas compras! 😉

    Bjs!!

  • Reply
    Nathália Bastos
    março 8, 2016 at 2:49 pm

    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas sério, kkk gostei de ver, por isso sempre acompanho resenhas pois é bom conhecer novos livros.
    Gosto de livro que possui a temática como o bullying e esse dramas que todo adolescente passa, principalmente porque representa bem o sentimento de quem passa por isso!!
    Adorei a resenha!!

  • Reply
    Jeh Asato
    março 14, 2016 at 2:28 am

    Nem preciso te dizer que fiquei curiosa pra saber quem é Blue mesmo eu não tendo lido o livro, né? Eu não sabia da existência desse livro – de certo por eu ter ficado um bom tempo ausente do mundo literário – e gostei da proposta dele! Como eu não li “Aristóteles e Dante descobrem o segredo do Universo” será que vou ficar atraída por Simon vs. a agenda homo sapiens? Aliás, fiquei curiosa também pra entender o título do livro! =)
    Obrigada pela dica, Cá!!
    <3

  • Reply
    Fernanda
    março 14, 2016 at 4:34 pm

    Garota, vc teve perfil falso????? que absurdo!!! huahauhauhauhau zoando. quem nunca, né? Eu não tinha o meu próprio fake, mas uma amiga tinha e a gente usava a mesma senha. hauhauhauhau\
    Estou de olho neste livro aí. Obrigada pela resenha, foi de ótima ajuda.
    Beijos, Fernanda D.
    http://www.novoromance.com.br – 2 anos de blog (Participe dos sorteios)

  • Reply
    Eu li: E se tocássemos o céu? – Procurei em Sonhos
    dezembro 28, 2019 at 1:57 pm

    […] o céu? foi divertida, emocionante e me marcou. Quando finalizei a história, me lembrei dos livros Simon vs. a agenda Homo Sapiens e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo e meu coração ficou em festa. Desejo […]

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.