Livros Resenhas

[Resenha] – Um caso perdido


Um caso perdido
Hopeless – Livro 01
Colleen Hoover
Galera Record, 2014
páginas

Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras… Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

***

 

Um caso perdido foi meu primeiro contato com a escrita de Colleen Hoover e posso garantir que já estou doida para devorar seus outros livros. A narrativa segue sem perder o foco por toda a história e em cada novo capitulo podemos encontrar novos desafios a serem superados pelos personagens. A trama, apesar de ter um tema um pouco clichê (mocinha se apaixona por mocinho misterioso e bad boy) consegue se destacar por seus diferenciais e objetivos.

O livro é narrado por Sky, uma adolescente que nunca teve muitos luxos e possui uma mãe super protetora. Por conta do excesso de proteção, Sky sempre teve que estudar em casa e não podia ter qualquer tipo de tecnologia (sim, nem telefone tinha em sua casa!). Porém, com a ajuda de sua melhor-amiga-vizinha-cúmplice, a garota conseguiu driblar os ideais de sua mãe e finalmente estudar em uma escola. No entanto, Sky acabou ganhando por tabela a fama de sua amiga e a escola não foi tudo o que sempre sonhou. Mas foi nesse momento que pude sentir o poder da escrita da autora: Sky nunca fora uma garota totalmente inocente, e a autora soube como trabalhar os altos e baixos dos sentimentos apresentados pela personagem, deixando tudo mais real (e as consequências por conta de suas atitudes não foram nem de longe anormais).

Por obra do destino, Sky acaba conhecendo o misterioso Dean Holder. Ele é o típico rapaz que sempre encontramos em livros desse gênero: além de ser bonito e extremamente sedutor, ainda carrega marcas de seu passado e acaba tendo muitas variações de humor. Um ponto positivo que acho que vale a pena citar, é o fato de a autora não ter focado nas descrições apenas físicas de Holder; Ela conseguiu transmitir quem ele realmente era e fiquei imaginando suas covinhas por todo o resto da história (pequenas coisas fazem a diferença). Claro que isso teria que acontecer, se não a história não teria a menor graça. Gostei muito de como Colleen criou o encontro dos personagens e trabalhou em relação a cada novo desafio que eles tinham no sentido romântico da história; o universo particular criado para eles foi magnífico. Me apaixonei por Sky e Holder (como casal) logo na primeira troca de olhar que fizeram.A história como um todo flui de forma muito natural e objetiva, sem muito lenga lenga. O livro realmente tem um foco, e podemos sentir nitidamente o que os personagens estão sentido. Não sei como, mas a autora conseguiu muito bem criar essa ligação entre leitor vs personagem e me senti como parte da obra. Claro que os personagens enfrentam muitos desafios e muitas verdades são reveladas, mas tudo ao seu tempo; O amadurecimento de Sky e Dean (principalmente de Sky) é bem forte e eles se permitem muitas coisas, evitando aquele mais do mesmo com o qual estamos acostumados. Os conflitos vivenciados pelos personagens, como casal ou apenas como pessoas, possuem peso importantíssimo para o entendimento geral do livro e para que o fluxo da história seguisse normalmente (infelizmente em alguns casos são dramas um pouco imaturos, mas tudo foi bem balanceado).

No inicio da leitura eu estava imaginando uma história totalmente diferente da que encontrei. Juro que fiz vários raciocínios malucos para tentar entender os mistérios de Holder, principalmente porque as primeiras páginas do livro já começam com uma tensão. Alias, esse é outro ponto interessante na obra, já que ela faz uma espécie de retrospectiva em relação aos primeiros fatos narrados. Outra coisa que agregou valor ao livro foi a forma que a autora levou as cenas de sexo: elas quase não apareceram e, quando surgiam, eram narradas de uma maneira mais leve e romântica – além de não serem descritas 100%.

Toda a trama segue uma linha de raciocínio muito bem estruturada, nenhum ponto fica solto e a história acaba fugindo do óbvio – algo que gostei muito. Acredito que a leitura tenha sido tão proveitosa e intensa pela forma como a autora trabalhou os elementos escolhidos e fez com que os acontecimentos citados fossem muito parecidos com histórias reais. Colleen arriscou e fez de Um caso perdido um livro com muito mais história e força do que qualquer outro New Adult que já li.

Quotes

“- Vou lhe avisar uma coisa – diz ele baixinho – Assim que meus lábios encostarem nos seus, vai ser, sim, seu primeiro beijo. Porque, se nunca sentiu nada enquanto alguém a beijava, então ninguém jamais a beijou de verdade. Não da maneira como eu planejo beijá-la.” – Página 122
“Quero que tranque os braços ao meu redor e jogue a chave fora, pois aqui é seu lugar.” – Página 162
“(…) a maneira que ele me olha, como se estivesse me estudando, e a forma como estala a mandíbula quando está irritado, e como lambe os lábios toda vez que ri. Na verdade, isso é até um pouco sensual. E não vou nem mencionar as covinhas.” – Página 195

 

 

Posts relacionados

31 comentários

  • Reply
    Caroline Centeno
    junho 30, 2014 at 11:39 am

    Oi Cá-fofíssima
    Gostei demais da sua resenha porque não seria um livro que procuraria para ler por falta de interesse na sinopse, parecia aqueles livros que terminam da mesma maneira e só mais um livro na estante.
    No entanto, os personagens me cativaram na sua resenha e tem vaga garantida na estante!
    Obrigada. ;**

  • Reply
    Nil Macedo
    junho 30, 2014 at 11:45 am

    Ah! Agora entendi porque o título do livro. rs.
    Então a mocinha inocente é um caso perdido? rs.
    É bom quando um livro nos surpreende da melhor maneira possível, melhor ainda quando ele vai além do seu gênero. Os New Adults estão muito clichês e a gente sempre sabe mais ou menos o que vai acontecer.
    Já gostava dessa capa antes de saber do que tratava o livro, agora, com a sua resenha, só me deu mais vontade ainda de ler.

    bjs.

    http://www.booksandmuchmore.com

  • Reply
    Livros Encantos
    junho 30, 2014 at 1:17 pm

    Sou suspeita adoro essa autora , li em um dia esse livro ameiiiiiiiii.
    Parabéns pela resenha .
    Quem ainda não leu , corre e leia vai adorar .

    abraços

    Joyce
    http://livrosencantos.blogspot.com.br/

  • Reply
    Sally Carter
    junho 30, 2014 at 1:29 pm

    Ótima resenha, nossa. Me interessei por este livro, mas não acho que vou conseguir lê-lo, mas quem sabe, né? Agosto eu completo ano, vai que alguma boa alma me dá (eu sempre saio dando um papel com nomes de livros que quero ler para as pessoas me darem, é uma espécie de desespero, eu nunca ganho, mas também nunca desisto haha :x). Enfim, eu não curto muito sexo romântico, não sei, gosto de algo mais masoquista, mas mesmo assim, parece ser um bom livro.

    BW / http://www.blogbrightwords.blogspot.com.br

  • Reply
    Viviane
    junho 30, 2014 at 5:22 pm

    Cássia, resenha perfeita.
    Li o livro em maio e fiquei louca pela escrita da autora e pelo Dean, que homem, OMG!
    Adorei a forma como você escreveu sobre a história e os quotes que escolheu, tudo muito lindo. Parabéns!
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/06/resenha-querida-sue-jessica-brockmole.html

  • Reply
    Roberta
    julho 1, 2014 at 5:43 pm

    Oi Cá <3

    Gente, essa autora está fazendo MUITO sucesso! Preciso ler algum dos livros dela. E esse entrou para a minha lista de desejados. Adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de ler ainda. Parabéns pela resenha e muito sucesso sua linda, você merece!!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

  • Reply
    Dryh Meira
    julho 1, 2014 at 10:27 pm

    Oiee ^^
    Eu também fiquei doida pelos livros da Colleen ainda no primeiro livro dela que eu li, que foi Métrica. Já vi muita gente elogiar Um caso perdido, e mal vejo a hora de lê-lo, estou doida para descobrir alguns segredos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Reply
    Janna
    julho 3, 2014 at 1:23 pm

    Oi Cá, ahhhh eu adoro a autora, já li Métrica e Pausa e me apaixonei pela escrita dela, ela sabe criar personagens que nos conquistam e não são só os personagens principais, em seus outros livros eu me encantei também pelos coadjuvantes da história…Logo irei ler Um Caso Perdido está na lista da minha Maratona que eu espero ter forças para concluir. Adorei a resenha e fiquei imensamente feliz em ver (ler) que você adorou o livro. Adorei também os quotes que você escolheu…ah esse lance de covinhas já me encantou…amo covinhas.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

  • Reply
    Letícia Valle
    julho 13, 2014 at 11:31 pm

    Oi, Cássia!

    Li só um livro da Colleen, Métrica, e me apaixonei por ele. Estou louca para ler Um Caso Perdido, e gosto muito de livros que mostram o amadurecimento dos personagens conforme o que sofrem, os livros dela têm muito mais além de protagonistas apaixonados que lutam para ficar juntos. São romances que contam a evolução deles e a vontade de mudar. Agora fiquei ainda mais entusiasmada para lê-lo, vendo a sua resenha! Parabéns! Beijos

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

  • Reply
    Claudia Schumacher
    julho 19, 2014 at 2:58 am

    Mais uma resenha que me deixou curiosissima pelo livro, ele já virou meu sonho de consumo haha eu já estou apaixonada pelos personagens antes mesmo de ler *-*

  • Reply
    ~ Kharchenko
    julho 19, 2014 at 3:09 am

    To louco pra ler o livro, nunca li nada da autora a não ser fragmentos e essas coisas, mas vi que a maioria das pessoas que leu o livro Métrica da mesma se impressionou com esse, então espero que seja bom mesmo.
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

  • Reply
    Alice Guerreiro
    julho 19, 2014 at 1:20 pm

    Só leio coisas maravilhosas sobre esse livro, parece ter uma trama super envolvente e eu já meio que estou tendo uma queda pelo Dean pelos quotes que vc colocou, ele parece ser um personagem apaixonante *-* To louca pra ler!

    herdeiradelivros.blogspot.com.br

  • Reply
    rayane m. de oliveira
    julho 19, 2014 at 4:19 pm

    amo livros de romance, e "um caso perdido" traduz o que eu estou sentindo no momento. amei as quotes! me deixaram morrendo de vontade de ler ainda mais o livro!

  • Reply
    Fabiana Strehlow
    julho 19, 2014 at 10:39 pm

    Bela resenha, Cássia!
    Se eu já estava com vontade de ler "Um caso perdido", agora fiquei com mais vontade ainda.
    Esses lances de se apaixonar pelo cara errado, personagens fortes e relacionamentos complicados, não sei bem a razão, mas sempre me atraem.
    Quero ler, com certeza!

  • Reply
    Iêda Cavalcante
    julho 20, 2014 at 12:56 am

    Eu já estava super interessada para ler esse livro, depois da sua resenha então fiquei meeega louca por ele.
    Eu ainda não li nada da Colleen, porque os livros dela Métrica e Pausa (são os únicos que conheço) não despertaram minha curiosidade, mesmo lendo resenhas bem positivas sobre eles, bem diferente desse que só posso dizer uau que livro é esse!
    Necessito muito dele na minha vida e na minha estante.
    Bjokas!

  • Reply
    Oliveira
    julho 20, 2014 at 8:09 pm

    Quero muito ler esse livro, e que quotes são esses? Maravilhosos! Amei todos que colocou, deve ser lindo esse livro.

  • Reply
    bruna oliveira
    julho 20, 2014 at 11:45 pm

    Gostei da sua resenha, sem muita enrolação, nem nada.
    Gostei de métrica, só não tenho vontade de ler Pausa. Achei meio desnecessário, sei lá.
    De qualquer forma, quero ler esse livro 🙂

  • Reply
    Milena Soares
    julho 21, 2014 at 2:35 pm

    Gosto muito de new adult e vejo todo mundo falando super bem desse livro, parece mesmo ser ótimo, estou doida pra ler!

  • Reply
    Daniela Fonseca
    julho 21, 2014 at 3:38 pm

    Vi muitos comentários maravilhosos sobre o livro e sobre a narração da autora, sua resenha muito bem feita só fez aumentar minha vontade de lê-lo. Adorei a seleção dos quotes. <3

  • Reply
    Camilla Lobianco
    julho 21, 2014 at 4:36 pm

    Oiis, Cá, esse é desejado, mas ainda não deu pra comprar o meu. A Colleen é ótima (li Métrica e Pausa) com sua escrita objetiva e realista, mas fofa. Gosto muito da premissa e fico feliz que o livro esteja mesmo valendo a pena, apesar de que eu leria de qualquer forma, rs. Essa onda de new adults tem vindo com força, mas a maioria, no fundo, é bem fraco/vazio em história. ESpero gostar de Um Caso Perdido 🙂

    ssentrelivros.blogspot.com.br

  • Reply
    Aquela dos 30...
    julho 24, 2014 at 12:16 pm

    Oi, ótima sua resenha, deu ainda mais vontade de ler o livro agora…
    Linda a capa, gosto mto de livros q chamam minha atenção pela capa tbm…
    Beleza e conteúdo, combinação perfeita, rs…

    Aquela dos 30…
    http://inevitavelmente30.wordpress.com/

  • Reply
    Georgia @stupidlambgirl
    julho 26, 2014 at 8:23 pm

    Tenho os dois pés atrás com esse gênero, mas este livro está sendo tão bem classificado que fiquei curiosa. E lendo resenhas como esta, fico em dúvida se devo conferir por mim mesma, pois ele parece realmente valer cada página!

  • Reply
    Heloiza Ramos
    julho 26, 2014 at 8:47 pm

    Nossa esse livro é perfeito, em todos os sentidos, amei muito a história da Sky e do Holder, eles formaram um casal muito fofo *-* … A história teve reviravoltas e fiquei e muito surpresa com o rumo que levou, mas a forma como a Colleen escreve é de uma delicadeza que transforma qualquer assunto pesado em algo mais fácil e tranquilo de ler. Eu amo as histórias da Colleen e estou ansiosíssima para ler a continuação de Um Caso Perdido.
    Adoro os livros da Colleen e super indico todos!
    Adorei a sua resenha 😉

  • Reply
    ana caroline basto fonseca
    julho 28, 2014 at 9:20 pm

    Dessa autora estou lendo métrica, mas quero muito ler esse livro pois é bem diferente o livro se tratar de duas pessoas problemáticas.Fiquei curiosa para saber o que eles aprontaram no passado.

  • Reply
    Fabíola Nunes
    agosto 1, 2014 at 2:46 pm

    Páaaaara tuuuudo que eu preciso desse livro! hahahaha
    Ainda não li nada da autora (e não tenho vergonha de falar que demoro um século para ir ticando a minha lista de próximas leituras) e sempre ouvi falar muito bem de Métrica e Pausa.
    Aí vem este livro e TODO MUNDO começa a dizer que chega a ser melhor do que os dois anteriores da autora. E agora? Começo pelo começo ou pulo alguns degraus da minha lista com esse livro?

  • Reply
    Aline Ramos
    agosto 1, 2014 at 4:01 pm

    Fiquei super fã da Colleen por causa de Métrica. É ótimo saber que o tema é mais profundo, que foge do convecional e te surpreendeu, gosto de livros assim. Além disso, fico feliz que os personagens são cativantes e há uma química entre o casal principal.. PArabéns pela sua resenha, ficou incrível. bjs

  • Reply
    Dani Kaulitz
    agosto 4, 2014 at 12:36 am

    Oi! Nunca li nada da autora, mas leio tantas resenhas positivas sobre este livro que fico com vontade de ler também! Adorei a sua resenha. Concordo que o enredo tem alguns clichês, mas é muito bom saber que o mesmo tem, também, seus diferenciais. Fiquei com vontade de acompanhar o relacionamento deste casal e outro ponto muito positivo foi saber que a autora cuidou para fazer das cenas de sexo mais românticas, como você comentou, acho isso muito legal! Quero ler também. 🙂
    beijos

  • Reply
    Hellen_nita
    agosto 5, 2014 at 1:10 am

    noooossa parece ser muito bom esse livro ainda nao conheço a autora mais ja estou louca pra conhecer

  • Reply
    Sueli C
    agosto 5, 2014 at 2:53 pm

    Depois de uma resenha tão bem feita, fica o gostinho de quero mais.
    Pretendo ler o livro assim que puder.
    Parabéns.

  • Reply
    Rônida Lorenzoni
    agosto 5, 2014 at 4:47 pm

    Antes de ler a resenha tinha outra imagem do livro, agora quero ler, vou tenta a sorte se não…terei de gastar mais uma graninha para comprar.
    Parabéns a resenha foi bem escrita, deu para tirar uma imagem da história.
    Rônida Lorenzoni

  • Reply
    Mirian Borges
    agosto 5, 2014 at 10:15 pm

    Nunca li nada dela, mais a resenha mim deixou super curiosa!

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.