Projetos

Dia das Crianças #2 – Brincadeiras

Galerinha, tudo certo com vocês?
No post de hoje vou falar um pouco sobre algumas brincadeiras que eu adorava quando era menor. Morro de saudade de todas, tive uma ótima infância.
• Escolinha: Era a brincadeira que eu mais gostava. Adorava colocar todas minhas bonecas e ursinhos sentados nas cadeiras da casa (enfileiradas), enquanto eu realizava algum “ditado”, ou passava as tarefas na lousa, imitando as professoras que tinha. A brincadeira também contava com uma lista de chamada com nomes lindos que eu inventava (nomes que eu gostaria de dar aos meus filhos, mas infelizmente o Pablo não concorda comigo), e sempre tinha uma aluna preferida.
Certa vez até fiz uma ficha de matrícula para a escolinha (poxa, infelizmente não lembro o nome que eu usava), e até xeroquei algumas cópias… Que saudade :’)
• Casinha: Como boa menina, sempre brinquei de cozinhar, lavar, passar… Pena que não tive muito futuro nesse aspecto kkk.
Sempre pegava alguns grãos de arroz, feijão, um pouco de macarrão, sal, açúcar, terra… E água, muita água. E fazia uma meleca. E eu jurava que a comida estava uma delicia. Tinha muitas panelinhas e uma criatividade imensa.
E adivinhem quem comia essas delicias que eu fazia…. Sim, os alunos da escolinha! haha
• Barbie: Ok, ok, acho que essa brincadeira era meio “padrão” entre as garotas da minha época (digo isso, porque hoje em dia, crianças de 7 anos já estão com celulares, Ipad, Ipod…), e eu passava horas e horas montando a casinha da Barbie, imaginando personagens, criando diálogos, intrigas… Geralmente eu brincava com minha amiga Letícia e nos divertíamos muito.
• Vendinha: Gostava muito de brincar de vender coisas. Me lembro que na casa onde morava, existia uma espécie de abrigo (que um dia meus pais disseram que iriam utilizar para vender coisas, e no final nem deu em nada). Depois minha mãe começou a usar como depósito (ou foi meu pai?! não me lembro…), e por ironia do destino, apareceu um balcão (desses de açougue/bar/padaria/ vendinha) e eu fiquei encantada. Sendo assim, na companhia de meu amigo Julio, sempre brincava de estar vendendo/comprando alguma coisa. Na maioria das vezes eram produtos inventados, mas às vezes eu conseguia “comprar” Yakult dele…
• Entrevista: Essa é uma das brincadeiras que mais gosto de lembrar, porque eu sempre brincava com meu avô (que já morreu =/), e ele sempre era atencioso e adorava brincar comigo.
O esquema era o seguinte: Meu avô morava na casa que ficava no fundo da casa onde eu morava (é, ficou um pouco complicado, eu sei!), e praticamente todas as noites minha mãe ia até a casa dele para conversar (eles eram muito amigos). Então eu pegava várias roupas e sapatos da minha mãe, “passava” maquiagem, penteava o cabelo, pegava alguns papéis e canetas, e depois partia em direção à casa do Nono (♥). E lá eu chegava falando “entrevista, entrevista”. E ele sempre me deixava entrevistá-lo. Não faço ideia do que eu lhe perguntava, mas ele sempre me chamava de Pititica e sorria :’)
Geralmente a brincadeira acabava com um ‘show’, onde eu cantava (com o dom que Deus me deu), e divertia minha mãe e meu avô.
Essas eram algumas das brincadeiras que eu gostava. Eu também brincava de lutinha na rua (e rasguei a orelha de uma menina), bets, policia e ladrão, bruxa (isso na escola, na terceira série), Chiquitita (sim, eu estava em um orfanato), Floribella, apresentadora de programa infantil, entre tantas e outras coisas.
E vocês, do que brincavam? =)

Posts relacionados

17 Comentários

  • Reply
    Ni Cruz
    outubro 8, 2013 at 1:01 pm

    Ama brincar de escolinha , esconde – esconde , Mãe do Bairro , Policia e Ladão e jogar Bets.
    Sem contar que amava subir em arvore

  • Reply
    Francine Porfirio
    outubro 8, 2013 at 1:13 pm

    Own, Cássia! É a sua cara!!!! Adorei conferir quais eram suas brincadeiras favoritas, porque combinam com você. (rs)
    Semana das crianças é sempre especial. Minha afilhada está tendo várias iniciativas na escola. Adoro ouvir as novidades que a fazem se divertir… Ela tem apenas 5 anos. Que saudade dessa época. <333
    Eu brincava de cinema. Levava todas as minhas bonecas e todos os meus ursinhos para o sofá. Assistia com eles algum filme, enquanto cuidava para que houvesse "silêncio", kkkk. Aiai.
    Além disso, adorava brincar de polícia e ladrão ou pular elástico.
    Enfim, adorei o post! Faz lembrar somente coisas boas! Mas, seu blog é assim… (rs).
    Ah, marquei você em uma tag… Espero que goste: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/10/campanha-de-incentivo-leitura.html
    Beijos!!!!

  • Reply
    Yasmim Namen
    outubro 8, 2013 at 1:20 pm

    Não gostei de chorar lendo sobre a entrevista com o Nono. U_u'
    Tu é uma amiga má por não avisar que emotivas como eu ñ ia querer ler de manhã.
    Eu adorava brincar de casinha beeeeeem basiquinha mesmo. ADORAVA pegar mato e terrar pra fazer as comidinhas. USHASUHAHSA Acho que é o interior né?:3
    bjs <3

  • Reply
    Universo dos Leitores
    outubro 8, 2013 at 2:35 pm

    Cássia, eu também amavaaa brincar de escolinha e de casinha! Que nostalgia, rsrsrs…

    Bjs, Isabela.
    http://www.universodosleitores.com

  • Reply
    Universo dos Leitores
    outubro 8, 2013 at 2:36 pm

    Nossa Cássia, eu também amava brincar de escolinha e casinha… Que nostalgia!

    Bjs, Isabela.
    http://www.universodosleitores.com

  • Reply
    O que tem na nossa estante
    outubro 8, 2013 at 3:27 pm

    Suas brincadeiras me deixaram com saudades de ser criança… De sentar e brincar, a vida era bem mais simples e eu era feliz!!!

  • Reply
    Livroterapias
    outubro 8, 2013 at 3:42 pm

    Adorei!
    Eu brincava de tudo isso e de professora e pega-pega, bola, pular corda!
    Que tempo bom!
    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias

  • Reply
    beth
    outubro 8, 2013 at 6:00 pm

    Gostava muito de brincar de professora, saltar pipa com meu pai, de esconde esconde e tantas outras. Pena que hoje em dia, nossos filhos não gostem. São viciados em vídeo game. Antigamente que era bom.

  • Reply
    Carine Compiani
    outubro 9, 2013 at 12:29 am

    Muito show o seu blog!!!
    Muito lindo mesmo 🙂
    Parabens <3
    FineGlam

  • Reply
    Camila Tuan
    outubro 9, 2013 at 2:25 am

    Brincava de todas essas e de polícia e ladrão, e eu sempre era policial e prendia todos os bandidos.

    bjOos

  • Reply
    Ane Reis
    outubro 9, 2013 at 2:43 am

    Oie Cássia =)

    Fiquei nostálgica com o seu post rs… o tempo passou muito rápido, queria tanto ter aproveitado mais. No Sul eu brincava muito de pular elástico e de pula corda *-*

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  • Reply
    Paloma Viricio
    outubro 9, 2013 at 3:19 am

    Ah…muito legal o post. Essa semana do dia das crianças está me dando uma nostalgia gostosaa…adoroo! eu também brincava de entrevista,mas era com a minha irmã, infelizmente não pude conhecer nenhum dos meus avós. Gostava muito de chiquititas e floribella também! kkk Passa lá no blog que tem postagem especial sobre literatura infantil.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

  • Reply
    Natalia Barnabá
    outubro 9, 2013 at 4:38 am

    Minhas brincadeiras preferidas era de Barbie e de escola! hahahahahaha

  • Reply
    Diandra Fernandes
    outubro 13, 2013 at 2:48 pm

    Fui uma criança terrível, muito agitada então quando estava na escola gostava de tudo que tivesse "correr" no meio, mas por ser filha única na época brincava com bonecas em casa. Depois que minhas irmãs nasceram minhas brincadeiras acabaram pois cuidava muito delas e as mesma destruíram todos os brinquedos que eu tinha.

  • Reply
    Jessica Lisboa
    outubro 26, 2013 at 4:40 pm

    Eu era um menino em corpo de menina dude, tudo que meninos faziam eu estava atras, policia e bandido,rolemam, invadir casa abandonada, lutas entre outras coisas. Só sei que sinto falta da minha infancia.

    xx

  • Reply
    Geeh Maciel
    outubro 26, 2013 at 11:04 pm

    Barbie é classico para as meninas da nossa idade (tenho 22). Até eu tenho a minha coleção de bonecas, a casinha eu já dei, mas não consigo me desfazer das bonecas.

  • Reply
    Renata Lopes
    outubro 31, 2013 at 4:42 pm

    bom todas brincadeiras eram legais, mais a que eu geralmente brincava era de casinha.

Escreva seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.