Livros Resenhas

[Resenha] – Amigos Inimigos – A formatura

Amigos Inimigos – A Formatura
Vanessa M. L.
Novo Século, 2013
184 páginas

A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.

 

ATENÇÃO: Essa resenha pode conter spoilers do livro “Amigos Inimigos”. Para ler a resenha, clique aqui!

Nesse segundo livro, a protagonista Maria está prestes a completar 15 anos e sua tia-avó aparece e praticamente obriga a pobre menina a realizar um baile de debutantes. No entanto, o baile que a autora nos apresenta é daqueles no estilo mais ‘antigo’, onde várias garotas são debutantes e serve para que elas sejam apresentadas à sociedade.
Maria soube lidar com esse novo desafio em sua vida, mas senti que a insegurança que ela sentia no início do primeiro livro voltou à tona e ela não soube lidar com tantas mudanças em sua vida. Seu relacionamento com Jack também é muito abalado durante a história, graças a uma prima distante de Gertrudes.

Durante a trama apresentada, o grupo de amigos também precisa lidar com a tão sonhada formatura. No entanto, senti que toda a expectativa que fora passada, tanto na capa da obra, como nos relances do decorrer da história, se perderam, porque a tão esperada formatura passou voando. Acredito que a autora poderia ter trabalhado mais em cima desse tema, uma vez que a festa de 15 anos da Maria teve mais destaque na obra.

Diferente do primeiro livro, em “A formatura” a personagem Morgana acaba tendo mais destaque, e suas atitudes fazem jus à idade que possui. Enquanto os outros membros do grupo estão lidando com problemas mais ‘simples’, a garota acaba amadurecendo de uma forma muito rápida e conseguiu me conquistar durante a leitura.

Confesso que algumas atitudes dos personagens deixaram a desejar, e até mesmo o romance de Jack e Maria ficou um pouco água com açúcar. No entanto, a mensagem passada no primeiro livro de que a amizade deve prevalecer acima de qualquer coisa é reforçada nessa obra, e o grupo se manteve unido apesar de algumas inimizades que surgiram durante a história.

Posts relacionados

3 comentários

  • Reply
    Paula Juliana - Overdose Literária
    julho 8, 2014 at 10:09 pm

    Oi Flor!
    Saudades de vim no seu blog! Eu não me sinto muito atraída por essa série, então li sua resenha, sem problemas com o spoiler do primeiro livro! Muito boa resenha!
    Vc não gosta de romances água com açúcar? Eu adoro
    Hhahahhahaha
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/07/vale-pena-ver-de-novo-especial.html

  • Reply
    Juu-Chan ;3
    julho 8, 2014 at 10:14 pm

    OOOOOOOOOOOOOOOOOOI! ♥ Tuuuuuuuudo bom? Espeeero que sim, hahahaha! *-* Ish, tem spoilers na sua resenha? Aaaaah, mas eu queria leeeer, hahaha! Vou ler a outra resenha e já volto, haha! Detesto spoilers :c Aaah, acabei de ler, hahaha! Achei muito interessante a história! Ainda mais por não se tratar de adolescentes mais velhos, e sim de pré-adolescentes! Eu acharia que não é recomendado para as crianças menores, mas paixonites todo mundo tem, né? Uaaushausuahs, se houvesse namorinhos no meio, aí sim seria mais complicado, hahaha! Eu posso ter uma visão de uma pessoa de 12 anos, até porque tenho 14, hahaha! Achei muuuuuuuito interessante o livro, gostei demaaaais! ♥ E este livro, pelo que vi na sinopse, aparenta ser ainda maaaaaaaaais legal, por eles estarem no final do nono ano, hahahaha! :33

    Descuuuuulpa não ler sua resenha, viu? É que deteeeesto spoilers, hahaha! :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

  • Reply
    Francine Porfirio
    julho 12, 2014 at 5:21 pm

    Eu gosto muito de livros que revelam o valor da amizade. O mesmo vale para os filmes, rs. Nunca tinha ouvido falar deste livro, no entanto. Apesar disso, sua resenha não me empolgou para lê-lo, sabe? Soou clichê e não tão envolvente quanto poderia ser, considerando o tema que a obra trata. A apresentação de jovens à sociedade é um momento singular na vida da família e de quem passará pela experiência… Ouso dizer que nem sempre é agradável, uma vez que dificilmente pode-se expressar quem é nestes eventos. A imagem acaba sendo super-valorizada, não é? Acho que devaneei, mas pensei em tudo isso ao ler sua resenha, Cá! Haha.
    Beijo carinhoso!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.