Livros Resenhas

[Resenha] – Se eu ficar

Minha vontade de ler Se eu ficar surgiu após ler as resenhas dos blogs LiteRata e Leitores Possessivos e é claro, pelo alvoroço que surgiu por conta do lançamento da obra/filme no Brasil. Fiquei curiosa porque as opiniões da Ju e do Italo eram bem distintas, e quis saber o motivo. No entanto, como diz aquele velho ditado, fui com muita sede ao pote. Estava com tantas expectativas e apostando tantas fichas na leitura, que acabei me decepcionando um pouco. O que mais me deixou irritada foi o fato de que o livro contém tudo o que eu costumo adorar em uma obra, então acredito que eu não o li no momento certo.

O livro é narrado por Mia, uma garota apaixonada por violoncelo, seu namorado e sua família. Durante um passeio, ela e sua família sofrem um acidente e Mia precisa decidir se parte ou se fica. Além de retratar o presente de Mia no hospital, também podemos conhecer o passado e a vida da protagonista através de suas memórias. É dessa forma que o leitor pode conhecer os medos, a felicidade, as angústias e personalidade dos personagens. Devo dizer que alguns momentos são emocionantes, principalmente os que ela passa ao lado do irmão, Teddy.

A história é uma lição de vida, e nos mostra que nem sempre as coisas são como queremos. Achei interessante como a autora descreveu as cenas em que a protagonista vagava (como um fantasma) pelo hospital. Ninguém sabe, ao certo, como é que lidamos ou se realmente podemos tomar decisões quando estamos entre a vida e a morte. Foi uma experiência única poder “conhecer” esses detalhes (mesmo  em forma de ficção).

O que mais me agradou na trama (sim pessoal, apesar do primeiro parágrafo da resenha, o livro não foi uma total decepção para mim), foi o fato de ela ser real. Não que seja uma história verídica, mas ela é real em seus acontecimentos e não sabemos o que esperar a cada novo capítulo. Isso é o que mais choca, o que mais dói. Se eu ficar é um livro sobre decisões, perdas e dor. Além disso, a autora não focou apenas ao romance, o que criou um diferencial para a história como um todo.

No final do livro, podemos encontrar uma entrevista da autora (Gayle Forman) com os atores que interpretaram Mia (Chloë Grace Moretz) e Adam (Jamie Blackley) e deu para perceber que eles se envolveram bastante como o enredo. Estou ansiosa para assistir a adaptação nas telonas, porque talvez eu me apegue mais ao filme do que ao livro. #MeJulguem.

Gostaria de destacar o belíssimo trabalho da editora na diagramação da obra. As páginas são “enfeitadas” com notas musicais, e mesmo o início de cada capítulo não sendo em uma ‘página em branco’, tudo ficou bastante harmonioso, combinando com a história.

A continuação “Para onde ela foi” será lançada em breve, e pelo pouco que li, parece que será diferente do primeiro volume. Agora que já tive um contato com os personagens, sei o que Mia decidiu e pude me envolver de certa forma com a história, pode ser que eu acabe gostando mais do segundo livro.

Editora: Editora Novo Conceito

ISBN: 978-85-8163-541-5

Autor(es): Gayle Forman

Páginas: 224 páginas

Ano: 2014

Skoob | Orelha de Livro


* Livro cedido pela Editora Novo Conceito em cortesia

Posts relacionados

28 comentários

  • Reply
    Roberta
    agosto 31, 2014 at 10:33 pm

    Amiga linda! Preciso desse livro urgente! HAHAHAHA Vamos dar uma voltinha no Campinas Shopping para ver se eu o trago para casa, o que acha?! Se bem ando me controlando bastante desde a última super compra que fiz. Preciso cumprir a minha meta para poder comprar, mas estou na metade disso. Adorei a sua resenha! Mas acho que irei me apegar mais ao filme do que ao livro, me julguem 2 HAHAHAHHAH. Parabéns minha linda, muito sucesso!

    Beijos, Rob
    <3

  • Reply
    Jéssica Soares
    setembro 1, 2014 at 1:29 am

    Oi, Cássia! Tudo bem? Quando vi o trailer do filme, fiquei apaixonada pela premissa e ainda estou super esperançosa com relação ao livro. É uma pena quando leituras assim não alcançam nossas expectativas e confesso que não sabia sobre a continuação (será que ela é realmente necessária? ><). Mas enfim, foi bom saber a sua opinião e espero que eu possa saber qual será a minha logo, logo! Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

  • Reply
    Ju Souza
    setembro 1, 2014 at 8:01 pm

    Oie…
    Vou te dizer que me apaixonei por esse livro por sua capa, nem sei explicar porque, mas me atraiu e esta na minha lista de leituras, sua resenha é a primeira que leio e é fato que agora vou ler Se eu ficar com algumas reservas e não vou com tanta sede ao pote, lembrarei de sua palavras. hahaha
    Adorei a resenha honesta e bastante pessoal. Parabéns!
    Bjus
    Juh – http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

  • Reply
    Paula Juliana - Overdose Literária
    setembro 1, 2014 at 8:13 pm

    Oi Flor! Primeiro eu amei que entrou no grupo, assim posso vir mais aqui!
    E agora!! Eu amo esse livro, eu sou uma tola emotiva, eu li pq eu chorei vendo o trailler do filme e pensei eu tenho que ler esse livro! Eu me emocionei bastante e teve umas partes que doeu muito em mim também, a mensagem é linda e agora quero o filme!
    Parabéns pela resenha! Beijos

  • Reply
    Leitor Sagaz
    setembro 1, 2014 at 9:01 pm

    Cássia você já leu! Eita que minha esposa vai ficar doidinha hehehe ela quer muito ler este livro e com certeza irá no cinema ver a adaptação. Interessante saber que a história narra acontecimentos reais, não sabia disso.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

  • Reply
    Maiara Vieira
    setembro 1, 2014 at 9:30 pm

    Oi Cássia, tudo bem?
    Eu adorei sua resenha! Principalmente porque estou super curiosa para ler esse livro. Eu vi o trailer dele no cinema e me apaixonei pela história, simples assim.
    Entendo que você tenha em parte se decepcionado pois isso as vezes acontece quando criamos muitas expectativas (expectativas são uma droga…rs), já aconteceu isso comigo em algumas leituras.
    Gostei de saber que haverá um outro livro em breve…Só não decidi ainda se leio primeiro ou se assisto o filme! O que você me aconselha?

    Bjo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

  • Reply
    Dani Cabral
    setembro 2, 2014 at 1:08 am

    Oiiiiiiiiiii,
    eu já vi cartazes desse filme no shopping aqui perto de casa e sinceramente não sabia que era um livro.
    A principio não havia me chamado a atenção mas agora que eu li sua resenha fiquei curiosa, vou esperar até o lançamento para ver, mas não acredito que leria o livro.

    Bjocas

  • Reply
    Inês Gabriela A.
    setembro 2, 2014 at 1:58 am

    Eu li esse livro e adorei, é uma história tão simples e ao mesmo tempo tão tocante e apaixonante! Adorei o livro e quase chorei vendo o trailer, estou mega ansiosa pelo filme <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

  • Reply
    Ana M. V. - Vício em Livros
    setembro 2, 2014 at 12:09 pm

    Olá Cássia! 😀

    Comprei este livro na bienal, sem me importar com o preço, tamanha a vontade que estava de lê-lo. Ainda não comecei, mas tenho certeza de que, quando começar, não irei parar mais! Não li uma resenha negativa até hoje, e a sua só me deixou mais ansiosa para realizar a leitura <3
    Mas, assim como você, também acho que me apegarei mais ao filme. O trailer me emocionou demais!

    Beijos,
    Ana M.
    http://www.vicioemlivros.com

  • Reply
    Nana Guimarães
    setembro 2, 2014 at 12:22 pm

    Oi Cássia!Tudo bem?
    Nossa eu estou louca para ler esse livro,parece ser um romance com muitos ensinamentos.
    Adorei sua resenha,pequena,porém muito detalhada.
    Parabéns o/
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

  • Reply
    VAN
    setembro 2, 2014 at 12:35 pm

    Este livro é muito interessante. Não o conhecia mas amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler inteirinho.

    Beijos

  • Reply
    Giselly karla -Você é o que lê
    setembro 2, 2014 at 1:21 pm

    Ooh God eu terminei de ler esse livro ontem, confesso que também não foi tudo aquilo que eu imaginei mas mesmo assim a historia é linda e triste lagrimei em certas partes, enquanto ao final do livro a principio eu fiquei chateada porque o final foi muito vago, fazendo aparecer inúmeras interrogações na minha cabeça, perguntas sem respostas, mas ai eu fui fazer uma pesquisa sobre a obra e entendi o por que daquele final, com certeza as minhas duvidas com o termino do livro vão ser resolvidas nas continuações! Gostei da sua resenha flor!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

  • Reply
    Um Grande Vício Literário - Luan Sampaio
    setembro 2, 2014 at 2:19 pm

    Oi Cássia, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui, já vi várias indicações a respeito dele e é minha atual leitura, estou gostando bastante de como a autora descreve os fatos e como você disse, não sabemos o que esperar a cada novo capítulo. A história em si é muito linda e adoro quando tem vários pontos reflexivos. Seus comentários estão maravilhosos como sempre *–* Parabéns!

    Beeijos e até mais!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

  • Reply
    Zilandra Batista Rodrigues
    setembro 2, 2014 at 2:40 pm

    Sua resenha e otima….
    vc consegue segurar a resenha de maneira que temos vontade de ler o livro
    parece ser muito interesssante…
    SEU BLOG E OTIMO TE SEGUINDO E CURTINDO SUA PAGINA
    MIL BEIJOS
    http://WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

  • Reply
    Maria Valéria
    setembro 2, 2014 at 3:12 pm

    eu não tive interesse de ler logo que vi o lançamento, mas depois de ver umas resenhas e o trailer do filme, mudei de opinião… mas não estou com tanta expectativa nele… espero não me frustrar, e que seja uma leitura agradável, pois a temática me atrai…
    bj, flor ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

  • Reply
    Michelle Ladislau - As Leituras da Mila
    setembro 2, 2014 at 5:45 pm

    Olá.
    Assim como você tenho altas expectativas com esse livro, mas é uma pena que não foi tudo aquilo que esperava, mas mesmo assim estou super curiosa com a história, mas irei com menos sede ao pote.
    Amei a resenha.
    Beijos

  • Reply
    Pamela Moreno Santiago
    setembro 2, 2014 at 11:16 pm

    Olá Cássia, tudo bem?

    Terminei de ler SE EU FICAR ontem, mas ainda estou digerindo a proposta dele. Não consigo dizer se gostei ou não. Complicaaaado!

    Beijos

  • Reply
    Fani
    setembro 3, 2014 at 12:13 am

    Esse livro vai virar filme, é isso mesmo produção?
    Eu fiquei tãaaaao curiosa sobre o livro que tive que pesquisar. Pesquisei várias resenhas e cheguei a ler o primeiro capítulo. Ele me envolveu muito, adorei!
    Beijos,
    http://www.mundodafani.com/

  • Reply
    Simeia Silva
    setembro 3, 2014 at 12:46 am

    Oi linda, estou doida para ler esse livro e espero que seja em breve, e espero também não me descepcionar.
    Gosto de livros com uma pegada quase de biografia e esse me parece que tem isso, estou curiosa…enfim, adorei sua resenha e que chato ter se decepcionado um pouco.
    bjs

  • Reply
    Viviane
    setembro 3, 2014 at 1:16 am

    Cássia;
    E agora? Como vou escrever a minha resenha desse livro depois de ter lido a sua e me identificado tanto?
    Tipo, me senti como você, ansiosa pela leitura e depois um pouco decepcionada, por ter ido com muita sede ao pote.
    Gostei da história e em certas partes em comovi, porém não senti lágrimas caindo e vontade de morrer pelo livro…rsrs
    Consegui me envolver até porque o livro é fino e a escrita é fácil, mas não dei 5 estrelinhas.
    Adorei sua resenha querida blogueira, parabéns!
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

  • Reply
    Suelen Fernandes
    setembro 3, 2014 at 2:16 am

    Olá Cássia!
    Eu estou vendo todos comentando sobre ele. Uns falam que gostou do livro e outros se decepcionaram. Eu quero muito obter a minha opinião. Pedi ele de aniversário e acho que vou ganhar. Kkkkkkkk
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Daniela ♥
    setembro 3, 2014 at 11:34 am

    Eu amei o livro!!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir 😀
    Também curti a sua página de facebook (Daniela DS).

    beijinhos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

  • Reply
    blogsemserifa
    setembro 3, 2014 at 1:54 pm

    É mesmo uma pena quando não lemos um livro ~no momento certo, mas pelo que eu entendi você ainda conseguiu aproveitá-lo, né? Esta é a primeira resenha que leio desse livro, e gostei. Parece uma história bem bonita. Estou lendo Mentirosos, que vai sair pela Seguinte, e acho que tem uma pegada parecida – mostra a história do ponto de vista de uma protagonista que está doente.

    http://blogsemserifa.wordpress.com

  • Reply
    Luana Hortencia
    setembro 4, 2014 at 3:39 am

    Adorei sua resenha flor, me deu mais vontade ainda de ler o livro <3

  • Reply
    Caroline Centeno
    setembro 5, 2014 at 3:56 pm

    Oi Cá fofíssima (:
    Admito que com todo esse alvoroço a vontade de ler aumentou muito,mas um grande medo de também ficar decepcionada. Lembro que tú mesmo indicou que não lesse tão rápido Dias de sangue e estrelas , realmente ajudou para não ficar TÃO decepcionada e entendo perfeitamente seu sentimento.
    Bom, adorei sua resenha além dos detalhes da diagramação da novo conceito que estão cada vez mais lindas.

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

  • Reply
    bruna lombardi
    setembro 5, 2014 at 11:28 pm

    Eu quero muito ler o livro parece ser muito bom e estou muito curiosa para saber o que vai acontecer, quero ler o livro antes de assistir o filme.
    Beijos.
    Cantinho da Bruna

  • Reply
    Laisa Helena
    setembro 6, 2014 at 10:22 pm

    Ameei a resenha, estou louca para ler esse livro, mas já estou preparada para não ir com tanta vontade assim hehe.
    Beeijos <3

  • Reply
    Francine Porfirio
    setembro 17, 2014 at 4:36 pm

    Oi, flor!
    Queria conferir a sua opinião sobre este livro, por ser um dos que muito desejo ler. <333
    Gostei de saber que, embora não tenha lido no momento certo, conseguiu reconhecer os elementos que a agradam na obra. Acho que pior do que ler um livro que não nos está agradando, é o fato dele ser realmente ruim (rs). E não é o caso de Se Eu Ficar pelo que entendi. Houve aquilo que não a envolveu, mas que não deixa de ser bom.
    Como sempre, você é uma excelente resenhista. Continuo na expectativa de ler este livro! (rs)
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.