Livros Resenhas

[Resenha] – Temporada de Acidentes

DSC_0075

Temporada de acidentes foi um dos lançamentos do primeiro semestre de 2016 da Editora Intrínseca e um forte candidato para a minha lista de queridinhos do ano. Fazia tempo que eu estava procurando por um livro mais ousado, e quando li a proposta da obra eu não precisei pensar duas vezes antes de decidir que seria ele. Foi uma leitura extramente instigante, empolgante e eu não tinha a menor vontade de largar o meu exemplar; Eu devorei a história com tanta vontade, que eu mal me lembrei de anotar minhas citações preferidas (e olha que foram muitas, então acho que em breve teremos uma releitura).

Boa parte do livro é narrado sob a perspectiva de Cara, e é através dela que podemos conhecer um pouco sobre a Temporada de Acidentes, que acontece todo mês de outubro e praticamente faz toda a sua família de refém. Ninguém sabe ao certo de onde surgiu a temporada, mas coisas muito estranhas acontecem todo mês de Outubro (que vão dos acidentes mais bestas até perdas muito grandes). E é no meio de uma das temporadas que Cara percebe que uma de suas colegas de colégio – Elsie – aparece de alguma forma em todas as suas fotos. Porém, quando Cara e sua amiga Bea decidem procurar Elsie para descobrir como ela estava nas fotos, as meninas descobrem que ela sumiu. E a pergunta que não quer calar: será que temos mais um elemento da temporada de acidentes? Com ajuda de Alice (sua irmã), Sam (seu irmão postiço) e Bea, finalmente Cara resolve investigar o que aconteceu com a colega, uma vez que ninguém se lembra delaEm meio as buscas, o quarteto resolve fazer uma festa de Halloween em uma casa mal assombrada. E ai, meus queridos, a coisa começa a ficar séria. Porque a temporada não perdoa ninguém. E tudo tem uma consequência.

Preciso confessar que fiquei com certo medinho enquanto realizava a leitura desse livro. A autora soube mesclar realidade com fantasia de uma forma tão natural, que em vários momentos eu me questionei sobre a origem e caráter dos personagens. Parecia que eu estava ali com eles dançando em volta de uma fogueira, e de repente eu já não estava mais. Fiquei boa parte do livro apostando todas as minhas fichas em uma teoria maluca que fiz na minha cabeça, mas quando toda a verdade veio à tona, eu não tinha estruturas para lidar.

Um ponto bem forte em toda a trama foi como a autora reforçou diversas vezes que todo mundo mente e tem algum segredo (isso foi abordado através da caixa de segredos). Achei isso fantástico, porque para mim, foi o ponto chave para deixar a história mais real. Além de todos os elementos misteriosos atrelados a história, também é possível notar uma pitada de romance na obra. E, cá entre nós, eu adorei como a autora abordou esse elemento. Realmente foi algo mágico e deixou meu coração tranquilo.

Apesar de conter um pouco mais de 250 páginas, a história em momento algum foi corrida. Todas as pontas (por mais malucas que fossem) foram fechadas e fiquei emocionada com a forma que Moïra encerrou a obra – Se não me engano, Temporada de acidentes foi seu primeiro livro (e ela está de parabéns!). Com maestria, ela soube mesclar durante todo o livro assuntos polêmicos e doses de fantasia, bruxaria e imaginação. CaraAlice, Bea e Sam foram muito mais do que simples adolescentes.

Esse com certeza será o livro que irei indicar pra todo mundo. Gosto de livros assim. Gosto da sensação que eles transmitem. E também gosto do inesperado (e do que ninguém é capaz de ver).

“Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
Mais um brinde à estrada de água.”


Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580578942

Autor(es): Moïra Fowley-Doyle

Páginas: 256 páginas

Ano: 2016

Adicione no Skoob

* Livro cedido para resenha pela Editora.

Posts relacionados

24 comentários

  • Reply
    Diane Ramos
    abril 6, 2016 at 4:11 pm

    Oie…
    Impossível não querer ler após ler sua resenha!
    Confesso que de início não me interessei tanto em ler, mas, agora lendo sua opinião fiquei bem animadinha rsrsrs… Parece ser daqueles livros em que o leitor não larga o livro até chegar na última página 🙂
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

  • Reply
    Ana Caroline
    abril 6, 2016 at 11:57 pm

    Olá, Cássia.
    Que livro interessante, não o conhecia, mas a história me chamou bastante a atenção. Fiquei curiosa por saber o que irá acontecer na festa de Halloween e o que aconteceu com Elsie. O livro já está nos meus desejados. Ótima resenha!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

  • Reply
    Lilian Farias
    abril 7, 2016 at 1:17 am

    Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa, pois o título é diferente. Esse enredo é bem maluco, cheio de mistério, nunca li nada parecido, adoraria conhecer a obra. Também gostei muito de sua resenha, tudo muito bem colocado.

  • Reply
    Morgana Brunner
    abril 7, 2016 at 9:41 am

    Oiii Cássia, tudo bem?
    Menina que livro é esse? Eu realmente não o conhecia e posso dizer que de alguma forma me interessei, a história em si parece ser bem rápida de ser lida e divertida, acredito que ainda não li algum assim, seria uma ótima pedida, gostei muito da sua resenha, estou acompanhando seu blog<3
    Beijão

  • Reply
    Amanda Souza
    abril 7, 2016 at 10:39 am

    Não conhecia esse livro, mas se falou de coisas inesperadas, falou comigo! Adoro livros e filmes que seguem esse estilo que envolvem um lado mais psicológico. Adorei sua resenha! Beijos!

  • Reply
    Ana Clara
    abril 8, 2016 at 12:31 pm

    Oi Cássia!

    Tá, pelo o que eu entendi todo mês de outubro acontecem acidentes inexplicáveis com essa família? Ou é com a população inteira? E menina, o que pode ter acontecido a Elsie? Eu gosto de livros com mistérios desse tipo, mas num gostei muito da ideia da festa de Halloween numa casa mal assombrada não viu, tá com cara que não vai dar certo. Gostei muito do enredo desse livro, mas ao mesmo tempo fico receosa porque num gosto muito de sentir medo enquanto estou lendo. 🙁

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

  • Reply
    Déborah Araújo
    abril 8, 2016 at 2:52 pm

    Cássia, ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Menina, que história é essa? E que família mais sem sorte de ter uma temporada só de acidentes.
    Olha, não gosto de livros que tendem a dar medo, mas você falou tão bem que fiquei curiosa para saber como se desenrola a trama.

    Lisossomos

  • Reply
    Nina Novaes
    abril 8, 2016 at 11:10 pm

    Oi Cássia,

    Essa é a minha primeira vez no seu blog. Curti bastante o layout clean!
    Sobre a primeira postagem que eu leio, adorei a sua forma de resenhar. Gosto muito quando o blogueiro literário deixa simplesmente fluir sua relação com o livro, a história e tudo mais. Eu não tenho muito mania de marcar os livros, são poucos os que marquei. Mas acho particularmente complicado fazer isso quando estou totalmente imersa na leitura, que acredito ter sido o seu caso nessa.

    beijos

  • Reply
    Sâmella Raissa
    abril 9, 2016 at 7:55 pm

    Oi, Cássia!
    Essa foi a primeira resenha do livro que parei para conferir e, por mais que eu até tivesse ficado curiosa com o enredo logo que foi anunciado lá fora, não estava acreditando muito que seria uma boa história, mas, hey, depois da sua resenha, mesmo não gostando desse clima mais sombrio da leitura, fiquei visivelmente interessada na leitura, você se expressou tão bem sobre tudo que, se um dia eu vier a criar coragem e dar uma chance à leitura, sua resenha terá sido, com certeza, um dos fatores que me impulsionou a fazê-lo – principalmente com essa citação ao romance ser meio mágico e envolvente, romântica como sou estou sempre de alerta nesses detalhes, rs. Parabéns mesmo!
    Beijos!

  • Reply
    Sammy
    abril 9, 2016 at 9:58 pm

    É muita maldade ler a resenha e ficar aqui morrendo de vontade de ler o livro, rs. Bem, eu gostei bastante da sua opinião Cássia, terminei de ler seu resumo e fui correndo procurar o preço do exemplar (que até está com um preço legal na Amazon, quem dera o e-books estivesse mais em conta, iria escolher ele rs), pois o resumo que consta na resenha, me deixou louca para ler esse livro! Gosto de enredos carregados de mistério, fico curiosa demais e pelo visto Temporadas de Acidentes, será uma leitura que vou ficar vidrada do inicio ao fim, pelo menos estou animada depois de ter lido sua opinião e o melhor por ser um livro fechado e que acredito que seja único, me dá mais vontade de lê-lo!

  • Reply
    Talita
    abril 10, 2016 at 12:43 pm

    Esse livro está na minha wishlist faz um tempo, eu adorei a história fora que amei essa capa *-*

    beijoos
    Cereja Rocks

  • Reply
    Ana Paula Lima
    abril 10, 2016 at 1:51 pm

    Caaaaa!!!

    Participei da 5 turnê Intrinseca e quando falaram desse livro eu fiquei com um misto de meudeus preciso ler e outro de ai que medo.
    Achei o enredo sensacional e impossível não ficar curiosa não é mesmo? Para ser o primeiro ela acertou em cheio!!!
    Já quero ler! Durante o dia claro.
    Adorei a resenha e as fotos!

    Beijinhos

  • Reply
    cila-leitora voraz
    abril 10, 2016 at 4:14 pm

    Oi Cássia, sua linda, tudo bem?
    Adoreiii sua resenha!!! E que livro é esse que eu não conhecia? Sempre estou em busca de um enredo original, que me surpreenda, que me faça duvidar. E por você ter dito que todos mentem me deixou mais intrigada ainda em relação a revelação desse grande mistério. Não conhecia esse livro, mas agora estou louca para ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Reply
    cila-leitora voraz
    abril 10, 2016 at 4:15 pm

    Oi Cássia, sua linda, tudo bem?
    Adoreiii sua resenha!!! E que livro é esse que eu não conhecia? Sempre estou em busca de um enredo original, que me surpreenda, que me faça duvidar. E por você ter dito que todos mentem me deixou mais intrigada ainda em relação a revelação desse grande mistério. Não conhecia esse livro, mas agora estou louca para ler.
    beijinhos.
    cila.

  • Reply
    Pamela
    abril 10, 2016 at 6:57 pm

    Boa noite Cássia, tudo bem?

    Desde o lançamento de Temporada de Acidentes eu me apaixonei pela capa e pelo enredo que ele abordaria. Fiquei imaginando algo realmente muito fantástico, no estilo dos livros como A Guerra dos Fae. Acho que foi este o ponto que me deu mais medo e que fez com que eu ainda não gastasse minhas moedinhas comprando-o. E é claro que a cada resenha lida, minha vontade cresça ainda mais. Acho que da Bienal de SP deste ano ele não me escapa, rs.

    Beijos e parabéns pela qualidade da resenha!

  • Reply
    Vanessa Vieira
    abril 10, 2016 at 11:39 pm

    Oi! Confesso que à princípio não me interessei pela obra, mas ao longo de sua resenha fui percebendo pontos positivos. Achei bacana a forma que você se posicionou diante do texto. Ficou muito dez!
    E eu ganhei mais livro pra minha lista de leituras! hehehe

    Adorei!
    Bjs!

  • Reply
    Karla Samira
    abril 11, 2016 at 4:22 pm

    Olá, Cássia!

    Que delícia ler uma obra e já finalizar decidida a reler! Que bom saber que, apesar de ter fantasia no livro, você até conseguiu se imaginar nele! Adoro quando isso acontece!
    Aff… tudo de bom (e de ruim) um final que nos desestrutura, não é mesmo?
    Parabéns à autora por uma obra tão original ter sido a primeira escrita por ela! Que talento!
    Adorei a dica!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

  • Reply
    LuMartinho
    abril 11, 2016 at 8:52 pm

    Oie Cassia!
    Gente, que livro é esse? Não tinha visto esse lançamento da editora ainda, mas fiquei bem curiosa com essa caixa de segredos e temporada de acidentes. Acho que seria um livro que eu gostaria mesmo de ler, é bem meu tipo!
    Beijos

  • Reply
    Brubs
    abril 11, 2016 at 10:53 pm

    já conhecia o livro, mas nunca tive interesse por ele, achava que seria um livro sem pé nem cabeça, mas suas resenhas citou otimos que me fez ficar intrigada, mas não sei se daria uma chance mesmo assim
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

  • Reply
    Ana Luiza Ferreira
    abril 12, 2016 at 7:29 pm

    Oi Cássia,

    adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro, além da capa maravilhosa, a trama parece única e saber que você gostou tanto do livro me deixou ainda mais curiosa para lê-lo!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

  • Reply
    Kauan di Morais
    abril 14, 2016 at 1:39 am

    Puuuxa, o enredo é bem diferente do que o que eu costumo ler,mas achei incrivel! Nossa, muito sinceramente, preciso ler isso. Minha vida carece de mais personagens bem construídos. Abraço!

  • Reply
    Carolina Garcia
    abril 17, 2016 at 11:58 am

    Oi, Cássia!

    Também fiquei interessada no livro, mas acabei sem dinheiro e prolonguei a leitura.
    Fiquei ainda mais curiosa sobre a história depois dessa resenha sua!

    Com certeza deve ser muito intrigante e já vou colocar na lista para pedir de aniversário! Hahaha

    Bjs!!

  • Reply
    Desirée
    junho 16, 2016 at 8:18 pm

    Oi flor, você disse tudo que eu queria dizer sobre esse livro, eu acabei de ler ele nesse exato momento!!!!!

    Por favooooor, conversa comigo sobre ele, tem coisas que ainda não entedi, preciso conversar com alguém que leu pra ter certeza que não tô locakkkkkkkkkkk

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.