InLivros, Resenhas

[Resenha] – Quem é você, Alasca?


Quem é você, Alasca? – O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
John Green
WMF Martins Fontes, 2010
229 Páginas

Skoob | Orelha do Livro

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

 

 

Escolhi o livro Quem é você, Alasca? para minha mini-maratona de férias e não me arrependo nenhum pouco dessa escolha. Essa foi a segunda obra que li de John Green, e realmente gostei muito mais dessa leitura do que “A Culpa é das Estrelas”. Muita gente comenta que por ter sido um de seus primeiros livros, a escrita do autor era um pouco fraca. No entanto, achei a história muito bem escrita e a forma como Green conduziu a trama foi sensacional.O livro é dividido em duas partes: na primeira somos apresentados aos personagens, descobrimos seus medos, sonhos, dúvidas e angústias. Todos são jovens, estudantes e moram na própria escola. Cada personagem apresenta uma carga muito grande de sentimentos reprimidos, que são de extrema importância para a criação da personalidade e modo de vida de cada um.

Sendo assim, conhecemos Alasca, Miles Haltere e Chip Martin (conhecido como Coronel), três jovens com quase nada em comum que se tornam grandes amigos. Alasca consegue encantar todos ao seu redor, graças ao seu jeito espontâneo e misterioso, além de ser uma linda menina. Miles Haltere sempre foi um garoto solitário, sem amigos e seu maior vício é colecionar últimas palavras ditas pelas pessoas; e Coronel é um jovem bolsista que não suporta injustiças.

A vida pacata de Miles muda completamente após conhecer Chip, que  é colega de quarto de nosso personagem principal e fica responsável por lhe apresentar as coisas “boas” oferecidas pela escola. Então através de Chip que Miles conhece Alasca. Assim que são apresentados, Miles sente-se atraído pela nova amiga e  ela inicia um jogo de “sedução”. No entanto descobrimos que Alasca namora e é muito apaixonada por seu namorado (que não tem muita participação no livro/história).

E assim os dias vão se passando dentro do colégio interno. A afinidade dos três amigos vai crescendo cada dia mais, e até outros personagens participam de toda a trama. Miles até arruma uma namorada – com a ajuda de Alasca – e começa a se descobrir como homem. Mas a maior diversão dos amigos (além de outras coisas proibidas dentro dos limites da escola) é inventar trotes para “zoar” os alunos ricos e esnobes que estudam com eles.

Quando menos se espera, a vida de todos muda drasticamente, e então somos envolvidos pela segunda parte da história. É um momento triste, onde a amizade e superação são essenciais para que os fatos sejam esclarecidos corretamente. Eu me senti incapaz nesse momento do livro: não sabia como continuar, mas a característica de Green de sempre envolver seus leitores é muito presente nessa parte da trama.

A diagramação é bem simples e não me lembro de ter encontrado erros ortográficos durante a leitura. O livro é recheado de mistérios (sobre as pessoas) e gostei muito dessa característica em especial. Através de “Quem é você, Alasca?” (que foi uma leitura muito proveitosa), pude enxergar coisas que ignorava nas pessoas. Recomendo para quem ainda for ler, que faça com uma caixa de lenços por perto.

15

You may also like

15 Comments

  • Camila

    Ha John, como queria te ler *-* ;x

    http://www.chadecalmila.com

    fevereiro 13, 2014 at 12:34 pm Reply
  • Natália Mussato

    Agora, quem sabe vai o/ -terceira tentativa de postagem :c

    Estou MUITO curiosa para ler as obras de John Green! Fico atiçada a comprar, mas devido a motivos de força maior (Desafio :c) não estou podendo entrar na livraria, ter um surto de choro e levar tudo huahauhuhauha Mas adoro suas resenhas, que nos preparam para a leitura sem entregar o enredo. Assim que tiver a oportunidade, irei ler suas indicações!

    Beijos!

    obodecomaonca.blogspot.com.br

    fevereiro 13, 2014 at 1:01 pm Reply
  • Arlindo Lobo Barata

    Quero muito ler esse livro. Eu fiquei ainda mais curioso com a tua resenha.

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    fevereiro 13, 2014 at 11:03 pm Reply
  • Yasmin

    Também li esse livro nas férias e ele acabou se tornando o meu livro favorito para toda a vida, rs. Também tô pra escrever sobre ele no blog… Do John Green, eu li primeiro A Culpa é das Estrelas, depois O Teorema Katherine e por fim, Quem é Você, Alasca?. Achei Alasca infinitamente melhor que os outros dois…
    Beijão.

    fevereiro 14, 2014 at 1:26 am Reply
  • Ludmila Débora

    Aaaaaaaah amei *-* Eu tenho e quero ler logo, assim como meus outros varios livros que estão me esperando haudiuahiduhaidhiua enfim, amei a resenha <3

    fevereiro 14, 2014 at 10:56 am Reply
  • Caline

    Oi Cássia, assim como você gostei muito mais de Quem é você Alasca? do que de ACEDE. Não achei a escrita do John fraca, muito pelo contrário, esse livro me fez refletir sobre inúmeras coisas. É tão filosófico e profundo, meio sombrio e triste também. Está merecendo uma releitura.

    Beijos
    Caline – Mundo de Papel

    fevereiro 14, 2014 at 6:07 pm Reply
  • Beatriz Nathaly

    Olá! Estou com esse livro aqui, mas até agora não li por dois motivos: tempo, tenho que ler os de parceria primeiro e medo, me emocionei tanto em ACEDE e fiquei tanto tempo com uma ressaca literária, que estou com medo de acontecer tudo de novo! rs

    Beijinhos

    Bia – Blog Escrevendo Mundos
    http://www.escrevendomundos.com

    fevereiro 15, 2014 at 2:16 am Reply
  • Matheus Salera

    Adorei sua resenha! Aumentou mais minha vontade de ler esse livro, preciso ler urgentemente uheuheuheueh John Green <333

    Corra e participe do sorteio que está rolando no meu blog!! =D
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    fevereiro 15, 2014 at 5:03 pm Reply
  • Leitora Voraz

    Oi Cassia,
    tudo bem?
    Estava com saudades de passar por aqui.
    Eu confesso que nunca quis ler o livro A culpa é das estrelas. Mas eu gostei muito da premissa desse livro. me tocou de alguma forma que o outro não conseguiu.
    gostei muito da sua resenha,. já está anotada a dica.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    fevereiro 15, 2014 at 7:24 pm Reply
  • Jeniffer Yara

    Tô querendo muito ler esse livro desde quando recomendaram ele num comentário de um texto pessoal meu e isso faz uns dois anos D: rs Espero ler ainda esse ano e gostar tanto da leitura quanto você *_*

    Beijos

    fevereiro 17, 2014 at 2:08 am Reply
  • Letícia Valle

    Oi, Cássia!!

    É a primeira vez que comento aqui, mas já sigo há um tempo. Adoro seu blog! Ainda não li Quem é Você, Alasca?, mas fico curiosíssima! Só li até agora O Teorema Katherine e TFiOS. Sua resenha está maravilhosa, parabéns mesmo! Espero gostar desse livro também, pois o John é o meu segundo autor favorito. 🙂

    Beijos!

    Letícia Valle
    http://www.litteraturamundi.blogspot.com

    fevereiro 18, 2014 at 7:03 pm Reply
  • - LoolaB

    Há tempos ouço falar desse livro, mas nunca tinha me chamado completamente a atenção, mas a tua resenha me deixou mega curiosa e louca pra ler *-*

    Parabéns!

    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    fevereiro 19, 2014 at 1:59 am Reply
  • Ana Lima

    Esse foi o livro que fez eu me apaixonar pelo menino Green!
    E acho que todo mudo deveria ler esse antes de ler A Culpa É Das Estrelas porque: sim.
    Porque é lindo e quebra todo o preconceito que eu já vi pela história de ACEDE.

    Acho que esse titulo, em especial e em destaque dentre os outros do autor, trás uma carga psicológica e filosófica muito forte. O Grande Talvez, que em nenhum momento é relevado o livro (e acredito que a intenção é deixa-lo a critério do leitor, deixar que o leitor identifique qual é o seu Grade Talvez); o labirinto e a pergunta: COMO sairemos desse labirinto – que também é subjetivo.

    Enfim. Sou apaixonada por esse livro, por essa história, e pela Alasca. E, se puder, gostaria de deixar como dica o Cidades de Papel, lançado há pouco tempo, mas tão bom quanto.

    Um beijo!
    Ana,
    thefaultinourbooks.blogspot.com

    março 5, 2014 at 5:23 am Reply
  • Anônimo

    Você não achou nenhum erro ortográficos, já eu encontrei um monte.

    março 29, 2015 at 12:33 pm Reply
    • Cassia

      Acho que depende da edição que lemos…

      março 30, 2015 at 11:04 am Reply

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.