Filmes e Séries Mídias

[Filme] A Menina que Roubava Livros

Baseado no bestseller, A Menina que Roubava Livros, conta a linda história de uma corajosa garota que transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Ela aprende a ler com o incentivo de sua nova família e Max, um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape de tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. A Menina que Roubava Livros é uma história sobre sobrevivência e resistência do espírito humano. (Fonte)

 

O filme A Menina que Roubava Livros foi uma das melhores adaptações que já assisti em minha vida. Infelizmente não poderei comparar o livro x filme pois faz algum tempo que li (em 2009 +/-) e não fiz a releitura antes de assistir no cinema. No entanto, devo ressaltar que, em sua maior parte, o filme é bem fiel ao livro.

A história se passa na Segunda Guerra Mundial, onde Liesel é adotada pelo casal Hubermann (Hans ♥__♥), e se vê na obrigação de recomeçar sua vida. Após a mudança de casa a garota conhece Rudy Steiner e se tornam melhores amigos rapidamente. Liesel, com seu jeito meigo e encantador, começa a mudar a vida de todos ao seu redor, principalmente a de sua nova “mamãe”, a srta Rosa, que torna-se uma mulher mais amável e carinhosa.

Aos poucos vamos entrando no mundo particular de Liesel, onde começamos a aprender sobre seus medos e sobre tudo o que lhe faz bem. Uma característica da personagem se destaca bastante: ela não sabe ler, mas sente muita vontade de aprender. Sendo assim, Hans (seu novo pai) começa a lhe ensinar o pouco que sabe, e juntos vão construindo uma ligação muito forte de afeto e cumplicidade.

Tudo fica mais envolvente quando, em uma bela noite, um judeu chamado Max Vanderburg aparece na casa da família Hubermann em busca de ajuda. Em pouco tempo Max e Liesel criam um laço de amizade muito forte e ele a incentiva a continuar seus estudos para aprender a ler/escrever. Quando Max adoece, Liesel faz de tudo para manter Max vivo e então a garota começa a “roubar” livros (ou como ela diria, “pegar emprestado”) e os lê para seu grande amigo na tentativa de salvar sua vida.

As cenas finais do filme foram extremamente fiéis ao livro e devo confessar que chorei (de soluçar) na sala do cinema. Foi muito emocionante e comovente (beijo pro Nenis que cuidou de mim!). Não vou entrar em detalhes sobre os últimos acontecimentos da história para não dar qualquer spoiler aos que não leram a obra, mas recomendo que quem for assistir leve lencinhos de papel porque é muita emoção.

Os atores fizeram um excelente trabalho e a produção também está de parabéns. O filme me marcou tanto quanto o livro, é realmente uma história de tirar o folego. Mas não é apenas uma história sobre uma garota que roubava livros: é uma história sobre uma época que marcou a vida de muitas pessoas, sobre um país que entrou em guerra e onde muitos dos cidadãos não tinham escolhas sobre o próprio futuro; tudo era muito incerto, e Liesel fez grande diferença na vida de todos ao seu redor.

 ***

Alguém aqui já assistiu? Se sim, o que achou? Se não, quais são suas expectativas sobre a adaptação? Deixem suas respostas nos comentários =)
PS: Todas as fotos dessa postagem foram retiradas do Google.

Posts relacionados

14 comentários

  • Reply
    Evelise Ciriraco
    fevereiro 2, 2014 at 1:18 pm

    Oi Cássia!
    faz um bom tempo que li esse livro e não me lembro mais de todos os detalhes… Ainda assim quero muito assistir a adaptação e fiquei muito feliz por ser fiel ao livro que eu pretendo reler. Já estou contando que vou chorar no cinema…
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

  • Reply
    Maressa de Sousa
    fevereiro 2, 2014 at 1:47 pm

    Aiii estou achando que vou chorar muito também! Eu ia ver esse filme hoje mas vai ter que ficar pra sexta-feira :/

    Eu adorei a atriz que escolheram pra interpretar a Liesel. Que linda *—*

    Espero que o filme seja muito bacana porque o livro é um dos meus favoritos!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

  • Reply
    Viviane
    fevereiro 2, 2014 at 4:10 pm

    Quando li A menina que roubava livros pela primeira vez o fiz em ebook, estava sem internet na época mas tinha salvo o PDF no PC, embora não tivesse lido nada sobre ele eu sabia que listava no topo de livros mais vendidos da veja por semana já, então arrisquei. E vou te contar, que linda surpresa, como chorei. Chorei tanto que assim que pude comprei meu exemplar físico, tinha que ter a obra, não podia me esquecer de Liesel. Li o livro de novo e quando soube do filme meio que surtei.
    Meu medo era de colocarem atores meio sem noção e não respeitassem a profundidade da história e de tudo que ela nos fala, da guerra e dos sentimentos, enfim…
    Não tenho cinema na minha cidade, acabei assistindo pela internet e vou te contar, chorei tanto que acabei amanhecendo com dor de cabeça e toda acabada emocionalmente. Belo filme, atores de primeira que me convenceram completamente. Amei, assim que puder vou ao cinema e vou comprar o DVD, preciso tê-lo.
    Linda dica.

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

  • Reply
    Suzi (Vulgo, Emilie)
    fevereiro 2, 2014 at 7:18 pm

    De novo: mais hype ;___;. O problema que tenho com essas coisas é que eu acabo tendo muitas expectativas… e, no final, acabo me frustrando.

  • Reply
    Francine Porfirio
    fevereiro 2, 2014 at 8:25 pm

    Minha flor,
    Eu assisti ao filme hoje, como você sabe, e até pensei em escrever minha opinião, mas a SUA vem totalmente ao encontro da minha. Eu adorei o filme! Foi emocionante! Eles souberam incluir as narrativas da morte no momento certo, assim como equilibraram o drama e a comédia com maestria. Em um momento você ria e no outro não tinha como conter as lágrimas. Adorável! Foi o meu primeiro filme no cinema neste ano, então, considero que comecei com chave de ouro, haha. Vou recomendar o seu post no blog. 😉
    Beijos, querida!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Reply
    Jeniffer Yara
    fevereiro 2, 2014 at 10:21 pm

    Já assisti e toda a minha ansiedade e expectativas foram mais do que atendidas nesse filme, chorei do começo ao fim, foi uma ótima adaptação mesmo. Li o livro ano retrasado, no final dele, mas a estória ainda estava viva em minha memória, o que foi algo realmente bom. Mas o filme em si é uma linda obra cinematográfica <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

  • Reply
    Camila
    fevereiro 2, 2014 at 11:09 pm

    quando li o livro, há uns 5 anos atrás, amei mesmo <3
    quero muito ver o filme 🙂

  • Reply
    O que tem na nossa estante
    fevereiro 2, 2014 at 11:17 pm

    Eu já estou marcando com uma amiga para ir ver. Acho que vou chorar um rio, mas vai valer a pena cada lagrima, porque essa é uma história que está escrita no meu coração também. Amo muito, gosto muito… enfim, um dos livros de minha vida para sempre!

    Bjs, Jaci.

  • Reply
    Guilherme Dias
    fevereiro 3, 2014 at 10:45 pm

    Estou louco para assistir esse filme, não sei bem quais serão minhas reações…
    Gostei do blog!
    http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

  • Reply
    Caroline Centeno
    fevereiro 3, 2014 at 11:26 pm

    Baah guria.
    Não preciso dizer que vou chorar litros e litros depois que for ver esse filme, pois durante a leitura já fiz questão de manchar minhas folhas amarelas xDD
    Só de ver o trailer, o que não é muito….Imaginei que estava sendo fiel desde que a menina era a coisa mais meiga do mundo e lembrar de todas as passagens dá uma pena de ir ao cinema para somente chorar xD
    Realmente "A menina que roubava livros" é um best da minha vida e as frases da morte são as mais significativas , principalmente "Quando a morte conta uma história você deve parar para escutar" *-*
    Ótimo post, guria.

  • Reply
    Ludmila Débora
    fevereiro 4, 2014 at 3:49 pm

    Ai nem preciso falar que amei o texto e que amei mais ainda o filme né?! Já te disse isso mais irei repetir: ESSE FILME FOI TUDO DE BOM!!!! Ainda que como vc, não me recordo certinho do livro por ter lido em 2010 (acho), também achei que foi bem fiel ao que eu lembro do livro *-* ótimo post lindoca <333

  • Reply
    Ju LiteRata
    fevereiro 5, 2014 at 3:57 pm

    Fez diferença inclusive na minha vida. esse livro foi um dos melhores que li até hoje e é bem difícil falar das sensações que senti quando li e para completar o filme também marcou algo em mim. Me arrependi de não ter aguentado para assistir no cinema, sim eu vi online, pois quando estava lá já não era nenhuma surpresa, porém foi emocionante. Liesel é especial, mas para mim os personagens que realmente me tocaram foram Max, Rudy e Hans, não sei explicar pq mas eles me encantaram!

  • Reply
    Iza
    fevereiro 6, 2014 at 11:16 pm

    Esse filme é perfeito, né? Adaptação incrível, linda e emocionante.
    Parecidíssimo com o livro. Tocante.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

  • Reply
    Yasmim Namen
    março 15, 2014 at 4:38 pm

    Pela época citada, eu indico Apátrida! Depois que li não consigo mais pegar livros nessa época, a mensagem é bonita, mas o sofrimento que eu sinto é tanto que eu prefiro não passar por isso. :/
    Obs: Neeeenis, parabéns por ter aguentado o choro da Blinhazinha! <3

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.