Livros Resenhas

[Resenha] – Diário Póstumo de Charlotte


Diário Póstumo de Charlotte
Jairo Sarfati
Editora Novo Século, 2013
272 Páginas

Skoob | Orelha do Livro

“A morte era a única maneira de escapar daquela dor; a dor de meu corpo ensanguentado era menor que a dor de cada risada, era menor do que a dor de ver o rosto de Victor ao saber de tudo aquilo, de minha paixão, principalmente. Quem diria que a morte seria o alívio para toda aquela dor. Não pude mais resistir…” Existe vida após a morte? Será que existe um amor tão forte que conseguiria atravessar uma vida, e florescer em outra? Charlotte é uma garota humilde e fora dos padrões estéticos que mora no subúrbio de Londres, estuda em uma escola particular por ser bolsista. Isolada e sem amigos, ela conta apenas com o seu diário para desabafar, até encontrar um jovem transferido, chamado Victor. Mas o que aconteceria se algo interrompesse a sua vida medíocre e a recolocasse no corpo de uma jovem bonita e de alta sociedade? Será que os seus laços com Victor continuariam tão estreitos? A morte pode não ser o fim para sua história.
O livro Diário Póstumo de Charlotte, de Jairo Sarfati, lançado em 2013 pela Editora Novo Século, fala sobre Charlotte, uma menina simples e muito humilde que infelizmente sofre preconceito em sua escola e acaba apaixonando-se pelo seu colega de classe, Victor.
Charlotte é bolsista em uma das melhores escolas de Londres (onde sempre viveu com sua família), mas apesar de ser muito inteligente, a garota nunca teve amigos e sempre foi motivo de chacota. O maior motivo para que fosse deixada de lado na primeira oportunidade era a falta de dinheiro; no entanto, seu peso (que diga-se de passagem, nem era tão absurdo) atraía mais e mais a atenção de seus colegas de turma que não poupavam palavras para ofende-la. Seu único confidente e amigo era seu diário, onde a garota podia expressar seus sentimentos e desabafar sobre tudo o que acontecia ao seu redor.

Apesar das dificuldades encontradas na escola, Charlotte sempre foi uma grande pessoa: seu maior sonho sempre fora ajudar sua família; suas atitudes não eram típicas de uma pré-adolescente: a garota sempre pensava no futuro, tinha planos, tudo bem definido e arquitetado, e quase nunca “perdia” seu tempo sonhando com um possível príncipe encantado.Mas tudo muda quando Victor, o aluno novo da escola se aproxima da garota. Assim como Charlotte, Victor também é muito tímido e os dois tornam-se amigos rapidamente. Com o passar do tempo Charlotte fica confusa em relação aos sentimentos sobre Victor, já que nunca sentira nada parecido por ninguém e morre de medo de perder a amizade de seu único amigo.

Os sonhos de um final feliz ao lado de Victor se desfazem no momento em que Charlotte – por um acidente – é morta e em seguida (com a ajuda de um anjo muito engraçado e irritante) tem o direito de reencarnar em um novo corpo. Nesse instante Charlotte vê a oportunidade de ter uma nova vida, diferente e melhor do que tudo que já viveu. Mas o próprio anjo lhe diz que ela só está recebendo essa nova chance para que sua missão na Terra seja, de fato, cumprida.

Com o desenrolar da nova vida, Charlotte acaba conhecendo Nina, e a ligação que elas possuem é inacreditável. A vida de Charlotte havia mudado completamente e, aos poucos, ela poderia se aproximar de Victor para que seus sonhos se concretizassem. Nina foi uma personagem de extrema importância para o desenvolvimento da história e para o amadurecimento de nossa protagonista.

O único ponto negativo que encontrei durante a leitura foi o fato de, após sua morte e reencarnação, Charlotte ter se acostumado muito rápido com a nova vida que iria levar. Nossa protagonista sempre teve grande apego pela mãe e irmã, mas isso não foi motivo suficiente para que ela deixasse de curtir a nova vida. Claro que ela não foi totalmente insensível e em alguns momentos até ajudou sua verdadeira família, mas acredito que ela poderia ter levado um pouco mais de tempo para digerir as ideias e aceitar tudo o que estava acontecendo.Narrado pela própria protagonista, o livro trata de assuntos que ainda são polêmicos hoje em dia, como por exemplo o bullying. Uma coisa que me fez pensar muito durante a leitura foi o fato de que, infelizmente, muitos pais deixam de dar carinho e atenção para os filhos em função do trabalho, e as consequências em função desse “abandono” podem ser graves.

A leitura é bem rápida e flui naturalmente. Jairo mesclou trechos de músicas durante os capítulos e tudo ficou muito bem encaixado. O final superou minhas expectativas e devo dizer que foi bem diferente do que tinha imaginado. “Diário Póstumo de Charlotte” é o primeiro volume da série “Os Diários de Londres” e estou demasiadamente ansiosa pela sua continuação.

Posts relacionados

9 comentários

  • Reply
    Samuel Cardeal
    fevereiro 3, 2014 at 11:53 am

    Óooootima resenha! Fiquei curioso pela leitura, principalmente por envolver reencarnção!
    Vontade de conhecer essa gordinha morta!

  • Reply
    Carol Santana
    fevereiro 3, 2014 at 12:15 pm

    Oi Cássia, AMEI seu blog.
    Você conseguiu fazer com que eu ficasse com muita vontade de ler o livro, hahahaha! AMO Londres, e qualquer história que se passe lá então fiquei curiosa demais, principalmente depois de você falar do anjo engraçado e irritante… não imagino! hahahaha

    Beijos!
    http://www.caixa-a-a.com

  • Reply
    Nina
    fevereiro 3, 2014 at 1:10 pm

    Um livro que tem uma personagem com o meu nome, claro, já me chama a atenção de cara.
    Gostei dessa história envolvendo preconceitos a serem superados.
    E se passa em Londres, geralmente os romances ingleses possuem fina ironia e uma narrativa excelente.
    Dica anotada.
    Abraços.

  • Reply
    Natália Alves
    fevereiro 3, 2014 at 2:22 pm

    Olá Cássia!

    Não conhecia esse livro mas fiquei bem interessada na história. É um enredo bem diferente e fiquei com vontade de conhecer a protagonista. Adorei a tua resenha!

    Beijo,
    Naty.

  • Reply
    Jeniffer Yara
    fevereiro 3, 2014 at 5:30 pm

    Nunca tinha ouvido falar desse livro e já me apaixonei pela capa <3 Lendo sua resenha, achei bem interessante a leitura, como é uma série, acredito que vou demorar para ir atrás, por ter outras séries para ler.rs Mas vou deixar na lista de desejados *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

  • Reply
    Inês Gabriela A.
    fevereiro 3, 2014 at 9:38 pm

    Nossa, o livro parece ser bem tenso, principalmente tratando de um assunto delicado como este. Aliás, achei a capa doce demais para abrigar o conteúdo da história, doce demais! De qualquer maneira, a obra me agradou, fiquei curiosa e gosto de uma polêmica!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

  • Reply
    Caroline Centeno
    fevereiro 3, 2014 at 11:22 pm

    Oi Cá.
    Sempre adorei a capa desse livro porque ela é extremamente linda e a sinopse dá a entender que é um livro muito bom ,mas nunca foi algo que fosse me jogar. No entanto adorei sua resenha porque o livro flui rápido , obrigada por apresentar um livro tão bom *-*

    Beijinhos cor de rosa xD

  • Reply
    Francielle Couto Santos
    fevereiro 3, 2014 at 11:27 pm

    Ca, este livro, além de lindo, tem uma proposta maravilhosa. Eu não o conhecia, mas fiquei completamente interessada após sua resenha. Vou até pesquisa aqui, porque realmente adorei as alegorias e a forma como a vida da protagonista dá continuidade. Ótimos comentários!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

  • Reply
    Beatriz Cruz
    março 6, 2014 at 2:49 pm

    estou simplesmente amando o blog… sei lá, essa atmosfera e layout transmitem paz. Já tentei fazer blogs algumas vezes, tenho um bando de conta abandonada por aí, pq nunca consigo manter desse modo. e adorei a resenha ^^ mto interessante, qndo tiver um tempo, talvez procure esse livro

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.