Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

[Resenha] – Eleanor & Park

Eleanor & Park
Rainbow Rowell
Novo Século, 2014
328 páginas

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Imaginem uma história singela em sua (im)perfeição. “Eleanor & Park” é, sem dúvidas, uma incrível narrativa, cheia de altos e baixos, que transmite uma paz, uma sensação surreal e uma vontade de imensa de mudar o rumo das coisas ao decorrer dos capítulos. Pude sentir um aperto no peito diversas vezes durante a leitura que, sem dúvidas, foi de arrepiar.

Park é um mestiço (sua mãe é coreana e muito engraçada) e apesar de viver desde sempre no mesmo bairro, não é muito sociável. A vida de Park é mais do que entediante, levando em consideração que ele vai da escola pra casa, da casa pra escola e faz aulas de luta toda quarta-feira com seu pai. É bem visível que Park possui uma ligação muito forte com sua família, e sempre tenta levar em consideração os conselhos que recebe. Tudo seguia normalmente, até o dia em que Eleanor (uma garota ruiva, esquisita e muito misteriosa) subiu no ônibus escolar e foi obrigada a sentar-se ao seu lado. A partir disso, a vida de ambos muda da água para o vinho e, aos poucos, um encontra no outro um sentido para vida. Ah, o (des)amor.

Diferente de Park, Eleanor não tem uma família feliz e tenta passar o máximo do seu tempo fora de casa. Aparentemente ela é nova no bairro, mas seu padastro vive lá desde sempre. Eleanor divide um pequeno quarto com quatro irmãos e aos poucos vamos conhecendo um pouco sobre sua rotina. A garota carrega consigo um fardo muito pesado de se carregar, mas raramente se abre com alguém, deixando tudo muito subentendido. Eleanor é a mais velha dentre os irmãos, então desde o momento em que aprendera que é melhor engolir alguns sapos dentro de casa para sobreviver, ela tenta passar o ensinamento para eles. Existe um elo muito grande de cumplicidade entre eles, e eu desejei inúmeras vezes tirá-los da história para que pudessem ter uma infância digna.

 A relação de Eleanor e Park vai se desenvolvendo calmamente e é muito inocente. Juntos eles se descobrem como “casal” e são capazes de enfrentar os desafios encontrados no dia-a-dia. Um casal vítima de chacota, uma vez que Eleanor não é o tipo de garota perfeita e sofre muito preconceito por isso. Mas é extremamente emocionante todos os encontros de Eleanor e Park. Existe uma emoção muito forte em cada um e a autora soube trabalhar com as características da personalidade dos personagens, sem deixar nada muito forçado. Apesar de não assumirem, eles possuem uma ânsia muito grande dos momentos em que ficam juntos. Park é mais “aberto” e sempre que encontra uma oportunidade se declara para Eleanor; Ela é mais fechada e tem muito medo de assumir os sentimentos (e de enfrentar as consequências que podem surgir por conta da relação). É tudo tão natural… E a forma que o casal enfrenta os desafios é surpreendente e triste ao mesmo tempo.

Me apeguei muito ao casal e ao livro como um todo, acredito que foi um dos melhores livros que li em 2014. Não digo isso apenas porque entrou para minha lista de favoritos, mas porque é uma história simples, serena, com uma pitada de maldade, e a esperança é bem visível em todos os momentos. A história é datada na década de 80, e acredito que podem ter existido muitos casais com uma história parecida com a de Eleanor e Park, uma vez que a violência doméstica ainda era um grande tabu e famílias eram destruídas pelo egoísmo alheio. As mulheres (como é o caso da mãe de Eleanor) eram muito submissas aos maridos, e geralmente o que eles falavam era lei.

A escrita da autora é contagiante e não dá vontade de parar de ler. Me lembrou bastante a escrita de Green em “Quem é você, Alasca?” e isso fez com que a obra ganhasse mais pontinhos no meu coração. A história em si, apesar de trágica – e um pouco clichê – é cativante e a leitura flui naturalmente. Um ponto que necessito ressaltar é sobre a maravilhosa trilha sonora que é apresentada no livro. Só pra deixar vocês com água na boca, vou adiantar que tem muito de Smiths e Beatles dando um toque especial em cada situação vivenciada pelos personagens. Estou com muitas sensações borbulhando dentro de mim para tentar descrever quão único “Eleanor & Park” é, mas não consigo encontrar palavras para dividir tais sentimentos com vocês. Para finalizar, deixo uma dica: Se tiverem a oportunidade de lê-lo, aproveitem cada detalhe da história.

 

• Quotes

Fonte: We♥it

“- Só queria partir essa música em pedaços – ela falou – e amar todos até a morte” – Página 62

“Às vezes, parecia que ela jamais poderia fazer por Park algo similar ao que ele fazia por ela. Era como se ele despejasse todo um tesouro sobre ela a cada manhã sem nem refletir sobre seu ato, sem notar quanto tudo aquilo valia.” – Página 101
“Se ela tinha saudade?
Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dele em torno dela feito um torniquete.
Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo.” – Página 158
“- Eu quis dizer que… Eu quero ser a última pessoa que vai te beijar… Sei que soa mal, como uma ameaça de morte ou algo assim. Quero dizer que você é a única. Não quero mais nada.” – Página 239

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Samuel Cardeal

    Adorei a resenha, esse livro parece ser intenso, e eu tenho uma inclinação para coisas dramáticas e sofridas.

    Lindo desenho nos quotes.

    Agora eu vou ter que ler esse livro!

    Beijo na teste

    responder
  • Lygia Netto

    <3
    Coisa-mais-linda-esse-livro-amo-pra-sempre! <3

    Ficou fofo a parte de quotes e a imagem no final…vc falou tudo…acabei tbm me apegando ao casal, e a serenidade e sensibilidade da autora para tratar dos assuntos mais pesados de Eleanor!

    Favoritado também!

    Beijos!
    Lygia – Brincando com Livros

    responder
  • Caroline Centeno

    AH, CÁ!
    Que quotes mais maravilhosos…Vou morrer senão conhecer essa tragédia. VOCÊ VAI PAGAR ESSA CONTA ;—; ASUHAUSHSAUH
    Brincadeira, esta é a resenha mais linda do mundo e me dá uma segurança enorme de o que se trata o livro para não comprar e acabar me decepcionando.
    Baah! Eles são muito fofos <3

    responder
  • Iasmin Cruz

    Desde que vi esse livro, morro de vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade,

    http://www.iasmincruz.com

    responder
  • Francine Porfirio

    Que resenha linda! Eu já desejava esse livro, simplesmente por ser um casal um tanto geek. E também por envolver um personagem mestiço de coreano… ADOOOOORO homens coreanos. Como toda dorameira, sei o poder "seduzente" que eles têm! (kkkk). Aliás, escrever "seduzente" ou "sedutivo" propositalmente errado é uma alusão ao quão fora do ar eles podem deixar uma mulher… *baba*.
    Deixando de lado meu surto dorameiro, sua resenha só me fez desejar ainda mais ler o livro! Adorei você ter incluído os quotes favoritos… Eu passei a fazer isso nas minhas resenhas, porque acho que dão ao leitor a opotunidade de ler um pouco da narrativa do autor. <3
    Com certeza, Eleanor e Park subiram de nível e entraram para os TOP desejados (rs).
    Beijos, linda!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    responder
  • Clube das 6

    Olá! Nossa, eu ando vendo muita gente falando bem sobre esse livro e até que to com uma pequena vontade de ler, mas duvido que eu vá fazer isso por ser um livro que contenha romance (evito esse gênero o máximo possível, coração de pedra ahaha). Mas pelo que tenho lido nas resenhas acho que deve ser muito lindo e maravilhoso para quem curte esse estilo! Já até dei essa dica para as meninas do blog que gostam de romance 🙂 Adorei a resenha!

    Beijos
    Débora – Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    responder
  • Ananda Dias

    Oi, Cássia!

    Eleanor & Park é um livro lindo.

    Gostei muito da sua resenha, a forma sutil que a autora escreveu os livros foi excelente e você conseguiu passar isso enquanto escrevia a resenha.

    Acho que todo mundo deveria ler E&P, né? <3

    Beijos!

    responder
  • Kamila Andrade

    Assim que vi esse livro na livraria fiquei com vontade de ler, mas depois acabei desistindo quando uma amiga minha, que tem um gosto bem parecido com o meu, leu e não gostou, porém lendo sua resenha fiquei com vontade de ler, amo livros que têm sua própria trilha sonora e se a escrita for parecida mesmo com a de "Quem é você, Alasca?" é muito provável que eu ame, hahaha! Vou me render e ler! 🙂
    Bjs!
    Kami
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    responder
  • Yasmin

    Só por saber que duas das minhas bandas favoritas estão sendo citadas, já ganhou alguns pontinhos comigo hahaha
    Este livro parece ser o novo queridinho, só vejo opiniões positivas sobre.
    Por adorar coisas desse gênero, eu me sinto obrigada a adicioná-lo a minha listinha.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    responder
  • Greice Blogando Livros

    Estou louca para ler este livro mas já li que vai virar filme pelo sucesso que está tendo! Mais um que vai para minha lista de leitura. E para a lista de filmes que vou ficar aguardando ansiosamente para ler!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    http://www.amigasemulheres.com

    responder
  • Débora Alves

    Já é a segunda resenha desse livro, estou muito curiosa pra ler ♥-♥
    Amei a resenha, beijos.
    sorrisoselivros.com

    responder
  • Wandressa

    Nossa que vontade de ler esse livro! Achei ele super legal, sério! E amei a capa!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    responder
  • Alice Aguiar

    awm esse livro parece ser bem fofo. e como os personagens me encantam e eu nem li ainda.
    Seguindo o Coelho Branco

    responder
  • Ana Paula Lima

    Oiii,

    Esse mês eu vou a falencia facil, facil.

    Adorei sua resenha. A capa é muito lindinha, e agora eu preciso ler HAHAH.

    Beijinhos,

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br

    responder
  • Maiah

    Oi Cássia, tudo bem?
    Já vi algumas resenhas sobre esse livros e todas falam super bem dele!
    Estou muito curiosa para lê-lo e espero em breve adquiri-lo. Achei a capa dele muito linda <3 e amei a sinopse também 🙂
    Sua resenha ficou ótima.

    Ah, te marquei em uma tag no meu blog! Dá uma conferida…
    Beijo :*
    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    responder
  • Jeniffer Yara

    AI MEU DEUS, sabia que esse livro é LINDO e muito muito muito bom. Sua resenha me comprova isso (confio na sua resenha). Fiquei super curiosa quando vi a primeira vez sobre ele e ainda estou pois comprar o exemplar que é bom, ainda não deu u.u rs Muito bom saber que a gente se apega ao livro e essa trilha sonora LINDA também presente nele *O*
    Amei a resenha <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    responder
  • Ana Lima

    Esse livro é maravilhoso MESMO Cá!
    Que bom que você curtiu e aceitou minha dica hahah

    Ele despertou diversos sentimentos em mim – me fez lembrar como é esse comecinho da paixão, como tudo é lindo e gostoso. Sem contar a vontade de interferir na história dezenas de vezes! É um livro sensacional.

    Beijos!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    responder
  • Andressa Oliveira

    Gente, NECESSITO desse livro. Sinto como se todo mundo já tivesse lido menos eu. Já estava louca para ler, depois dessa resenha então estou surtando por não ter dinheiro no momento para comprar >< Livros com trilha sonora perfeita são meu ponto fraco, amo essas referências musicais… e esses quotes? Nossa, preciso preciso preciso desse livro! rs

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    responder
  • Luan Sampaio

    Cááhhhh !!! Que ótima resenha 😀 Adorei ! O livro é bem falado e só vejo resenhas positivas dele , me deixou com gosto de quero mais com esse livro haha 🙂 Vou ver se consigo compra-lo espero gostar dele bastante =)
    Nossa essas quotes estão me matando ajajaajaj NECESSITO URGENTEMENTE !
    Beeijos e Boas Leituras *-*
    Um Grande Vício Literário

    responder
  • Rosana

    Esse livro está na minha lista de leitura para o mês de maio, de acordo com a resenha tem tudo para ser lindo!

    responder
  • Cassia Lima

    Oi xará!!! o/

    Eu comprei o livro com uma expectativa enooorme, mas não imaginava que ele teria um tema profundo e uma história leve… ^^

    Apesar de não ter gostado tanto de 'Quem é você, Alasca?' vou ler E&P sem preconceitos, amo histórias com personagens mais reais tanto quanto amo ficções e, pelo que li na sua resenha, esse tem um mundo bem nosso… quantos casais semelhantes a eles não existiram? ^^

    Espero gostar tanto quanto vc!!!

    Boa leitura!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia

    responder
  • Livy

    AMEI SUA RESENHA =)

    há tempos vi este livro, todos comentando o quanto é lindo e fofo, mas não tinha realmente parado para observá-lo. Não tinha lido a sinopse e nenhuma resenha ainda, e então resolvi ler a sua. E QUERO O LIVRO <3

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    responder
  • Lara Melo

    Oi! Li esse livro ainda em inglês quando ninguém nem comentava sobre ele, é muito bom saber que agora que ele chegou no Brasil as pessoas estão se interessando.
    Acho essa uma leitura obrigatória e muito interessante, pois trata de assuntos que deviam ser mais conversados (exclusão, agressão, etc.).

    http://www.whoisllara.com/

    responder
  • Juliana Lira

    Cah

    Que lindo esse ultimo quote!!! FOi a primeira coisa que quis comentar OW. Eu tô com esse livro pra ler e vc me convenceu a passar ele na frente. Depois de Métrica vai ser o meu próximo.
    Só fiquei preocupada porque vc falou que é meio trágico, aí deu um pouco de medo, mas vamos que vamos! rs
    Outro que quero ler é Quem é vc Alasca, se parece com os livros do Green já ganha pontinhos extras.

    Beijos

    http://www.reticenciando.com

    responder