Livros Resenhas

[Resenha] – Presságio – O Assassinato da Freira Nua

Presságio: O Assassinato da Freira Nua
Leonardo Barros
Novo Século, 2012
224 páginas

Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.

“Presságio” foi um livro que instigou minha curiosidade e fez com que meu lado ~detetive~ assumisse meu corpo durante a leitura. Apesar de ser uma história com uma base estruturada, não foi uma leitura que me agradou tanto. Achei muito interessante como o Leonardo trabalhou e elaborou os personagens e suas conexões, mas a personagem principal não me cativou o bastante.A história é baseada no fato de que, em um curto período de tempo, duas “freiras” são assassinadas – utilizei aspas porque em um dos casos, a vítima estava apenas fantasiada como tal. A primeira vítima foi uma freira que trabalhava como professora em um famoso colégio e, aparentemente, havia sido seduzida pelo assassino. Enquanto a segunda era uma jovem com alguns inimigos e fora assassinada durante uma festa. As duas mortes tiveram as mesmas características, fazendo com que os leitores (e os próprios personagens) considerem que existe um serial killer presente no livro.Durante a festa em que a segunda freira foi assassinada, podemos conhecer um pouco mais sobre Alice – personagem principal – e suas “visões” (clarividência). Para que Alice consiga ter alguma visão, é necessário que ela seja estimulada sexualmente, e isso me deixou um pouco intrigada (em alguns momentos ela faz coisas inusitadas para sentir prazer e isso foi assustador). Acredito que o lado mais sexual seja uma característica do autor, pois pelo que pesquisei ele usa essa artimanha em outras obras. O fato é que Alice presenciou que alguém estranho estava na festa em que a colega fora assassinada e decide que precisa ajudar nas investigações do crime.
No entanto, sempre que conta sobre seu “dom” para alguém, Alice vira motivo de chacota e quase ninguém acredita em suas palavras. Sendo assim, a garota decide que desvendará o mistério sozinha, nem que para isso tenha que passar por terríveis apuros.

Por apresentar uma personalidade um pouco infantil, tive raiva de Alice muitas vezes durante a leitura. A impressão que tive era a que ela queria aparentar ser algo que não era; Os demais personagens conseguiram me agradar, uma vez que a presença dos mesmos não foi exagerada – nesse quesito o autor soube balancear as coisas; Além disso, de alguma forma todos os personagens tinham alguma coisa para esconder, então o mistério de quem assassinou as freiras foi bem instigante, o que prendeu bastante minha atenção nos momentos das investigações.
Um fato que me deixou bem irritada (ainda sobre Alice) foi o de ela querer passar por cima de tudo e por todos apenas porque ela acreditava em suas visões; nem as autoridades a garota respeitava. E assim a narrativa segue, tendo Alice como um foco principal de toda trama: tentando fazer com que tudo gire em torno da sua suposta verdade.

Apesar de ser uma ótima história de investigação/policial, o enredo em si não me cativou o suficiente, porque eu realmente esperava um pouco mais da obra como um todo. Não existe uma grande tensão sobre os mistérios, e a história tem um foco maior no dom de Alice. Apesar disso, o final foi arrebatador, pois o autor fez uma grande reviravolta e fechou a obra com chave de ouro. No mais, vale ressaltar que a escrita do autor é excelente e que a leitura é muito válida.

Posts relacionados

11 comentários

  • Reply
    Janna
    maio 26, 2014 at 1:42 pm

    Oi Cá, realmente a sinopse nos atrai, assassinato de freiras é algo que chama a atenção…mas ao ler sua resenha fiquei com um pé atrás com a leitura, porém ao concluir a leitura você viu que o final valeu a pena…então sendo assim é um livro que posso ler com certeza. Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

  • Reply
    Francine Porfirio
    maio 26, 2014 at 2:05 pm

    Cássia-flor! Também tenho enorme curiosidade em ler este livro… Fico feliz em saber que vale a pena conhecê-lo. Imaginei, lendo as resenhas dos blogueiros, que o autor desse maior enfoque ao dom da Alice. Mas não sabia que ela era tão "chatinha", kkkk. Eu também estabeleço uma relação de amor-ódio por personagens assim. Waaaaa! Geralmente me deixam maluca (rs).
    Com certeza ainda lerei o livro. Quero muito conhecer a narrativa deste autor.
    Ótima resenha, como sempre!

    Beijos, linda!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Reply
    Silvana Sartori
    maio 26, 2014 at 7:08 pm

    Oie linda, tudo bem?
    Olha eu tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, porque você captou tudo de melhor do livro e me deixou bastante curiosa, até porque ainda não tive chance de ler. Tenho visto muito bons comentários sobre ele e espero gostar bastante, até porque com mistério policial eu gosto bastante. Espero que quando eu o pegar pra ler eu fique satisfeita com a leitura =]

    Enfim…Parabens querida e se cuida
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

  • Reply
    Ane Reis
    maio 26, 2014 at 7:28 pm

    Oie Cássia =)

    Já li muitas resenhas positivas desse livro, mas infelizmente ele não fá meu estilo.
    Não é uma leitura que eu descarto, mas não é minha prioridade.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  • Reply
    Andreza Sant'ana
    maio 26, 2014 at 7:39 pm

    Já tinha lido algumas resenhas dele no Skoob e fiquei com vontade de ler! Infelizmente, ando sem tempo para lê-lo :/ Quem sabe daqui há algum tempo? Afinal, esse tema atrai muito minha atenção!

    Comecei um blog de livros hoje, mas já tenha uma resenha esperando você!
    Estou seguindo! Beijos!

    Blog Literamagia

  • Reply
    Raissa Martins
    maio 26, 2014 at 8:37 pm

    Eu acho que já assisti a um filme com essa mesma proposta, porém um livro assim deve ser bem interessante. Valeu pela dica!

    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

  • Reply
    Julia G
    maio 27, 2014 at 1:25 pm

    Oi Cássia, eu estou meio correndo dos livros policiais, não por qualquer motivo racional, mas simplesmente não estou com vontade de qualquer leitura assim. No entanto, geralmente gosto do gênero, e alguns são realmente bons. Esse, apesar da premissa, parece ser um tanto irritante. Não fiquei com a mínima vontade depois dessa resenha.

    Beijos

  • Reply
    Ana Paula Lima Miranda
    maio 27, 2014 at 1:33 pm

    Oii,

    Eu adoro livros com essa tematica de investigação, visões, mortes e tals. Não conhecia o autor, mas até que me interessou…

    Beijinhos,

    EC&M

  • Reply
    Marco Antonio Marco Antonio Sousa da Silva
    maio 28, 2014 at 11:51 am

    Olá Cássia,

    Já li algumas resenhas desse livro, algumas positivas e outras nem tanto, ainda tenho dúvidas em relação a ele…abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

  • Reply
    Leitor Sagaz
    maio 28, 2014 at 6:48 pm

    Eu li este livro e gostei bastante, não tive problemas com Alice, afinal achei ela super louca e ficava esperando ela se dar mal kkkkk

    Mas o livro é muito bom e já recomendei para vários amigos e leitores do blog.

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita 😉
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

  • Reply
    Livy
    maio 30, 2014 at 1:29 am

    Oi Cá =)

    Complicado estes livros que tem uma boa premissa mais pecam no enredo. Mas ao todo parece ser um livro bem interessante, eu gosto deste estilo. Se eu tiver a oportunidade um dia, lerei.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.