Livros Resenhas

[Resenha] – Peter Pan

DSC_0086

Que criança nunca desejou não crescer e continuar vivendo intensamente e radiante para sempre? Às vezes eu me lembro de quando era beem mais nova e aproveitava tanto o meu tempo, dava risada por coisas simples, reparava nos detalhes do dia-a-dia e qualquer coisinha me deixava feliz. E sim, eu desejava ser criança para sempre… E até já quis viver na Terra do Nunca.

O primeiro contato que tive com Peter, Capitão Gancho, com os meninos perdidos e com Wendy foi através da história Disney. Obviamente que nem tudo são flores, e a história original não é tão romantizada e feliz como o clássico dos desenhos que todos devem conhecer. Mas nem por isso o livro Peter Pan deixou a desejar, e acabou se tornando uma leitura bem prazerosa.

Nesse livro conhecemos a história de Wendy e seus irmãos (Miguel e João), que quando menos esperam partem para a Terra do Nunca ao lado de Peter e Sininho. A ideia de Peter era transformar Wendy na mãe dos meninos perdidos, uma vez que eles moravam sozinhos na Terra do Nunca. Porém, o ciúme de Sininho e o histórico de desavenças entre Peter e Gancho fizeram com que Wendy e seus irmãos vivessem as mais emocionantes aventuras.

Minha opinião sobre o personagem Peter Pan ficou muito dividida. Em alguns momentos ele me deu muito orgulho, dando um tapa na sociedade sobre como mulheres tem sim seu valor… Mas logo em seguida ele agia com atitudes machistas e menosprezando o valor de Wendy. Eu sei que esse livro foi escrito há muito tempo e que (infelizmente) a realidade era outra. Mas esse tipo de atitude me deixou um pouco decepcionada. Wendy também ficou muito dependente de Peter, e acabava acatando a tudo o que ele falava.

A minha edição é uma edição comentada, ou seja, o tradutor dá algumas explicações a respeito de referências encontradas na história e até mesmo sobre como foi a criação do personagem Peter Pan. Eu adorei saber que, primeiramente, a história era uma peça de teatro e depois se transformou em um livro. Além dos comentários, o livro também contém várias ilustrações maravilhosas que fazem referências aos capítulos narrados.

Apesar de ser um livro relativamente curto (um pouco mais de 200 páginas), eu demorei um pouco para finalizar a leitura da obra. Acredito que isso aconteceu porque a linguagem utilizada não é a que estou mais acostumada. No mais a leitura de Peter Pan foi como sair da minha zona de conforto e acabei me surpreendendo com a obra como um todo. Eu até cogitei que poderia ter feito a leitura dessa obra quando era mais nova, mas fiquei com uma sensação de que eu não conseguiria absorver tanto da história. O livro está recomendado, porém acredito que a leitura deve ser feita sem muitas expectativas, porque Peter Pan é um livro oito ou oitenta.


 Editora: Zahar

ISBN: 9788537808900

Autor(es): J M Barrie

Páginas: 224 páginas

Ano: 2012

Adicione no Skoob

Posts relacionados

1 comentário

  • Reply
    Letícia Valle
    julho 30, 2016 at 10:14 pm

    Oi, Cássia!

    Faz muito tempo que quero ler a história que deu origem ao desenho animado de Peter Pan. Também sou uma das garotas que cresceu assistindo aos filmes da Disney, embora isso me faça ter um certo medo das versões originais de todos os desenhos, que, como você disse, quando adaptados se tornam mais leves. Lendo sua resenha, minha curiosidade a respeito dele aumentou. Talvez eu finalmente dê uma chance a ele, mas estou receosa de não ter uma opinião muito boa a respeito. Espero poder curtir a história. Beijos!

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.