InLivros

[Resenha] – Garoto encontra garoto

 

Garoto encontra Garoto – no original Boy meets boy – foi escrito por David Levithan (mil corações para ele!) e publicado recentemente pela Editora Galera Record. Adianto que a obra é envolvente, emocionante e existe uma relação com a realidade muuito bem trabalhada pelo autor; a leitura resultou em um apanhado de sentimentos e digo sem medo que todos deveriam lê-la. Mas preparem-se para uma montanha russa de sensações nesse fantástico romance!

Durante a história conhecemos Paul, um garoto que sabe o que quer, mas que está em busca de ‘algo a mais’ em sua vida. Por ser assumido como homossexual desde pequeno, Paul acaba tornando-se uma referência para os demais alunos da escola onde estuda. Quando menos espera, nosso protagonista acaba conhecendo Noah, resultando em uma volta de 180 graus em sua vida.
Noah tem uma personalidade um pouco diferente de Paul, mas os dois se completam de uma maneira tão única e tão intensa, que tive vontade de chorar (de raiva, de emoção) em determinadas partes da história. O sentimento deles é cativante e simplório ao mesmo tempo.Para conquistar seu pretendente, Paul pede ajuda a seus fiéis amigos: Joni, Tony e Infinite Darlene. Mas como nem tudo são flores, alguns acontecimentos acabam abalando a amizade – e até mesmo a paquera –  e em alguns momentos Paul sente-se sozinho no mundo – é nesse momento que outros personagens importantes para a obra aparecem.

A história gira em torno da paquera, da amizade e das burradas de Paul. Pude perceber que o personagem em questão queria agradar todos da melhor forma possível – não para sair como bonzinho, mas porque ele raramente conseguia ver alguém sofrer e não fazer nada a respeito. Por conta disso, Garoto encontra Garoto retrata traços da realidade de uma forma poética; através da obra podemos acompanhar o amadurecimento de relações de uma forma simples e singela. Deixei um pedaço do meu coração nesse livro!

Os personagens secundários me encantaram tanto quanto Paul Noah. Achei superinteressante cada um ter certo destaque em determinado ponto da história. Dessa forma, a narrativa fluiu naturalmente, e me senti parte desse grupo tão diversificado. Porém, a personagem que mais me cativou foi Infinite Darlene, uma vez que o capitão-do-time-e-drag-queen mostrou-se mais confiante, interessante e amiga* na maior parte do tempo (além de não ter medo de mostrar seu verdadeiro eu). Apostei todas minhas fichas em Infinite e não me arrependo disso.

A leitura dessa obra foi uma experiência muito intensa, muito sincera e muito real. Adorei a forma como David trabalhou o enredo, o valor da amizade, os personagens – principalmente a aceitação de cada um sobre quem realmente era – e como a história foi finalizada. Garoto encontra Garoto é um livro clichê, escrito de uma maneira única, engraçada e envolvente.

*Sim pessoal, coloquei no feminino porque nossa personagem é uma mulher em um corpo de homem!

Quotes

Fonte

“Sinto vontade de flutuar, porque é simples assim. Ele está feliz que eu o encontrei. Eu estou feliz que o encontrei. Não temos medo de dizer isso” – Página 36

“Eu não acredito em abraços parciais. Não consigo suportar gente que tenta abraçar sem se tocar. Um abraço deve ser completo.” – Página 119

“Quando um primeiro encontro dá certo, é assim:
Você sente a emoção de abrir a primeira página de um livro.
E sabe, instintivamente, que vai ser um livro bem longo.” – Página 235

Editora: Galera Record

ISBN: 9788501047779

Autor(es): David Levithan

Páginas: 240 páginas

Ano: 2014

Skoob | Orelha de Livro

* Livro cedido para resenha pela Editora
25

You may also like

25 Comments

  • Paty Souza

    Oi Cássia.
    Se é do David é bom.
    Nenhuma resenha até o momento conseguiu despertar tanto meu interesse pelo livro como a sua, encontrei aqui pontos que me despertaram para a leitura.

    "Deixei um pedaço do meu coração nesse livro!"….torcendo pra que a leitura tenha o mesmo efeito comigo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    outubro 23, 2014 at 10:44 am Reply
  • Sergio Henrique

    Oi, Cássia!

    Como disse a Paty: "Se é do David, é bom". Já li Todo Dia e Will & Will… estou louco para completar a minha coleção dele. Necessito desse livro, já que a forma de escrita e os temas abordados pelo autor fazem eu me identificar com a obra! Espero adquirir logo o meu!

    Até logo,
    Sérgio H.

    http://www.decaranasletras.blogspot.com

    outubro 23, 2014 at 1:38 pm Reply
  • Jessica Oliveira

    Oi Cássia!
    Eu adoro o David e desde que vi que a Galera Record iria lançar Garoto encontra Garoto, fiquei super ansiosa para lê-lo. Já comprei o meu exemplar e estou esperando ansiosamente ele chegar. <333

    Beijos!
    Books and Movies
    http://www.booksandmovies.com.br/

    outubro 23, 2014 at 4:09 pm Reply
  • ­­Silviane

    Oi!
    Apesar de gostar do tema abordado pelo livro, ele em si não me chamou tanto a atenção. Talvez é o tipo que eu leia quando a fila estiver menor.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    outubro 23, 2014 at 6:09 pm Reply
  • Viviane

    " Deixei um pedaço do meu coração nesse livro!" Quando li isso vi que sua resenha lindíssima não precisaria de mais nada para me convencer de que necessito desse livro.
    Adorei a forma sútil e doce como você escreveu sua opinião sobre a obra. Posso até correr o risco de ser injusta com todas as outras resenhas que já li aqui no seu blog Cássia, mas essa foi a que mais me emocionou, juro.
    Obrigada por me passar isso e pela dica de livros tão lindo, vou ler o mais rápido que e puder.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    outubro 23, 2014 at 10:04 pm Reply
  • Amanda Chieregatti

    Oi, Cássia, tudo bem?
    Adorei sua resenhaaa! Mesmo.
    O único livro que li do autor foi "Invisível" e gostei bastante da escrita mais reflexiva dela. Eu já estava curiosa para ler esse livro (mas não havia gostado desse coração partido na capa…. logo achei que o casal não daria certo e tal), mas após sua resenha, minha vontade de ler voltou com tudo.
    Nem li ainda, mas já simpatizei com a DIVA (pq deve ser uma diva, mesmo!) Infinite Darlene. hahah Amei esse nome, já começa por aí. hahah

    Enfim, parabéns pela resenha!!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    outubro 23, 2014 at 11:06 pm Reply
  • Livros Encantos

    Ola Cass lindona gostei muito da sua resenha e observações com relação ao livro, o autor tem ótimos livros vou colocar esse na lista . Um livro diferente para se ler. beijos

    Joyce
    www;livrosencantos.com

    outubro 24, 2014 at 11:55 am Reply
  • Amanda Larsen

    Oii!
    Quero muito ler esse livro, que amoor <3 Quero acompanhar o autor e os livros *-*
    Flor, o blog Doce Literário mudou de layout e domínio novo, espero sua visita *—*
    http://www.doceliterario.com/

    outubro 24, 2014 at 4:30 pm Reply
  • Patricia Caroline

    Oi Cassia, tudo bem?
    Ainda não li e não me interessei muito por nenhum dos livros do David, apesar de todos os comentários que li a respeito do autor serem positivos…
    De qualquer forma, gostei da sua resenha e da maneira como passou as sensações que teve durante a leitura. Realmente parece ser uma história que mexe bastante com a gente rs
    Beijos e boas leituras!

    outubro 24, 2014 at 4:58 pm Reply
  • Matheus Rocha

    Olá

    Mil corações pro Levithan. Das coisas que já li dele, concluo que seja um dos melhores autores de YA que existem. Seus últimos lançamentos têm me chamado bastante a atenção, tanto pela capa quanto resenhas positivas das obras. Espero poder ler Garoto Encontra Garoto assim que eu conseguir, acho que será uma leitura fácil e que me prenderá certamente.

    Abraço!
    http://www.umomt.com

    outubro 24, 2014 at 8:08 pm Reply
  • Taty Assis

    Oi!

    Primeira resenha que leio do livro, e já quero!!
    Ainda não li nada do David, estou com Will & Wiil, mas só fico na enrola e não leio rsrs
    Eu gosto do tema que o autor abordou em "Garoto encontra Garoto", é diferente, não muito abordado, mas que ultimamente vem ganhado espaço na literatura, e eu acho isso o máximo!

    Enfim, adorei a resenha!
    E ahhh, eu amei essa capa <3
    Beijinhos!

    outubro 24, 2014 at 9:34 pm Reply
  • Geração Leitura

    Cá, sua linda
    Você me fez ficar com o coração apertado com este livro. Ainda não li nada do David e tenho Will e Will, mas nao li ainda! Todo mundo fala da sensibilidade narrativa dele e eu adoro isso.
    Já sei que vou amar este livro assim como você. Adoro este clichê adolescente, paquera, encontro, burradas e me identifiquei com o Paul, principalmente nesta parte: "Pude perceber que o personagem em questão queria agradar todos da melhor forma possível – não para sair como bonzinho, mas porque ele raramente conseguia ver alguém sofrer e não fazer nada a respeito.".
    Fiquei muito feliz com as suas colocações e quero muito ter este livro em mãos e me aventurar por suas páginas. Adoro livros que deixam um pedaço dos nossos corações em suas páginas!
    Aceito de presente de natal ou presente de mês de novembro que tá chegando 🙂 #ficadica

    Esse segundo quote?? <3 MINHA VIDA SÃO ABRAÇOS APERTADOS, VERDADEIROS!!

    Linda resenha! <3

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    outubro 24, 2014 at 9:36 pm Reply
  • bruna lombardi

    Esse livro parece uma gracinha, e gostei muito dos quotes que você postou! Adoro o jeito como David Levithan constrói seus personagens, embora eu só tenha lido Will & Will. Vou colocar este na minha lista também.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    outubro 24, 2014 at 11:12 pm Reply
  • Ana Gabriela

    Tô doida pra ler esse livro, ia comprar ele numa promoção da submarino, mas sdds dinheiro. Chorei 🙁 http://belapsicose.blogspot.com

    outubro 25, 2014 at 2:01 pm Reply
  • Dreeh Leal

    Cassia, ainda não li nada do David, da para acreditar?! Toda a critica aos seus livros fala sobre a sua capacidade de encantar e envolver.. A sinopse não me chama muito a atenção, mas essa sua entrega a leitura é contagiante. Espero ter a oportunidade de ler e me encatar assim tambem..

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    outubro 25, 2014 at 6:04 pm Reply
  • Jéssica Rodrigues

    Oi Cássia. Eu estou desesperada para ler algo do David. Só leio comentários positivos dos seus livros e fico cada vez mais animada. Fiquei interessada na história e adoro quando os personagens secundários são importantes pro livro. E espero gostar do livro tanto quanto você.

    Beijos
    Leitora sempre

    outubro 25, 2014 at 7:21 pm Reply
  • Chrysthie Audi

    Olá,
    Acho que esse tema nas mãos do Levithan deve ter se tornado mágico além de poético.
    Cada livro do autor tem suas peculiaridades, então fico curiosa para ver por onde o autor levou os personagens!
    Lerei com certeza!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    outubro 25, 2014 at 8:58 pm Reply
  • Ju

    Saber que você deixou um pedaço do seu coração nesse livro até me deixou um pouco tentada a ler, mas a verdade é que li Invisível do autor essa semana e não curti, então no momento não estou interessada em ler mais um livro dele. Achei muito legal isso dos personagens secundários terem destaque, cada um em algum momento da história, e também o fato dos relacionamentos amadurecerem de uma forma simples e singela, mas vou deixar passar a dica por enquanto.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    outubro 26, 2014 at 12:04 am Reply
  • Paulo Henrique

    Olá

    O David sempre com suas idéias mirabolantes encantando e emocionando seus leitores. Não me interessei pelo livro, mas gostei muito da resenha e da forma como você descreveu a personalidade de cada personagem, que neste caso não parece ser algo simples.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    outubro 26, 2014 at 2:56 pm Reply
  • Aline Gonçalves

    Oie, tudo bom?
    Eu só li um livro desse autor, mas quero ler esse porque tenho lido bons elogios sobre a história. A premissa me lembra outro livro e acredito que irei me emocionar com os personagens. A narrativa é previsível, mas minhas expectativas permanecem altas porque é um livro que leva a uma reflexão.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    outubro 26, 2014 at 6:05 pm Reply
  • Cila - Leitora Voraz

    Oi Cássia, sua linda, tudo bem?
    Parece ser uma linda história, suas palavras me emocionaram e me fizeram refletir:
    Viver é tão difícil as vezes, não é mesmo??? "Se sentir sozinho", acho que todo mundo em algum momento se sente assim, é inevitável. Daí surge a necessidade de pertencer a algo, ou a alguém, para se sentir inserido novamente, parte de um todo, com sentido, e parece que o autor promoveu esse encontro. Só gostaria que nesse processo as pessoas fossem leais a quem são e não se perdessem justamente para se adaptar. Todos somos únicos e importantes, cada um com seu jeitinho.
    Adorei a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    outubro 26, 2014 at 11:33 pm Reply
  • Larissa - Srta. Bookaholic

    Já li dois livros do David e amei ambos, por essa razão fico sempre interessada ao ver outro livro do autor, embora ache que os livros dele sempre tratem de temas parecidos, eu acredito que ele consiga inovar sempre, então vale a pena ler oo/ E Garoto encontra garoto deve ser muito fofo, pela sua resenha fiquei imaginando uma história tão linda, espero ter oportunidade de ler oo/

    Beijos :*
    Larissa – http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    outubro 27, 2014 at 3:13 pm Reply
  • Kel Araujo

    Oi Cássia, tudo bem?

    Eu to doida pra poder ler esse livro. Gosto muito da escrita do David muito boa, é tão fácil ler os livros dele… imagino que essa leitura deve ser muito fofa. Vou querer ler, com certeza

    beijos
    Kel
    http://www.porumaboaleitura.com.br

    outubro 27, 2014 at 5:02 pm Reply
  • Thaynara Carvalho

    Olá, nunca li nada do autor, mas tem uma série dele que a muito tempo estou paquerando "Garota encontra Garoto". Mas esta que você apresentou parece ser bem mais profundo por trazer um romance homossexual.
    Gostei do enredo, e a forma como você resenhou, me fez ter curiosidade.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    outubro 28, 2014 at 3:26 am Reply
  • P.S.OLIVER

    Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também… acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^ Mais atual não há, então parabéns ^.~

    julho 4, 2015 at 5:10 pm Reply
  • Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.