Livros Resenhas

[Resenha] – Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Desde que comecei a ler as primeiras resenhas de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, fiquei hiper ansiosa para poder conferir a história com mais detalhes. Então, assim que recebi meu exemplar comecei a leitura sem medo de ser feliz – e foi uma das melhores decisões que tomei em 2014.

O livro nos conta a história de Dante e Ari, dois garotos que possuem muito em comum e que, juntos, acabam descobrindo o sentido de inúmeras coisas. Por serem descendentes de mexicanos vivendo em um Texas totalmente diferente dos dias de hoje (década de 1980), Ari e Dante tornam-se uma espécie de refugio um para o outro, e a amizade deles acaba crescendo mais e mais.

Ari sempre fora muito solitário, sempre questionou a família sobre diversos assuntos e espera que, um dia, todas suas perguntas sejam respondidas. Por ser um pouco diferente dos garotos de sua idade, Ari acaba fechando-se em seu mundo e aprende a lidar com grandes problemas de uma forma madura e sem perder a cabeça (bom, pelo menos é o que tenta). Para balancear a história, temos Dante. Um garoto que não aceita muito bem suas origens, mas que é dono de si e tem um relacionamento de muito amor e respeito com a família (mesmo que não fique visível em muitos momentos). Diferente de seu amigo, Dante torna-se fiel aos seus ideais e não dá muita importância para a opinião alheia. Ele se aceita e isso é muito bonito.

A narrativa é feita sob a visão de Aristóteles e em vários momentos fiquei com o coração nas mãos me perguntando o que será que Dante estaria pensando sobre o assunto. Tudo no livro é muito simplório e natural. Os acontecimentos seguem uma linha tênue, que acompanha o sincronismo de toda obra.

Os detalhes sobre cada ação são passados de uma forma singular para o leitor; Tudo é despejado na medida certa, o que instiga a imaginação de quem está lendo, fazendo com que o leitor-expectador torne-se parte da história de uma hora para outra.

Não posso negar que o livro me chocou em inúmeros momentos. O verão de 1987 realmente ficou marcado em mim, principalmente porque consegui, ao lado de Ari e Dante, descobrir alguns segredos do Universo (e, cá entre nós, também fiz parte do universo particular deles ♥). Embalados n’uma trilha sonora de tirar o folego, os dois adolescentes acabam percebendo que o bem estar está nas coisas simples da vida.

Durante a leitura, pude acompanhar o amadurecimento dos personagens, a conquista dos seus sonhos, seus medos, os dramas vividos dentro de casa e o verdadeiro valor de uma amizade. No entanto, apesar de ser uma incrível história escrita de uma forma um tanto quanto poética, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo me fez sentir diversas emoções, entre elas tristeza, raiva e felicidade. O que cada um dos protagonistas teve que viver foi realmente diferente de tudo o que já li. Mas calma, não digo no sentido ruim da coisa. Foi algo diferente da minha zona de conforto.

Acredito que tudo isso aconteceu por ser uma história comovente e totalmente possível de tornar-se real em algum lugar do Mundo. Benjamin Alire Sáenz quebrou paradigmas e bateu de frente contra a luta preconceitual.

Me faltam palavras para descrever quão maravilhoso esse livro é! É uma trama totalmente diferente de tudo o que já li. Enquanto devorava a história, ia trocando figurinhas com o Adriano do GeraçãoLeitura.com e tivemos praticamente as mesmas opiniões sobre os personagens e o desenrolar da história. O final foi surpreendente e o autor está de parabéns por criar dois protagonistas tão reais e verdadeiros. No mais, posso dizer que todos que tiverem oportunidade deveriam ler essa obra tão maravilhosa e entender porque só tenho elogios sobre a história.

Quotes

“Não falar pode deixar alguém muito solitário.” – Página 22
“- Porque quando você decide fazer uma coisa, precisa saber exatamente o que está fazendo.” – Página  58
“Então passei a me chamar Ari.
Se tirasse uma letra, meu nome seria Ar.
Achava que devia ser ótimo ser o ar
Eu poderia ser alguma coisa e nada ao mesmo tempo. Ser necessário e invisível. Todos precisariam de mim e ninguém conseguiria me ver.” – Página 98
“Gostava de ouvi-lo rir; fazia as coisas parecerem normais. Parte de mim pensava que as coisas nunca mais seriam normais.” – Página 144

Editora: Editora Seguinte

ISBN: 9788565765350

Autor(es): Benjamin Alire Sáenz

Páginas: 392 páginas

Ano: 2014

Skoob | Orelha de Livro

 

* Livro cedido para resenha pela editora.

Posts relacionados

27 comentários

  • Reply
    Bárbara Prince
    novembro 17, 2014 at 1:08 pm

    Esse livro é maravilhoso! <3 Eu concordo que é muito diferente, e acho que o livro é culpado pelas minhas altas expectativas em relação a outros YA. Foi um dos meus favoritos em 2014! Um dos aspectos de que mais gosto é o relacionamento entre os protagonistas e seus pais, que é tão amoroso e compreensivo dos dois lados, algo tão raro de ver em histórias sobre adolescentes.
    http://www.blogsemserifa.com

  • Reply
    Luan Sampaio
    novembro 17, 2014 at 4:46 pm

    Cássiaaa ♥ Que saudade de comentar aqui!
    Fiquei um tempinho ''desativado'' do blog por alguns problemas que ocorreram aqui e a falta de tempo. Como você já tinha me falado a respeito desse livro e com essa resenha maravilhosa, claro, que já me interessei haha. Eu fiquei apaixonado por essa capa, muuuuuita gente já me falou que é maravilindo e lindo esse livro (rs) e também foram um dos seus favoritos, eu adorei bastante a premissa, entre amizades, relacionamentos e descobrimentos♥ Nunca li nada com esse determinado assunto mas já me apaixonei por ele, ao ler as suas palavras. Espero ler logoooo, logoooo!!
    Ps: Essas quotes que tu colocou realmente foi apaixonante, viu?!

    Beeeijosss!!

  • Reply
    Rízia Castro
    novembro 17, 2014 at 4:55 pm

    Apesar da curiosidade, não consigo sentir vontade de ler esse livro.
    Vejo resenhas exatamente como a sua, com um misto incrível de emoções, mas não consigo.
    Mesmo assim, amei a dica =)
    Beijinhos
    Rizia – Livroterapias

  • Reply
    Roberta
    novembro 17, 2014 at 10:14 pm

    Oi amiga linda <3

    Esse livro é tão lindo! Estava ansiosa pela sua resenha! Fiquei tão feliz quando entrei hoje e vi que tinha postado <3 Quero muito ler esse livro. Sério. E essas quotes? Ai meu Deus <3 <3 Dica anotada!!!

    Beijos, Rob

  • Reply
    Zilandra Batista Rodrigues
    novembro 17, 2014 at 10:26 pm

    Oi tudo bom?
    achei a leitura bem interessante
    e sua rsenha vc abordou pontos que nos deixam ainda mais curiosas para ler,muito mais instigante…
    amo historias com esse mix de emoções…
    adoro
    arrasou
    gosto de leituras que os personagens vao mudando e amadurecendo
    BJSSS
    http://WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

  • Reply
    Pedro Silva
    novembro 18, 2014 at 1:10 am

    Olá, moça

    Que resenha, e que livro, promete ser uma leitura fascinante. Eu adoro livros assim que mostra o crescimento dos personagens e que nos chocam com coisas jamais vistas, além de nos causar várias sensações ao decorrer da leitura.
    Sua resenha está ótima, e espero ler esse livro o mais breve possível.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

  • Reply
    Babi Bernardo
    novembro 18, 2014 at 11:04 am

    Confesso que não conhecia a obra, mas de cara o título e os nomes dos personagens chamaram minha atenção 🙂
    A sua resenha ficou muito instigante!
    Bjs

  • Reply
    Giulia Ladislau
    novembro 18, 2014 at 11:14 am

    Eu sou louca pra ler esse porque já ouvi e li vários comentários positivos, todos com a mesma opinião de que é um livro tocante e sensível, cujos personagens marcam nossa vida literária e nos levam a grandes reflexões. Meu único receio é que nunca li nada com a temática homossexual, não sei como vou absorver a história, já que tenho uma crença que não concorda com isso. De toda forma, ainda vou me aventurar a descobrir os segredos do universo um dia, até porque como não querer ler algo com personagens de nomes tão peculiares? Você reforçou minha vontade, e espero saciá-la em breve.
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  • Reply
    Paty Souza
    novembro 18, 2014 at 11:17 am

    Oi Cássia.
    Gosto de enredos que oferecem uma proposta diferente, então esse livro já chamou minha atenção, e pelo visto ele trás um grande reflexão.
    Esses dois últimos quotes passam a ideia de que o livro traz uma história emocionante e intensa.
    Não posse deixar de comentar sobre essa capa, combinação de cores perfeita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

  • Reply
    Nilda de Souza
    novembro 18, 2014 at 10:13 pm

    Sua resenha me fez lembrar das minhas aulas de introdução à filosofia. Essa questão de querer saber as respostas para tudo, descobrir o segredo no universo acho que tudo tem muito a ver com os princípios filosóficos. Interessante que a ter os nomes dos personagens remetem a isso, os gregos. Bom, eu não conheço o livro. Talvez tenha viajado. De qualquer forma, parece ser muito interessante a história. Beijos!

  • Reply
    Ana Paula Lima Miranda
    novembro 19, 2014 at 12:26 am

    Oiii,

    Sempre vejo resenhas sobre esse livro e me apaixonei por ele, pela forma apaixonada que todos os leitores falam dele. O que eu mais gosto nisso é o fato de que as resenhas que eu vejo, são de pessoas com estilos diferentes e com uma opinião bem parecida. Acho um maximo isso.
    Gostei da forma como você se sentiu parte da história, sempre procuro isso nos livros que leio. E adorei o fato de vc dividir figurinhas com o Adriano, adoro o blog dele. As vezes sinto falta de alguém para dividir os livros assim 😀
    Quero ler o mais rápido possivel, vou colocar na minha lista de amigo secreto :p
    Obrigada pela resenha!!

    Beijinhos,
    http://www.entrechocolatesemusicas.com

  • Reply
    Livros Encantos
    novembro 19, 2014 at 12:01 pm

    Cassia lindona não tem leitura melhor do que aquela que sentimos todas as emoções dos personagens ali junto com eles , e lendo sua resenha percebi que esteve ali junto em cada emoção e amo livros assim, quando a autora chega aos leitores repleto de emoções, Quero também descobri o segredo do Universo. Já está em minha lista . beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

  • Reply
    Giselly karla -Livros, Séries & Citações
    novembro 19, 2014 at 1:53 pm

    É, eu realmente tenho que descobri o motivo de tantos elogios que você deu a essa obra, sua resenha tá maravilhosa, falou super bem do enredo, a historia deve ser linda e comovente mesmo, adorei a capa, e acho que vou gosta da proposta do livro, obrigado pela dica e já está adicionada a minha lista.

  • Reply
    Sammysam Rosa
    novembro 19, 2014 at 2:38 pm

    Eis um livro que é bem falado na blogosfera. Tenho vontade de lê-lo e saber se vou me emocionar tanto, pois só pelo que li aqui, fiquei comovida! Linda resenha, espero gastar da leitura tanto quando você.

    Beijos.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com

  • Reply
    Geração Leitura
    novembro 19, 2014 at 3:49 pm

    Que resenha linda! Que livro lindo! Que blogueira linda! Que dia lindo para ser mencionado numa resenha tão perfeita!
    Cara, quando o assunto é este livro meu coração se descompassa no peito e eu morro de amores. Fiquei muito contente quando vi que você o leria. Este livro foi muito importante pra mim, no sentido de me identificar com várias passagens do Ari e em vários momentos do Dante. Eu fui sugado pela vida deles naquele verão e também compartilhei do universo particular deles. A forma como o autor conduziu o amor, de uma forma tão sublime e poética, como se a beleza daquilo tudo fosse a naturalidade. Morro de amores por este livro e por todas as quatorze vezes que lágrimas rolaram por meu rosto. Me senti com muita raiva em várias partes, sorri bobamente em várias outras e amei. Ler sua resenha encheu meu coração de saudade e eu já fiquei com uma linda vontade de relê-lo. O Benjamin é foda e espero que publique mais livros para agraciar minh'alma. Sua resenha está linda, Cá <3

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

  • Reply
    Fernanda Bizerra
    novembro 19, 2014 at 5:15 pm

    Oi, Cássia.

    Menina, não sabia que o livro era isso tudo.
    Já muitas vezes ele por ai e fico bem curiosa. Gostei de saber que é um livro sensível e apaixonante. Já li algumas coisas com o tema sexualismo por isso para mim penso que será bem tranquilo

    Beijos

  • Reply
    Rafaella Lima
    novembro 20, 2014 at 5:53 pm

    Oi Cássia, tudo bem? Nossa, desde que eu li a resenha do Adriano eu fiquei com vontade de ler, e a sua só aumentou essa vontade. Gosto de livros que vem para quebrar os preconceitos, e essa parece ser uma história simplesmente doce. Achei bem interessante ter sido uma experiência totalmente diferente para você e mesmo assim maravilhosa, e nossa, realmente quando o livro é em primeira pessoa e só há um ponto de vista, dá uma angústia em saber o que a outra esta pensando.

    Linda resenha!! *-*

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

  • Reply
    Dreeh Leal
    novembro 21, 2014 at 1:12 am

    Cassia sou mega curiosa para ler esse livro. Realmente as criticas são muito positivas e sempre ressaltando a sensibilidade com o qual a história foi construída. Eu pensava que o livro era narrado pelos dois personagens e essa descoberta quebrou um pouquinho o meu coração Blog Mais que Livros

  • Reply
    Diana Canaverde
    novembro 22, 2014 at 12:49 am

    Oi cássia, tudo bem??
    Adorei a sua resenha… ouço somente elogios a esse livro… não sei se eu o leria… mas confesso que fiquei super curiosa… acho que já li o livro inteiro com tantas resenhas que já li dele e sempre em cada uma tem um detalhe diferente que chama muito a minha atenção… eu já tenho ele inclusive em minha lista interminável… talvez um dia eu consiga ler… mas adorei ver a sua perspectiva da história…Xero!!!!

  • Reply
    Ju
    novembro 22, 2014 at 12:53 am

    Não sabia que a história se passava na década de 1980, adorei essa notícia! Só uma coisa que você disse na resenha me deixou com um pouco de receio de ler: o fato de a narrativa ser um tanto quanto poética. Narrativas assim normalmente me incomodam. Mas acredito que vou acabar lendo, todo mundo elogia e comenta das emoções que o livro provoca.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

  • Reply
    Mayla Henrique
    novembro 22, 2014 at 12:57 am

    Oi Cássia,

    Bom eu já li várias resenhas desse livro, e cada vez mais fico curiosa pra conhecer a historia, ainda não sei o que vou esperar do livro, mas com essa capa e tantas resenhas positivas, só posso esperar coisa boa!

    Mayla

  • Reply
    Cila - Leitora Voraz
    novembro 22, 2014 at 1:03 am

    Oi Cássia, sua linda, tudo bem???
    "Todos precisariam de mim e ninguém conseguiria me ver", essa frase me tocou muito e fiquei pensando o que ele quis dizer com isso. A necessidade de sentir útil para alguém, ou amado. E a vontade de ser invisível, fuga. Como ainda não li o livro, posso ter me enganado, mas qualquer que seja o significado, é triste mesmo assim e acho que deve doer muito nele. Você e o Adriano foram tão sensíveis em suas resenhas, que é impossível não querer ler o livro. parece ser uma linda história que tem muito a nos ensinar e emocionar.
    Adorei a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Reply
    Simeia Silva
    novembro 25, 2014 at 12:56 pm

    Já estava sentindo falta do seu blog <3 …sua resenha como sempre ficou magnífica, a capa desse livro é linda demais, muito fofa.
    Anotei a dica aqui, quero ele pra ontem, espero que eu ainda consiga lê-lo esse ano.

    bjs

  • Reply
    Antonio Henrique Henrique
    dezembro 1, 2014 at 11:45 pm

    Oi Cássia,
    ótima resenha que me deixou super interessado em ler este livro com um nome enorme. hehehehe. fico imaginando sobre esses segredos do universo.
    bjs

    Antonio Henrique
    http://www.navioerrante.blogspot.com.br

  • Reply
    Elisa
    janeiro 22, 2015 at 10:27 pm

    Esse livro foi um dos melhores que li em 2014 e, a sua resenha, uma das melhores que li sobre ele ♥ Os personagens são maravilhosos, o enredo flui com uma enorme naturalidade e o único problema do fim é que a gente não possa mergulhar naquele universo para ficar com eles para sempre. Estou na maior ansiedade por um novo lançamento do Benjamin.

    The Fat Unicorn

  • Reply
    [Resenha] – Simon vs. a agenda Homo Sapiens ◂ Procurei em Sonhos
    março 1, 2016 at 11:51 am

    […] ou qualquer resenha perdida pela internet. Apenas li alguns comentários de comparações com Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, e como gostei muito da leitura desse livro, resolvi me aventurar no novo lançamento da Editora […]

  • Reply
    Eu li: E se tocássemos o céu? – Procurei em Sonhos
    dezembro 28, 2019 at 1:59 pm

    […] e me marcou. Quando finalizei a história, me lembrei dos livros Simon vs. a agenda Homo Sapiens e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo e meu coração ficou em festa. Desejo todo sucesso para o Léo nessa nova fase […]

Escrever um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.