Pra menina com coração rebelde

Laranja Lima: Minha papelaria online preferida

Casamento, vida nova e blog novo!

[Resenha] – Baía da esperança

baiadasperancagrande

Após finalizar o livro Um mais um, resolvi arriscar e realizar a leitura de mais um livro da Jojo, com a esperança de que todo aquele sentimento que senti em Como eu era antes de você voltasse. E a cada nova página de Baía da esperança, meu coração se enchia de afeto e eu me apegava mais e mais aos personagens.

É complicado falar dessa obra, porque ela não aborda somente a história de personagem X ou Y, e sim de vários personagens, transformando a história em um mar de emoções. No entanto, o foco principal do livro é a história de Liza e sua filha, Hannah. As duas moram em Silver Bay no hotel de Kathleen (tia), e guardam cicatrizes de um passado triste, cujo detalhes são revelados durante o decorrer da trama. Apesar disso, as três levam uma vida tranquila no hotel Baía da esperança, até a chegada de Mike. Vindo de Londres, a única missão de Mike em Silver Bay era explorar e conhecer o lugar em busca de um local para a construção de um luxoso hotel. No entanto, durante sua estadia no hotel Baía da esperança, Mike começou a fazer parte da rotina de Liza, Hannah, o que resultou em inúmeros dilemas pessoais, principalmente a dúvida sobre se era certo o que ele estava fazendo – planejar a construção de um novo hotel, tirando a tranquilidade dos moradores da cidade.

O livro é narrado sob a perspectiva de vários personagens, mas confesso que os capítulos narrados por Kathleen e Hannah foram os que eu mais gostei. Kathleen era a personagem mais velha da obra, enquanto Hannah era a mais nova. E as duas me passaram muita tranquilidade, e uma paz de espirito muito boa. Apesar de eu ter me apegado mais à essas duas personagens, a história de Liza foi algo que me emocionou muito, e a maneira como os observadores de baleias enfrentaram os problemas relacionados à construção do novo hotel foi bem bacana – aqui temos um ótimo exemplo de trabalho em equipe.

“Observe o mar por tempo suficiente, seus humores e suas exaltações, suas belezas e seus terrores, e você terá todas as histórias de que precisa, de amor e perigo e daquilo que a vida nos traz em suas redes. E do fato de que às vezes não somos nós que estamos no leme, e não podemos fazer mais do que confiar em que tudo vai dar certo.”

 Quase toda a história se passa em Silver Bay (Austrália), e a maneira como Jojo explorou cada elemento relacionado a baía, marinheiros, baleias (e animais marítimos como um todo), a paisagem do lugar e até mesmo a personalidade de cada personagem, foi um algo a mais que me fez tirar o chapéu para a autora. Todo esse cenário foi essencial para o desenrolar de várias histórias de amor. Em Baía da esperança podemos vivenciar o passado dos personagens, e sonhar ao lado deles em busca de respostas a diversos sentimentos e ideais.

Durante a leitura dessa obra, eu sorri e chorei; eu pensei em como as minhas atitudes poderiam mudar (de certa forma) o mundo e o meio ambiente, e fiquei demasiadamente feliz por saber que ainda existem pessoas boas no mundo. Pois é, amigos… Baía da esperança reacendeu a chama de Jojo Moyes em meu coração. Estou recomendando esse livro para todo mundo que eu conheço.


 Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580578737

Autor(es): Jojo Moyes

Páginas: 301 páginas

Ano: 2016

Adicione no Skoob

* Livro cedido para resenha pela Editora.

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Carolina Garcia

    Olá, Cássia!

    Eu adorei sua resenha! <3
    Por enquanto só li Como eu era antes de você da Jojo e sinto esse amor que você narrou. Fico muito feliz em saber que Baía da Esperança mantém a chama acesa e já irei adicioná-lo na minha lista de desejados! 😉

    Espero que a gente ainda possa se apaixonar pelos outros títulos da autora. *-*

    Bjs

    responder
  • Beatriz Andrade

    Que livro lindo. Eu ainda não o conhecia e só a capa dele já me deixou apaixonada. Depois da sua resenha, então!!! gostei bastante da premissa do livro e fiquei interessada na leitura

    responder
  • Ana Luiza Ferreira

    Oi Cássia,

    todo mundo está apaixonado por essa autora, mas não sei, as obras dela não me chamam tanta atenção assim… Fico feliz que o livro tenha te tocado tanto, e até feito refletir, entretanto, acho que não estou no momento certo para ler essa ou qualquer obra da Jojo…

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    responder
    • Cássia Vicentin

      Ai puxa, que pena que a Jojo não te cativou ainda 🙁 Mas tenho certeza de que, quando você ler alguma obra dela, você vai adorar!

      Beijos :*

      responder
  • Morgana Brunner

    Oii, tudo bem?
    Realmente esse é um dos únicos livros da Jojo que tenho vontade de ler, além disso achei a trama bem interessante e sua resenha ficou incrível mesmo <3 so aumentou minha curiosidade e vontade, essa capa está impecável também.
    Beijão

    responder
  • yasnaya

    Amo Jojo por conta de Como Eu Era Antes de Você por que né… Quero nem lembrar.
    Quero muito os outros dela, incluindo esse.
    Sua resenha já me fez imaginar o lugar, parece uma história diferente das que já li, pelo tema ser relacionado a meio ambiente, ahhh e Austrália ♥ Seria meu sonho?
    Já vou deixar na minha lista de querências rs

    responder
  • Déborah Araújo

    Cássia, nunca li nada da Jojo e confesso que o burburinho ao redor dela por causa do filme me deixa com o pé atrás para ler algo dela.
    Mas a história parece ser muito boa e gosto muito dessa pegada de vários personagens narrando e mostrando seu ponto de visto.
    É provável que eu goste da leitura.

    Lisossomos

    responder
  • Nathalia Simião

    Oi florzinha!
    Você me transmitiu uma sensação tão boa com sua resenha! Achei interessante essa situação dos moradores com a chegada de um possível novo hotel, acho que isso dá ares de humanidade a história, me passa uma sensação de problema da vida real sabe. Fiquei bem curiosa com a história dessas três mulheres, principalmente quero descobrir por que a história de Lisa te emocionou.
    Se tudo der certo vou pegar este livro numa troca e espero gostar tanto quanto você!
    Beijo ♥

    responder
  • Sammy

    Vejo bastante elogios as obras da Jo Jo e confesso que tenho uma enorme curiosidade, gosto de enredos assim, que comovem o leitor de forma espetacular, fazendo com que a história transpasse as páginas, tenho uma obra dela na estante, somente me esperando para ler, tenho esperanças de gostar e sentir essa emoção tão plena que você descreveu na resenha, Baia da Esperança me cativou, mas ainda torço o nariz com essa história de multiplos narradores, sinceramente, não gosto, mas com seus elogios, vou sim apostar na leitura!

    responder
  • Silviane

    Ooi! Eu não tinha muita ideia da história desse livro mas não curti tanto assim. Até gosto da escrita da Jojo, mas acho que me incomodaria um pouco tantos personagens narrando a obra mesmo que tenha ficado bacana na história contada.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    responder
  • Karla Samira

    Olá! Eu adoro a escrita da Jojo e a forma como ela divide os capítulos, que geralmente alternam entre dois ou mais personagens da história. Esse é um dos livros dela que ainda não li, mas pela capa e pelas resenhas que tenho lido, com certeza vou gostar da história, que me parece muito forte. Amei a ideia desse cenário de mar, que envolve os animais marítimos. Vou ler em breve.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    responder